Olá! Tenho 22 anos e tenho TDAH. Sempre planejo minha rotina, sei o que tenho que fazer, mas acabo p

22 respostas
Olá! Tenho 22 anos e tenho TDAH. Sempre planejo minha rotina, sei o que tenho que fazer, mas acabo procrastinado, me distraindo muito com jogos eletrônicos, os quais gosto desde criança. Percebo que passo grande parte do tempo divagando sobre estes, em vez de focar em minhas tarefas, o que vem atrapalhando em minha vida acadêmica e pessoal. Devo buscar ajuda profissional ?
Olá, este diagnóstico de TDAH foi realizado por um psiquiatra? Vc está medicado? Independente de qualquer coisa, a psicoterapia vai te ajudar a se conhecer melhor, seus processos internos, suas emoções, hábitos e pensamentos. E ainda, irá te auxiliar na tomada de decisões, no sentido em que estará maia atento à si mesmo. Invista em você e faça terapia. Abraços

Olá. O tratamento para o TDAH em primeira instancia, precisar ser realizado com acompanhamento psiquiátrico e psicológico.

Não é nada fácil lidar com os problemas decorrentes do TDAH, mas com o tratamento correto você irá ficar bem. A terapia cognitivo comportamental é padrão ouro para tratar essa demanda.

Um grande abraço, e espero ter te ajudado um pouquinho.
Olá! Que importante as tuas percepções! Consegue entender o que acontece, mas ainda não tem as atitudes adequadas ao que planeja. São muitas questões envolvidas: se tens o diagnóstico, qual as medidas para administrar os sintomas?; para além do diagnóstico, como decidiu teu curso? quanto gosta da área, etc; e talvez o mais importante, como estás encarando a transição para a vida adulta? Quanto o jogo está sendo uma fuga para assumir tuas responsabilidades?
Estas questões indicam que um tratamento pode te ajudar muito para te encontrar respostas a este momento!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá! Aconselho a busca de um profissional: seja para uma psicoterapia ou para fazer parte de programas de mindfulness/atenção plena que podem lhe ajudar nesses processos. Além disso, as medicações - receitadas pelos psiquiatras - também são úteis nesses casos. Boa sorte!
Olá! Entenda que, a ajuda de um profissional sempre será bem vinda. É como que um apoio, que permite que você fale abertamente com alguém que é objetivo, neutro e sem julgamentos.
Olá, acho que os colegas levantaram questões bem pertinentes, complementaria dizendo o acompanhamento psicológico e psiquiátrico, e indispensável. O diagnostico de TDAH deve ser acompanhado por profissionais.
Como psicologa e TDAH posso te afirmar que é possível conviver com os sintomas e aprender a lidar com eles uma vez você toma consciência de como teu cérebro funciona, ficando mais fácil o manejo. Vejo que você desenvolveu suas próprias ferramentas de organização, o que já é muito importante e positivo. Por tempos os sintomas de TDHA podem se apresentar mais intensos ou menos, depende de como o ambiente interfere no seu equilíbrio emocional, ou seja, como isto te afeta. Psicoterapia é mais uma ferramenta que vc pode adquirir para se conhecer emocionalmente e ter maior controle sobre como lidar diante de diferentes situações de estresse.
O uso de medicação é para aqueles pacientes que atravessam momentos mais agudos do TDHA e o tempo de uso depende de muitos fatores. Acredito pelo que relatou não seja seu caso.
Se vc gostou da resposta pode me procurar, marque uma sessão.

