Olá, tenho uma dúvida em específica. Tenho 18 anos e gostaria de começar a ir fazer terapia, um psic

25 respostas
Olá, tenho uma dúvida em específica. Tenho 18 anos e gostaria de começar a ir fazer terapia, um psicólogo (a) pode contar o que eu disse para alguém, família ou etc, ou não? Independentemente do que seja.
Tipo um abuso, esse terapeuta pode contar para a familia, ou só se eu autorizar?
Nós psicólogos trabalhamos com sigilo e ética. Tudo que é falado em terapia é altamente sigiloso. O Psicólogo só comunica algo à família se observar que o paciente está correndo risco de vida, como por exemplo em caso em que o mesmo apresenta pensamentos suicidas.

Olá! O sigilo é um dos pilares do atendimento terapêutico, ou seja, nada do que você leve para a terapia pode ser exposto para seus familiares ou amigos, a não ser que o paciente apresente comportamentos que coloquem a própria vida em risco. Fico à disposição. Abraço. Esther Araújo
Olá! O psicólogo, pelas próprias regras da profissão, guardará sigilo do que vocês conversarem, e certamente não irá contar para sua família informações, a não ser que você deseje que ele entre em contato com eles para isso por algum motivo. A exceção para isso está em casos de perigo de suicídio. Abs.
Olá. boa noite. O sigilo é um dos itens do código de ética do Atendimento Psicológico. Tudo o que ocorre no ambiente terapêutico é de exclusividade do Profissional e seu Paciente. Apenas em casos especiais isso pode ser mudado, como situações de risco de vida ou questões que possam impactar prejuízo ao paciente. Faça uma experiencia e veja como se sente. Tente e Seja Feliz.
Os colegas acima frisaram a questão do sigilo que existe entre paciente e terapeuta/analista e a dimensão ética de uma terapia. Tudo que é falado em uma sessão fica entre o par analítico. Talvez a questão mais importante dessa relação, seja o vínculo que se forma ao longo do processo, e, ao construir essa confiança, e falar sobre questões que são suas com alguém com uma escuta qualificada, é possível reconhecer aquilo que pode estar te incomodando e causando sofrimento. Logicamente, cabe a você a decisão do que você quer compartilhar com seus familiares e amigos. Porém, o simples fato de poder falar abertamebte com um profissional, pode lhe trazer um novo sentido para experiências difíceis que você possa ter vivido.
Por ética profissional, o psicólogo não pode compartilhar com familiares ou qualquer outra pessoa, o que é falado em terapia. O sigilo profissional é um dos pilares dos nossos atendimentos.

Os únicos momentos que podemos falar sobre o que se é dito são: em caso eminente de risco de vida ou, se solicitado pelo paciente, que seja falado algum assunto específico para o familiar.
Olá, tudo bem?
Os atendimentos psicológicos são pautados pela ética e sigilo (ou seja o psicólogo não irá sair contando o que você fala pra sua família).
Porém em alguns casos específicos o psicólogo pode optar pela quebra de sigilo e compartilhar informações sem a autorização do por escrito do paciente. Essas são as situações que são permitidas a quebra de sigilo:
-Quando há suspeita de risco à vida do paciente ou de terceiros.
-Quando há violência doméstica em curso, negligência ou abuso de incapazes.
-Quando o psicólogo recebe uma ordem judicial
Fora isso pode ficar tranquila que tudo que você falar ficará em segredo, e se você não confiar ir ao um profissional de sua cidade procure um psicólogo online.
Olá, que escolha maravilhosa decidir fazer terapia. Parabéns. Sobre sua pergunta, saiba que psicóloga alguma pode falar sobre as sessões, pois há sigilo e também a ética profissional. A relação terapêutica precisa de confiança e por isso as sessões são sigilosas e você pode tranquilizar a respeito de contar algo, pois ficará entre você e a terapeuta.
Apenas em casos extremos, em que o cliente ofereça risco ou perigo a própria vida ou a terceiros o psicólogo poderia quebrar o sigilo, mas ainda assim seguindo alguma diretrizes e a ética profissional.
Um abraço,
Shaiana Lick, Psicóloga Terapeuta EMDR
Como você é maior de idade não. A única condição que o código de ética nos permite fazer isso é caso você coloque ou pense em colocar a sua vida em risco. Mas, mesmo assim, isso é feito após uma.conversa sincera com o paciente.
Um abraço!
Olá... pode ficar tranquila. O sigilo é preservado 100%. Só é permitido qubrá-lo quando há iminência de risco de morte, seja a você ou à alguém por seu intermédio. Abraço.
O Psicólogo é o profissional que poderá lhe ajudar com suas questões emocionais, comportamentais, cognitivas, etc. Além de uma escuta treinada, o Psicólogo ira trabalhar junto com você suas questões mais íntimas. Te ajudará olhar de uma forma mais leve seus problemas, e lhe ajudará no processo de alto conhecimento.
O Psicólogo tem um código de ética de sua profissao. Neste código de ética está explicito a confidencialidade de uma sessão terapêutica.
Assim sendo, o Psicólogo está ligado ao Conselho Federal de Psicologia, órgão que regulamenta a profissão.
Então não se preocupe. Procure um profissional que lhe passe confiança, com o qual você tenha empatia e peça ajuda.

