olá, tenho muita dificuldade em aprendizado, desde de pequena sempre fui ruim, agora na vida acadêmi

8 respostas
olá, tenho muita dificuldade em aprendizado, desde de pequena sempre fui ruim, agora na vida acadêmica estou sofrendo muito, a matéria não entra na cabeça, mesmo com estudo não entra, gostaria de saber qual profissional devo procurar.....?
Boa noite. Sou psicopedagoga. Posso lhe ajudar?

Olá! você pode procurar uma fonoaudióloga que atenda distúrbio de leitura e escrita e ela avaliará a necessidade do teste do processamento auditivo que quando alterado não significa problemas na audição e sim a dificuldade em processar e interpretar o que foi ouvido resultando em distração, dificuldade em manter a atenção em locais com sons ou ruídos ambientais, alteração da memória auditiva entre outros. Abs
A dificuldade de aprendizagem está relacionada diretamente com problemas de ordem pedagógica, sociocultural, emocional ou neurológica. O transtorno relacionado ao campo da leitura e da escrita é a dislexia, e no campo da habilidade matemática é a discalculia. Antes de lançar qualquer possibilidade de diagnóstico de distúrbios é preciso uma avaliação especializada com profissionais da área de saúde como neurologistas, psiquiatras, psicólogos e psicopedagogos.
Olá! Será preciso fazer uma investigação.
O ideal é procurar um Psicopedagogo para fazer uma avaliação cognitiva. Se for necessário, serão feitos encaminhamentos .
Sou Psicopedagoga. Caso queira, pode entrar em contato.
O profissional para problemas na aprendizagem é o psicopedagogo. Desejando, podemos conversar.
Olá! Boa noite.
Conhece a Síndrome de Irlen? Ela é geradora de dificuldades de aprendizado, é uma alteração visuo perceptual, é proporcionada pela luz solar ou artificial, um simples teste poderá confirmar se a pessoal é portadora desta sindrome. Porém, existem outras possibilidades de produções de dificuldades de aprendizados como: Entender como aprende, não aprende, entender a modalidade de aprendizagem, em que estágio opera? como circula os ditos, não ditos, a culpa, a distancia entre o real e o imaginário... enfim! são várias variantes que interferem na aprendizagem, inclusive, as taxas de glicose, tiroide, a visão, audição. Por isso uma boa avaliação para entender o processo é muito importante.
Olá !
Existem vários fatores para as dificuldades de aprendizagem e é necessário avaliação para te ajudar. Precisando, posso te ajudar.
Olá, uma boa alternativa seria a realização de uma avaliação neuropsicológica. É um exame que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo ou seja, pode trazer clareza sobre partes específicas do seu funcionamento cerebral, verificando alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológica ou outros transtornos relacionados a:
Atenção, memória e aprendizagem.
• Planejamento e organização (funções executivas).
• Habilidades perceptivas e motoras.
• Habilidades visuo-espaciais.
• Habilidades acadêmicas.
• Resolução de problemas.
• Capacidade de raciocínio e julgamento.
• Linguagem.
• Humor e comportamento
Além de ser possível identificar qual ou quais áres podem estar lhe causando dificuldade no aprendizado é descritos quais procedimentos e profissionais são mais indicados para o tratamento. ( Psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo psiquiatra entre outros.)

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!