É possível uma pessoa se tornar introvertida depois de algum trauma ?

30 respostas
É possível uma pessoa se tornar introvertida depois de algum trauma ?
É possível sim, mas não é regra. Busque um psicólogo para que essa pessoa possa se abrir com ele e receber a ajuda adequada

Após um trauma, é possível que a pessoa fique mais introvertida, pois em vezes é uma maneira de defesa ou de lidar com isso, mas depende de cada pessoa, não é regra. Para lidar melhor com isso, é importante iniciar o processo de psicoterapia, pois nesse processo a pessoa aprende a lidar com o trauma e consequentemente melhorar suas relações interpessoais.
Olá!
Mudanças de comportamento podem ocorrer diante de um trauma vivenciado em qualquer fase do desenvolvimento. Seria necessário atentar-se para o tipo do trauma, o histórico de vida dessa pessoa, os fatores precipitantes e desencadeadores para assim fazer uma anamnese deste paciente. Seria aconselhável contatar um psicólogo para fazer uma avaliação inicial para que esta pessoa possa relatar sobre o trauma por ela vivenciado.
É possível, mas não é uma certeza. As pessoas reagem de forma diferente frente a diversas situações de vida. O ideal seria procurar ajuda profissional para controlar esse sintoma
Boa tarde!
É possível sim! Procure um psicólogo pra maior esclarecimentos.
Cada pessoa lida de uma forma com alguma situação traumática.
Ter alguma mudança no comportamento habitual costuma ser possível sim, mas o importante é que busque ajuda profissional para entender melhor o que está se passando, para que isso não gere maiores sofrimentos e prejuízos na sua vida.