Olá. Sim, um psicólogo pode te ajudar a lidar com seus sintomas, bem como a trabalhar a questão da sua procrastinação, para que consiga ter uma rotina.
Olá, sim seria muito interessante procurar ajuda profissional de um psicólogo, tudo que nos gera angustia e sofrimento deve ser tratado. Cuide-se. Abraço.
Olá, espero que esteja bem. Inicialmente, uma consulta com psiquiatra seria o ideal para se chegar a um diagnóstico preciso e descobrir se necessitaria ou não de uma intervenção farmacológica. Além do tratamento medicamentoso (caso seja necessário), é recomendado abordagens não farmacológicas como psicoterapia. Seria interessante, também, mudanças no estilo de vida, como melhora dos hábitos alimentares, prática regular de exercícios físicos e mentais (procure por exercícios que você goste e que sejam divertidos) e melhora na qualidade do sono.
Bom dia
O diagnostico do TDAH é um diagnóstico clínico e pode ser realizado tanto por um psicólogo quanto um psiquiatra. Por se tratar de uma disfunção neurobiologica hereditária, a medicação vai ajudar a ter mais foco em outras atividades, não somente nos jogos. A psicoterapia vai ajudá-lo através de exercícios focados na impulsividade e na intolerância à frustração.
Olá!
Seria muito importante que você buscasse ajuda profissional sim. Sugiro um psiquiatra, caso você precise usar alguma medicação, e também um psicólogo para fazer terapia, a fim de tratar o comportamento.
Um abraço!
Olá!
Muito importante sua auto percepção. O tratamento do TDAH é realizado com o acompanhamento conjunto de um médico psiquiatra e um psicólogo. Como devido cuidado você poderá ter uma otimização da sua rotina e produção diária. Pode contar comigo!
Olá, seu relato ilustra uma rotina normal, você gosta de jogos e pensa sobre eles. Tem um desafio pelo diagnóstico de TDAH e pelo que eu entendi, estabeleceu uma estratégia de enfrentamento para lidar com a tendência a procrastinação. Mas é sempre importante avaliar frequência e intensidade dos sintomas. Afinal, o quanto divagar e procrastinar está te atrapalhando? Chega a colocar em risco o seu trabalho e vida acadêmica? É possível flexibilizar lazer e responsabilidades por si só? Ou uma ajuda com um profissional pode ser um caminho mais assertivo? O TDAH tem ótima resposta à medicação, o restante dos conflitos é um trabalho feito em terapia.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Olá!! Sim, deve procurar ajuda de um psicologo e havendo necessidade até de um psiquiatra. Com a psicoterapia será possível entender e trabalhar suas maiores dificuldades, reforçar suas potencialidades e ganhar mais qualidade de vida. Abraços.
Sim, o tratamento padrão ouro do TDAH é medicamentoso e terapia cognitivo comportamental ou reabilitaçao neuropsicológica.
A psicanálise pode ajudar a entender as causas subjacentes à procrastinação e aos jogos eletrônicos. Por meio de técnicas como a análise de sonhos, a interpretação de símbolos e a análise de relações, o terapeuta pode ajudar a identificar os sentimentos e as necessidades que estão por trás destes comportamentos. Além disso, o terapeuta pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com a procrastinação e ajudar a encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com os jogos eletrônicos.
Olá, a psicoterapia pode lhe ajudar a lidar melhor com os sintomas que estão trazendo prejuízo, mas caso realmente haja o diagnóstico de TDAH, o acompanhamento psiquiátrico também é muito importante. O trabalho em conjunto dos dois profissionais pode trazer uma melhora bastante significativa na sua qualidade de vida. Tive pacientes com TDAH que viveram a vida toda sem tratamento, e ao começarem com psicólogo + psiquiatra tiveram uma mudança tão grande que se assustaram com a diferença nos sintomas e na "nova vida". Não deixe de buscar ajuda!
Oi, importante que voce consegue se perceber já, mesmo com pouca idade. a psicoterapia vai poder te ajudar muito mais nestas descobertas de si e como lidar com suas questoes. abraços e boa sorte.
Se você quiser se desenvolver e melhorar, sim, deve procurar ajuda profissional, nesse caso psiquiatra e psicólogo. Abraço
Olá! É importante sim procurar ajuda profissional para entender melhor como estas dificuldades interferem no seu funcionamento e orientá-lo a um melhor tratamento. Geralmente o tratamento é multidisciplinar.
Olá! Sim, é importante estar em acompanhamento psicológico para juntos buscar formas de tratamento.

Abraço. Fico a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 70