Olá, tenho 17 anos e tenho escoliose leve, tende a piorar ?

4 respostas
Olá, tenho 17 anos e tenho escoliose leve, tende a piorar ?
A tendencia é haver estabilização do ângulo da escoliose entre 18-21 anos, mas precisa fazer acompanhamento médico com verificação semestral e tratamento fisioterápico pra correção postural e alívio de dor.
att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Depende do diagnóstico etiológico da escoliose. Existem as escolioses associadas a síndromes e existem as escolioses chamadas idiopáticas (sem causa definida, que acredito ser a sua). A escoliose idiopática de baixo valor angular tende a ficar estável após a fase de estirão do crescimento (que ocorre em meninas geralmente entre 10 e 13 anos e em meninos entre 12 e 15 anos). O acompanhamento poderá ser anual ou até mais espaçado a depender de alguns fatores como idade, valor angular da curva, maturidade óssea, etc. Não deixe de fazer uma avaliação no consultório para que seja maiores orientações diante de informações adicionais que poderão ser fornecidas na avaliação.
A escoliose pode aumentar até o final da fase de crescimento. Independente de aumentar ou não, cuide da sua postura sempre! Se te causa dor ou se te incomoda esteticamente procure fisioterapia e principalmente RPG, que tem resultados ótimos.
A maioria das escolioses é idiopática, ou seja, não possui causa conhecida, sendo muito comum nos adolescentes. Nenhum estudo até hoje descobriu como, e porque a escoliose se desenvolve. faltam estudos para ligá-la a má postura, mas, a postura sem sombra de dúvidas, pode agravá-la. A atenção dos pais com os filhos com a escoliose, é com a fase de crescimento mais rápido, na adolescência, entre o 10, 11 e/ou 12 anos de idade para as meninas, ou 11 e 16 para os meninos. É importante avaliar o paciente para descobrir a origem desse desalinhamento, e se ele vem acompanhado ou não de dores nos músculos e articulações. As dores musculoesqueléticas podem agravar a escoliose, piorando assim, consideravelmente a postura (alinhamento). Se a escoliose não for tratada e acompanhada adequadamente por um profissional adequado, ela pode evoluir com o aumento de outras cuvas do corpo (da coluna), como, por exemplo, a cifose (corcunda) e a hiperlordose (coluna baixa). Abraço.

Especialistas

Dejair Xavier Cordeiro

Dejair Xavier Cordeiro

Ortopedista - traumatologista

Vitória

Agendar uma visita
Marynara Alves Gabriel

Marynara Alves Gabriel

Fisioterapeuta

João Pessoa

Victor Dias

Victor Dias

Fisioterapeuta

Juiz de Fora

Sarah Martins

Sarah Martins

Fisioterapeuta

Uberaba

Maria Ligia Eidam

Maria Ligia Eidam

Especialista em medicina física e reabilitação

Maringá

Ricardo Eduardo França

Ricardo Eduardo França

Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 601 perguntas sobre Escoliose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.