Estou a disposição.
Att,
Caroline (psicóloga, especialista em psicopatologia/RJ)
Olá! Após um trauma é válido procurar ajuda psicoterapêutica para compreensão do mesmo e consequente impacto em sua vida. Compreendendo a si mesmo, é possível a compreensão da relação direta ou não com a introversão significativa e surgida no pós trauma. Espero ter ajudado. Abço.
Sim, e esse pode ser um dos sintomas indicativos.
O Transtorno de Estresse Pós-Traumático é uma derivação do Transtorno de Ansiedade e envolve um evento traumático onde o sujeito esteve em contato com um fato muito estressante que o fez chegar ao seu limite emocional. Esses eventos envolvem uma situações de risco de vida, assim, como em guerras, catástrofes naturais e outros episódios de violência. E, para algumas pessoas, estas lembranças são tão dolorosas que deixam sequelas significativas que impedem o seu funcionamento pleno. Dentre os sintomas, observamos o reavivamento da situação traumática através de sonhos e lembranças repetitivas, flashbacks (reexperiência traumática); a hipervigilância, taquicardia, comportamentos agressivos (hiperexcitabilidade psíquica) e o isolamento e medo em entrar em contato com fatores que podem despertar vivências do trauma (esquiva e isolamento social). Nesses casos é importante buscar o auxílio de um profissional especializado, sendo importante o tratamento medicamentoso associado a psicoterapia.
Olá, cada um vivência o trauma de uma forma muito individual, utilizando seus mecanismos de defesa e pode sim, resultar em se tornar introvertido.
O ideal seria passar por um acompanhamento psicológico, para uma avaliação mais adequada e para desenvolver uma melhor qualidade de vida.
Olá! Sim, é possível uma pessoa ficar mais introvertida após um trauma e vai depender também de como ela e as pessoas que estão à sua falta vão lidar com a situação.
Caso essa introversão esteja interferindo nos relacionamentos e na rotina oriento que procure um psicólogo para avaliação e tratamento, se necessário. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição. Um abraço
Após um trauma, pode sim ocorrer um certo temor de vivenciar novamente um experiência que nos afete, o importante é entrar em conta com o que está acontecendo e é muito valido a procura de um psicólogo que possa te ajudar a compreender melhor seus sentimento
Boa sorte!
Dependendo da idade no momento do trauma e da gravidade do mesmo, a pessoa pode desenvolver uma ampla gama de defesas (conscientes e inconscientes). Quanto mais precoce, grave e contínuo, pior o prognóstico. Mas a boa notícia é que existe tratamento especializado para trauma, como o EMDR e Brainspotting que podem ajudar muito! Procure um profissional que consiga reprocessar o evento traumático e cuide-se!
Olá. É possível, sim. Não temos a possibilidade de saber até que ponto o que você chama de trauma foi responsável por tal introversão. Além disso, a introversão, em si, não é algo negativo ou sinal de um transtorno, ao menos que ela traga um prejuízo social ou incômodo ao sujeito. De qualquer forma vale procurar um profissional de saúde mental para tirar tais dúvidas e averiguar tal questão com mais atenção, um abraço.
Introversão é uma característica da pessoa e não pode ser adquirida. O que você está querendo dizer é que, após a vivência traumática, seu comportamento de esquiva se estabeleceu e você ficou mais arredio e se protegendo de situações que se parecem, mesmo de forma longínqua, àquela que você passou um dia.
O que você tem que superar é a situação pela qual passou e o que despertou em você. Mas principalmente enfrentar o que lhe traz recolhimento, desenvolvendo pensamentos positivos que ajudam você a acreditar que você pode enfrentar qualquer situação.
Mas essa mudança só é possível através da ajuda de um psicólogo. Procure um, será bom para você.
A introversão é uma resposta natural a uma situação de dificuldade. Não apenas ao que pode ser chamado de trauma mas especialmente ao que pode ser classificado como trauma. No início do século XX, ao notar os jovens soldados voltarem das guerras, vários estudiosos pontuaram este fenômeno. Walter Benjamin, por exemplo, notou aí uma perda da capacidade de narrativa, conectada com a dificuldade de compartilhar as experiências. Outro exemplo é o do psiquiatra Carl Gustav Jung, que não apenas teorizou que a introversão é uma das tendências naturais da personalidade (em oposição à extroversão), mas ele próprio durante vários momentos da sua vida sentiu a necessidade de "refugiar-se em si" para propriamente poder confrontar-se objetivamente, criativa e teoricamente com as forças do inconsciente. Cabe dizer que nesta experiência Jung foi muito metódico e não apenas mergulhava em si, mas produzia (arte e ciência) e estudava (especialmente símbolos, mitos e religiões, mas também arte e ciência). Apesar disso, caso esteja experenciando uma dificuldade de lidar com a realidade, com eventos da sua vida, busque suporte social e ajuda especializada. A empatia que é possível extrair destas relações é extremamente benéfica. Caso a dificuldade esteja em outra pessoa, procure atuar neste sentido.
Sim, é possível. Um trauma pode originar mudanças de pensamentos e comportamentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo. Nesse caso é necessária a intervenção psicológica e psiquiátrica para ajudar a pessoa a voltar a ter qualidade de vida.
Sim. Importante observar qual foi o dano que o evento causou, talvez seja importante um processo terapêutico para avaliar quais foram os bloqueios que por ventura tenha sofrido.
É possível sim, de maneira geral um trauma pode ocasionar mudanças na forma com que a pessoa lida consigo mesma, com os outros, ou com o mundo de forma geral. Inibições ou outros sintomas podem ser uma maneira de tentar lidar com a situação traumática ocorrida. No entanto, é importante ressaltar o quanto isso se dá de forma muito particular com cada um. Deve-se tentar entender a particularidade do caso e sua história, além do trauma em si e de seus possíveis efeitos. A procura de um profissional adequado pode auxiliar nesse processo de remissão de sintomas, de descoberta e autoconhecimento.
Olá,

Os transtornos relacionados a trauma podem envolver queixas relacionadas a ansiedade, depressão, paranoia, uso de substâncias e isolamento social/sintomas evitativos. Estes últimos podem ser confundidos com a introversão que você citou.

