Olá! Tenho borderline e fibromialgia. Tomo acido valproico 500 1cp à noite, pregabalinga 15pmg 1 CP

2 respostas
Olá!
Tenho borderline e fibromialgia. Tomo acido valproico 500 1cp à noite, pregabalinga 15pmg 1 CP à noite e quetiapina 25mg 1 CP à noite. Durmo muito bem, mas é difícil levantar de manhã, pois tenho muito sono. Tenho muito sono durante o dia também. Além do mais, engordei 10kg em 6 meses. Alguma ideia de como melhorar o esquema medicamentoso? Obrigada! Ah, é a primeira vez que psicologicamente estou ótima, equilibrada. O problema é o sono e o fato de engordar...
A expressão correta é "transtorno de personalidade bordeline" ou "transtorno de personalidade limítrofe". Ele não possui tratamento medicamentoso específico, mas alguns sintomas, em algumas pessoas, podem melhorar com uso de medicações. Além disto, alguns casos, com o tempo, mostram ser bipolares (e não borderline) e isto explicaria, à vezes, o sucesso de medicações estabilizadoras do humor como a quetiapina e o ácido valproico. Realmente, tanto a quetiapina quanto o ácido valproico podem propiciar aumento de peso. Se você se sente tão bem, antes de se pensar numa troca de medicação, deveria consultar uma nutricionista, para balancear sua dieta e fazer exercícios físicos aeróbicos, se não tiver contra-indicação médica. Isto pode ajudar a perder e a manter peso. A fibromialgia também não possui tratamento específico, porém em alguns casos tem boa resposta à pregabalina. O efeito colateral de sonolência, comum com a quetiapina e a pregabalina, pode melhorar após alguns meses de uso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As medicações podem realmente aumentar o peso, principalmente pelo aumento do apetite. Porém, a maioria das medicações estabilizadoras do humor pode ter esse efeito colateral, e você está em uso de baixas doses de medicação. Concordo com o colega que primeiro você deveria fazer o controle de peso a partir de dieta equilibrada e exercícios físicos. Isso ajudaria a controlar tanto o peso quanto o próprio quadro psiquiátrico, já que o exercício físico é uma estratégia comprovadamente eficiente para diminuir sintomas depressivos e ansiosos.
Quanto à sonolência, você poderia tentar tomar a medicação mais cedo. Se estiver tomando na hora de dormir, tente adiantar para, pelo menos, duas horas antes de dormir. Isso pode ajudar a controlar a sonolência no dia seguinte. Espero ter ajudado, estou à disposição caso precise!

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Luciana Miranda

Luciana Miranda

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 996 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.