Olá,tenho 41 ano e fiquei com diástase após a minha cesariana,estou na academia faço exercícios leve

16 respostas
Olá, tenho 41 anos e fiquei com diástase após a minha cesariana, estou na academia faço exercícios leves e também aula de dança.Estou fazendo certo ou errado? posso continuar malhando?
Dra. Amanda Máximo
Fisioterapeuta, Osteopata
Taubaté
Olá pode continuar fazendo os exercícios mas o ideal é que você procure um profissional para tratar a diástase, cuidado com exercícios que aumentem a pressão abdominal como os abdominais tradicionais isso pode prejudicar a diástase.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Volcato
Fisioterapeuta
Porto Alegre
Olá, exercícios pode continuar sim, mas existem alguns pontos importantes: Cuidar os abdominais, trabalhar transverso do abdômen é uma ótima dica, exercícios de respiração é indicado, trabalhar assoalho pélvico é importante, reeducar a postura! Quanto a dança pode sim continuar fazendo! Mas o ideal é procurar um fisioterapeuta!
Dra. Kamylla Freire
Fisioterapeuta
João Pessoa
Olá, o ideal é fazer o low pressure fitness (LPF)
Pois ajuda na diástase, na postura, incontinência urinária e fecal, previne todo tipo de hernias, e muito mais…
Recomendo procurar um bom profissional.
Dra. Hellen Caroline Almeida Andrade
Fisioterapeuta
São Paulo
Oi, você pode continuar fazendo todos esses exercícios, porem será necessário tratar a diástase de uma forma mais especifica.
Hoje temos muitas técnica de tratamento, que tem ótimos resultados, por exemplo, Low pressure fitness (LPF) que é uma técnica que trabalha a musculatura profunda, através da respiração, porém pode associar com várias outras técnicas para dar um resultado melhor, aplicação de laser local e exercícios específicos para a diástase.
Mas para ter um ótimo resultado, recomendo procurar um profissional que faça uma boa avaliação local.
Dra. Fabiana Campodonico Carreira
Fisioterapeuta
Vitória
Procure profissional que trabalhe com abdominal hipopressivo ou LPF.
Olá, tudo bem? Está correto, continue mantendo-se ativa. No entanto, recomendo que procure um profissional especializado em Fisioterapia saúde da mulher, também conhecida como fisioterapia pélvica, ele saberá avaliar e tratar bem essa questão da diástase abdominal.
Abraços.
Olá! Você pode continuar com seus exercícios físicos sim, porém aconselho buscar uma avaliação com uma fisioterapeuta pélvica para avaliação apropriada da diástase. Ela vai poder te indicar tratamento específico para melhora da diástase, além de estratégias de como realizar seus exercícios globais na academia sem haver prejuízo ou riscos para a região. Busque uma fisioterapeuta na sua cidade! Boa sorte!
Dra. Mariza Faria
Fisioterapeuta
Rio de Janeiro
Sugiro que faça uma avaliação com Fisioterapeuta especializado em Diástase e se atende ao sinais destufamento abdominal, formaçao de cone ABDOMINAL, sensação de barriga solta , fraqueza abdominal, dores na lombar e escapes de urina. São sinais que indicam que precisa de ajuda. Espero ter ajudado e estou a disposição.
Dr. Rodrigo Grandelli
Fisioterapeuta, Terapeuta complementar
Niterói
Olá ;
Aconselho você procurar um fisioterapeuta que tenha experiência em reabilitação pélvica.

Abraços!
Dra. Elaine Brasileiro
Fisioterapeuta, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
O ideal é que busque uma avaliação com fisioterapeuta na saúde da mulher para lhe ensinar algumas técnicas para execução na sua ginástica, assim não força ou piora sua diástase.
 Bruna Faria
Fisioterapeuta
Uberlândia
É muito comum que mulheres desenvolvam diástase abdominal após uma gravidez. Exercícios físicos podem ajudar a fortalecer a região abdominal e reduzir a diástase, mas o ideal seria consultar um fisioterapeuta especializado em diástase para orientá-la e adaptar o treino conforme sua necessidade.
O ideal é você aprender a correta sinergia dos músculos abdominais antes de iniciar a academia. Pois se você não estiver ativando essa musculatura você pode aumentar a sua diástase. Procure uma fisioterapeuta pélvica. Fico à disposição.
Dra. Cleide Henkel
Fisioterapeuta
Porto Alegre
Oi! Quanto tempo pós parto? Os exercícios são indicados, desde que iniciados no tempo certo e de forma correta. O ideal é fazer uma avaliação com fisioterapeuta com experiência em saúde da mulher/pélvica para que ela/ele possa orientar de forma adequada. Se o parto for a mais tempo, peça orientação pra um fisio ou educador físico para realizar a contração abdominal correta durante os exercícios.
Dra. Bianca Rodrigues de Souza
Fisioterapeuta
Sumaré
Olá! A ocorrência do afastamento dos músculos reto abdominais durante a gestação é algo fisiológico e necessário para que o feto tenha espaço para crescer no ventre materno. A diástase é patológica quando mesmo após 6 meses do parto esse afastamento é maior que 2 cm, acompanhado de fraqueza e ainda incoordenação dos músculos abdominais. É importante buscar atendimento fisioterapêutico para avaliação da distância entre os músculos reto abdominais, mas mais ainda para que você seja orientada à correta ativação dos músculos transverso do abdômen e oblíquos de modo que seja restaurada a funcionalidade. A correta ativação desses músculos é importante para estabilidade da coluna, contenção de vísceras e controle da pressão intra abdominal durante a execução de atividades do dia-a-dia como carregar algo ou realizar exercícios como abdominais e agachamentos. Busque atendimento fisioterapêutico e converse com o educador físico da academia onde você está realizando os exercícios para obter orientação sobre o assunto. Espero que essa resposta tenha sido útil.
Dra. Maria Bernadete dos Santos
Fisioterapeuta
São Paulo
O ideal é passar por uma avaliação com profissional especializado (fisioterapeuta na saude da mulher). Alguns exercícios podem piorar o grau da diástase e levar a necessidade de cirurgia reparadora.
Dra. Ghessyca Diniz
Fisioterapeuta
Curitiba
Pode sim! mas deve ter uma atenção especial na execução de cada movimento, para ativar a musculatura de forma correta, realizar contração de região abdominal e não criar sobrecargas. O ideal é fazer uma avaliação profissional e durante a realização dos exercicios na academia, estar com a supervisão de um profissional da educação fisica.

Especialistas

Renata Lima

Renata Lima

Fisioterapeuta

Maceió

Rodolfo Dinalli

Rodolfo Dinalli

Cirurgião plástico, Cirurgião geral

Araçatuba

Elisa Leite

Elisa Leite

Fisioterapeuta

Poços de Caldas

Fabíola Barreto

Fabíola Barreto

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Liliane Figueiredo

Liliane Figueiredo

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Alexandre Camara Pecanha

Alexandre Camara Pecanha

Cirurgião plástico

Patos de Minas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 147 perguntas sobre Diástase abdominal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.