Sugiro procurar uma avaliação psicológica criteriosa para o diagnóstico e tratamento da condição!
Olá! É possível sim. Mas antes de qualquer observação, o ideal é que seja feito um acompanhamento psicológico para investigar essa questão com mais atenção e, consequentemente, melhorar as relações interpessoais. Uma intervenção adequada te ajudará a restabelecer sua rotina e ter mais qualidade de vida. Cuide-se bem!
Olá, boa tarde. Após a ocorrência de um trauma é possível sim ter uma mudança no humor. Seria interessante buscar ajuda de um profissional para identificar quais as principais mudanças que estão interferindo de forma significativa na sua vida. Espero ter ajudado.
É possível que dependendo do trauma a pessoa se feche mais pro mundo até como forma de defesa. Uma ajuda de um profissional da psicologia poderá ser bom para que essa pessoa não tenha prejuízos em sua vida.
Olá! Pode-se dizer que uma vivência negativa que se relaciona com os nossos sentimentos, pensamentos e emoções dá origem ao trauma emocional. Nesse sentido, ele é caracterizado como a consequência de um mal-estar ou dano emocional, que surgiu em uma determinada situação, ficando marcado na memória. A partir desse momento, a experiência traumática pode se instalar. Assim, o indivíduo apresenta certa tendência a desenvolver comportamentos introvertidos, introspectivos, como a timidez, talvez para se proteger da situação ameaçadora que aconteceu. Procure ajuda de um Psicólogo, com um acompanhamento psicológico poderá ter melhor qualidade de vida. Será um prazer te ajudar. Fico à disposição! Abraço!
Sim, é possível, também é possível, se isso for um problema, o tratamento desta introversão. Esse sintoma pode estar relacionado ao estresse pós traumático, porém não há como fazer diagnóstico pela internet, a boa notícia, e que existe tratamento para que você consiga viver de uma maneira mais autônoma.
Sim é possível. Um dos sintomas após o trauma pode ser afastar-se de qualquer estímulo que possa desencadear o ciclo das lembranças traumáticas e também a diminuição do interesse por coisas que anteriormente eram prazerosas. Mas não é possível fazer um diagnóstico apenas por este relato. Sugiro que procure ajuda psicológica. O tratamento para estes casos tem efeitos muito significativos! Fique bem.
Olá, e possível sim. Traumas psicológicos são respostas emocionais para eventos estressantes que as pessoas não conseguem administrar. O desgaste emocional e psicológico é tamanho que elas perdem noção da realidade e de si mesmas.Embora existam determinados eventos que são considerados traumáticos, como acidentes ou assaltos, uma pessoa pode desenvolver um trauma em resposta a qualquer situação considerada física ou emocionalmente ameaçadora.

Os traumas diminuem consideravelmente o aproveitamento da vida das pessoas traumatizadas e podem levar ao surgimento de condições psicológicas severas, como estresse pós-traumático e depressão profunda.O acompanhamento psicológico é indispensável para a pessoa traumatizada ressignificar o acontecimento e recuperar a vontade de viver novas experiências.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá!

Absolutamente, sim.
Por sinal, trata-se de um sintoma muito frequente para pessoas que enfrentaram alguma situação marcadamente traumática.
É possível perceber, muitas das vezes, inclusive, prejuízos em várias áreas da vida que não diretamente relacionadas ao episódio traumático, como, por exemplo: vida afetiva, social, profissional...

É altamente recomendável que procure por suporte psicológico para poder melhor elaborar o evento e reencontrar a autoconfiança necessária para poder viver uma vida mais realizadora e satisfatória.

Estou à disposição.
Que tudo possa correr bem.
Abraços!
Sim, é possível que uma pessoa se torne introvertida após um trauma. Traumas podem ter um impacto significativo na personalidade e no comportamento de uma pessoa. Quando uma pessoa passa por um evento traumático, como abuso, violência, acidente grave ou perda significativa, ela pode experimentar uma série de emoções intensas, como medo, ansiedade e tristeza, o que pode levar uma pessoa a se afastar de relacionamentos sociais e preferir passar tempo sozinha. É importante notar que nem todas as pessoas que passam por um trauma se tornam introvertidas, e cada indivíduo pode responder de maneira diferente. Algumas pessoas podem buscar apoio social e aumentar sua interação com os outros como uma forma de lidar com o trauma, enquanto outras podem se tornar introvertidas temporariamente ou permanentemente como resultado das experiências vivenciadas.
Sim, é possível que um trauma vivenciado por uma pessoa contribua para que ela se torne mais introvertida. Traumas podem afetar a forma como uma pessoa se relaciona com os outros e com o mundo ao seu redor. Alguns indivíduos podem se retrair socialmente como uma forma de proteção, buscando evitar situações que possam desencadear lembranças dolorosas ou aumentar sua vulnerabilidade emocional. É importante respeitar o tempo e as necessidades dessa pessoa, oferecer um ambiente seguro e, se necessário, buscar o suporte de um profissional para auxiliar na superação do trauma e no desenvolvimento de estratégias para lidar com a introversão.
Sim.