Olá! Como vários colegas já disseram existe um código de ética na profissão e o sigilo e a base do vínculo entre o profissional e o paciente. Mas existem situações que o paciente tem um conflito específico e deseja trazer um familiar para a sessão com o objetivo de mediar esse conflito para buscar uma solução... É uma técnica usada em mediação de conflito e pode ser muito positiva, mas somente se o Paciente desejar e qdo ele desejar...
Boa sorte!
Abs,
Olá! Tudo o que é dito em sessão encaixa-se dentro de princípios éticos, e o sigilo é um deles. Portanto, pode ficar segura quanto ao conteúdo trazido dentro desse espaço terapêutico, ele ficará entre você e o profissional que você escolher para isso. Isto é fundamental para que se possa construir um espaço seguro, tornando possível trabalhar as questões que forem surgindo. O sigilo só é quebrado quando é identificado algum risco contra a sua vida ou a vida de um terceiro.
Ainda dentro dessa pergunta, é importante esclarecer que também é possível, caso o paciente queira, que o psicólogo faça conversas de mediação entre ele e sua família, no entanto, qualquer movimento deste deve ser construído em conjunto com o paciente em questão, para que avaliem juntos - profissional e paciente, a pertinência desta ação dentro do tratamento.
Um abraço!
Olá! Que bom que encontrou esse canal de comunicação com nós, Psicólogos! Você está certa em perguntar e, como os colegas acima responderam, o sigilo é mantido, devendo estar em risco a vida do paciente para que o profissional tenha que quebrar o sigilo, ainda que parcialmente. Na primeira sessão, é uma prática da maioria dos profissionais, de esclarecer essas dúvidas sobre sigilo, sobre a importância da frequência nas sessões, sobre a maneira de realizar os pagamentos, sobre as férias do profissional, etc. É nas primeiras sessões que você irá conhecer aquele profissional e poderá tirar todas as dúvidas que surgirem e, então, optar por continuar com ele ou procurar outro em que se sinta confortável. Boa sorte!
Jamais! Voceê precisa ter confiança no profissional que for te atender. Você ja teve desagradável experiencia de abuso e desconfiança e dai passar a ser atendida por alguém que vai te expor? Não rola ná? O resto meus colegas já responderam sobre sigilo etc. Faça terapia e boa sorte.
Boa noite! Como todos os colegas enfatizaram só em alguns casos específicos o sigilo psicológico pode ter quebrado,inclusive no seu caso se ainda fosse de menor,por ser caracterizar como vulnerável,e que precisaria da intervenção de um adulto responsável! Quando a pessoa decide fazer psicoterapia é um passo muito importante para trabalhar questões angustiantes e conflitos,e também aprender a se relacionar melhor com as pessoas.Procure um profissional de sua preferência para tirar eventuais dúvidas e faça psicoterapia com o profissional que se sentir melhor.Qualquer dúvida estou à disposição.
O primeiro contrato a ser fechado é o CONTRATO DE SIGILO. O setting terapêutico deve ser um lugar seguro, onde você exerce sua individualidade, liberdade e cura.
Não pode! Principalmente porque você tem 18 anos, independente da questão o profissional vai te ajudar com suas questões com ética e sigilo. Vai dar tudo certo.
O atendimento clínico não deve ser relatado a terceiros, pois configura a quebra do sigilo profissional. Em casos específicos, quando a conjuntura sugere risco de vida ao paciente, o profissional pode intervir com finalidade de reduzir o prejuízo.
Não, a terapia é um lugar seguro e protegido por sigilo. Tudo que for falado em terapia não será relatado aos familiares ou a qualquer pessoa. O único caso em que existe a quebra de sigilo é quando o que for falado representar um possível risco a sua própria vida ou a vida de terceiros.
Caso encontre um psicólogo que relate o que você fala para sua família, procure outro. É imprescindível que você se sinta segura para falar abertamente com seu terapeuta.
Olá!

De modo geral, nós psicólogos costumamos zelar pelo sigilo total dos assuntos que são trabalhados dentro da terapia. Mesmo que a família entre em contato querendo saber qualquer coisa, não podemos falar absolutamente nada para os familiares.

Existem algumas exceções nas quais o sigilo pode ser quebrado, essas exceções normalmente ocorrem quando há risco de vida para o paciente ou para terceiros. Ainda assim, o psicólogo fala unicamente sobre o risco de vida, sem falar sobre os demais assuntos que foram ou estão sendo conversados nas sessões.

Espero ter ajudado!
Não pode, ele deve respeitar o sigilo terapêutico. Em alguns casos muito específicos, onde há um crime envolvido e alguém pode estar em perigo, o psicólogo pode quebrar o sigilo, sem que todo o conteúdo da sessão seja revelado. Mas isso precisa ser avaliado com muito cautela, mas, em geral, o sigilo deve ser mantido.
Olá! Como vai? Veja, o psicólogo trabalha com sigilo, tudo o que é discutido na sessão apenas pode ser disposto se ferir a vida, por exemplo se houver risco iminente de suicídio. Quando isso ocorre, deve ser de forma fundamentada, o profissional deve identificar a necessidade visando ao menor prejuízo, bem como observar os casos previstos em lei (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Estatuto do Idoso, Declaração Universal de Direitos Humanos, entre outros).
Na psicologia trabalhamos de maneira ética o sigilo profissional. Apenas é quebrado o sigilo em situações em que o paciente corra risco de vida/ ou risco para outra pessoa. No mais, é importante estar com um profissional que você sinta muita confiança, a ponto de conseguir expressar até questões super difíceis suas. Espero ter ajudado!
Olá, o psicólogo não pode contar o que você disse em terapia, de acordo com o sigilo previsto no código de ética. Mesmo nas situações onde o sigilo pode ser quebrado, não necessariamente o psicólogo vai falar o que você disse, mas sim trabalhar para preservar a sua vida ou de outra pessoa que esteja em risco. Abraço.