Ola.Tenho 26 anos e a um tempo suspeito que possa ter o TDAH por possuir alguns sintomas, mas,mesmo com

9 respostas
Ola.Tenho 26 anos e a um tempo suspeito que possa ter o TDAH por possuir alguns sintomas, mas,mesmo com as dificuldades,nunca tive grandes problemas no aprendizado, tanto que me formei na área de engenharia. Gostaria de saber se o TDAH deve, obrigatoriamente, provocar baixo rendimento acadêmico?
Olá!!! Complementando, é positivo você realizar uma avaliação neuropsicológica, a fim de analisar de modo minucioso esta suspeita diagnóstica. À disposição.
Cordialmente,
Marlene Galdino.

Olá! O TDAH costuma estar relacionado a baixo desempenho acadêmico em função da falta de atenção (p. ex. ao estudar ou assistir aulas) ou pela impulsividade/hiperatividade (p. ex. baixa persistência na resolução de problemas ou leitura de textos longos). Embora não seja obrigatória a queda no desempenho escolar quando se tem um quadro de déficit de atenção e/ou hiperatividade, ele é muito frequente. O uso de estratégias adequadas de estudo e de controle de variáveis ambientais podem minimizar com eficácia os efeitos do TDAH sobre o estudo. Também é possível que os sintomas que você observe sejam comuns a outros diagnósticos diferentes do TDAH (p. ex. ansiedade). Se achar necessário ou estiver enfrentando algum tipo de prejuízo com isso, busque um psiquiatra ou psicólogo para confirmar o seu diagnóstico (e eventuais encaminhamentos).
Os sintomas que apresenta e relaciona com TDA, precisam ser melhor avaliados, com escalas e testes específicos para este transtorno, assim como uma análise detalhada de sua história de vida. Procure um neuropsicólogo e neurologista para um diagnóstico elaborado.
Olá! O baixo rendimento acadêmico é muito frequente no TDAH, pois os sintomas estão ligados a déficits no funcionamento antencional do indivíduo, sendo que este funcionamento deve estar adequado para que seja possível o processo completo de memorização e consequente aprendizado. Além deste prejuízo atencional, há sintomas de disfunções executivas (ex. aspectos de dificuldades de controle e autorregulaçao de determinados comportamentos). Os sintomas advindos do transtorno devem causar impacto negativo tanto na área social quanto acadêmica/profissional. Como você suspeita que apresenta sintomas compatíveis com TDAH, seria importante você procurar um profissional psiquiatra e neuropsicólogo para a correta identificação da existência ou não do transtorno. Caso o resultado seja positivo, a intervenção neurospicológica e psicoterapia comportamental são alternativas de tratamento.
TDA não implica necessariamente em baixo desempenho considerando que muitas pessoas conseguem concentrar-se no que lhes interessa muito. Se isto atrapalhar sua atividade profissional e familiar, procurar orientação com um psicólogo é importante.
Não obrigatoriamente. O paciente pode compensar o déficit de atenção em idades mais avançadas mas isso não desclassifica a possibilidade de sofrer do transtorno. Recomendo que procure o especialista.
olá. Depende de qual tipo de TDAH você tenha pois geralmente o prejuízo acadêmico é maior na pessoa que tem TDAH com apresentação predominantemente Desatenta. Se for predominantemente Hiperativo/Impulsivo as perdas nessa área são bem menores, geralmente. Há ainda a apresentação combinada que seria Desatenção + Hiperatividade/Impulsividade. Concordo com a colega na sugestão da avaliação neuropsicológica com finalidade de diagnóstico correto e diferencial. Ainda, poderá mostrar quais suas potencialidades e prejuízos para que possa criar estratégias para sana-las ou ameniza-las.
Boa tarde. Existe a associação de baixo rendimento acadêmico com TDAH, mas não é algo determinante. Por isso, sugiro uma avaliação detalhada do seu caso, em especial dentro do que incomoda você. Procure um psicólogo que tenha experiência em TDAH e ele poderá fazer os encaminhamentos necessários e te ajudar.
Olá, não é algo determinante. Sugiro buscar psicoterapia e se necessário ele encaminhará você para avaliação neuropsicológica. Espero ter ajudado, abraços!