meu namorado sempre quer saber os detalhes da minha consulta. É saudável contar?

20 respostas
meu namorado sempre quer saber os detalhes da minha consulta. É saudável contar?
Olá! Não acho saudável você contar detalhes sobre sua consulta, a menos que você queira. O sigilo terapêutico parte de obrigação profissional do psicólogo, mas não é referente ao paciente. Dessa forma, a escolha de você contar (ou não) parte somente de você. Se esse fator estiver te incomodando, acredito que seria importante você falar com seu companheiro sobre isso, já que suas particularidades e individualidade não pode ser invadida por terceiros se você não desejar. Abraços!

Olá Boa tarde! desde que você queira abrir suas consultas com ele, você tem o direito de manter em sigilo.
Caso ele tenha algum comportamento e não respeitar a sua opinião ideal que você procure ajuda e oriente ele a buscar Terapia para que ele possa compreender os seus próprios anseios.
Se isto te incomoda, parece que há um problema a ser resolvido, então trago uma questão a refletir. Será que ele deseja saber como foi sua sessão ou como seria a sessão de terapia dele caso estivesse em terapia? Parece que seu namorado está apresentando interesse pelo que acontece em uma sessão de terapia. Convoca ele a pensar sobre isso!!
Olá, se isso tem te incomodado, parece que tem um sinal de alerta aí.
Existe sempre a curiosidade, porém observe se está passando do ponto.
Olá, boa tarde! As consultas psicoterápicas são momentos individuais e privados, o que você vai compartilhar com cada pessoa é uma escolha sua. Se o seu namorado está querendo saber mais coisas do que você gostaria de contar, trabalhe isso na sua terapia para entender o que isso quer dizer sobre ele e sobre esse relacionamento. Espero ter ajudado, fique bem!
Olá, boa tarde!
A decisão de compartilhar os detalhes das suas sessões de terapia com seu namorado depende de sua preferência pessoal e do nível de conforto que você sente em discutir essas informações. É importante lembrar que a terapia é um espaço confidencial e seguro onde você deve se sentir à vontade para falar abertamente sobre seus pensamentos, sentimentos e preocupações sem medo de julgamento ou retaliação.
Algumas pessoas acham útil compartilhar resumos ou informações gerais de suas sessões de terapia com parceiros íntimos, pois isso pode ajudar a criar compreensão e apoio. No entanto, você não é obrigada(o) a compartilhar todos os detalhes, e é importante definir limites claros com base no que você se sente confortável em compartilhar.
Você precisa se sentir confortável, respeitada(o) e apoiada(o) em sua escolha, independentemente do caminho que escolher.
Espero ter ajudado.
Olá,

O fato de você perguntar se é saudável já me faz pensar que você não quer contar. Fiquei com a impressão de que talvez seja algo na forma que ele pergunta ou no que ele quer saber.

Caso você conte, isso por si só não vai atrasar a sua terapia, mas é o que eu disse, parece que você não quer contar e é importante você dar atenção a isso.

Boa sorte
Olá, o sigilo das sessões protege o paciente em todos os sentidos, sendo assim o paciente tem o direito de não compartilhar informações sobre seu atendimento, considerando até que a interpretação de terceiros sobre as sessões pode interferir de forma negativa no desenvolvimento do processo, se essa ação do seu companheiro te incomoda é necessário criar um espaço de dialogo sobre essa questão, expondo seu desconforto sobre tal atitude. Espero ter ajudado..
Olá! Fica sempre a critério do paciente compartilhar questões da terapia com outras pessoas da sua vida. Os atendimentos de psicoterapia sempre ocorrem dentro de um sigilo terapêutico no sentido de que o psicoterapeuta não disponibiliza dados do paciente para outros, mas o paciente tem o direito de compartilhar o que desejar sobre o seu tratamento. Contar partes da terapia para outras pessoas pode ser algo saudável, mas também pode não ser. Vai depender muito de como ocorre esse compartilhamento e os motivos dele. Caso você se sinta desconfortável com os pedidos do seu parceiro, ou não se sinta confortável em compartilhar, é importante abordar isso com o seu psicoterapeuta, para que possam avaliar melhor qual a melhor maneira de prosseguir na sua situação. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
A decisão de compartilhar os detalhes da sua terapia com o seu namorado é uma escolha pessoal e depende muito da dinâmica do seu relacionamento e dos seus próprios limites de conforto. Aqui estão alguns pontos a considerar ao tomar essa decisão:

Consentimento: Certifique-se de que você está compartilhando essas informações porque se sente confortável fazendo isso e não porque se sente pressionada a fazê-lo. É importante que ambos os parceiros estejam de acordo com a decisão.

Privacidade: Lembre-se de que a terapia é um espaço seguro e confidencial, onde você pode falar abertamente sobre seus sentimentos e pensamentos. Certifique-se de que está confortável em compartilhar esses detalhes com seu namorado, sabendo que eles podem ser sensíveis.

Confiança: Reflita sobre o nível de confiança e intimidade que você tem em seu relacionamento. Compartilhar informações sobre sua terapia pode ajudar a fortalecer o vínculo emocional, desde que seja feito de forma respeitosa e com empatia.

Comunicação aberta: Se você decidir compartilhar informações sobre sua terapia, certifique-se de que seu namorado entenda a natureza da terapia e as razões pelas quais você a está fazendo. Isso pode ajudá-lo a entender melhor o processo e como ele pode apoiá-la.

Limites: Defina limites claros sobre o que você está disposta a compartilhar. Nem todos os detalhes da terapia podem ser apropriados para serem discutidos com um parceiro, e é importante respeitar sua própria privacidade.

Apoio mútuo: Seu namorado pode querer saber mais sobre sua terapia como uma maneira de apoiá-la melhor. Certifique-se de que a motivação dele seja de apoio e interesse genuíno em sua saúde mental.

Lembre-se de que não há uma única resposta correta para essa pergunta, e cada relacionamento é único. O importante é que você tome uma decisão que seja confortável e saudável para você e seu relacionamento. Se você tem dúvidas ou preocupações sobre como abordar esse tópico com seu namorado, pode ser útil discuti-lo com seu terapeuta, que pode oferecer orientações adicionais com base em seu contexto específico
Tudo depende do quanto você se sente confortável em compartilhar com ele! Cada relacionamento é diferente, porém, é importante avaliar se você está se sentindo respeitada dentro dos seus limites - a sessão de psicoterapia é uma situação onde assuntos muito íntimos e delicados podem vir a tona, e não há nada de errado em querer se manter reservada sobre alguns deles. Acredito que primeiramente seria interessante você se perguntar o quanto se sente confortável em compartilhar detalhes de sua sessão com seu namorado, para então expor a ele os seus limite quanto a isso. Dependendo de como esse processo de reflexão fluir, pode ser uma boa pauta para levar à terapia, para entender um pouco mais sobre como este ponto te afeta dentro de seu relacionamento e com si própria
Olá, pode ser saudável ou não, depende... Caso você se sinta confortável para compartilhar não há problema nenhum nisso, pode inclusive fortalecer o vínculo de vocês. Agora se observar que é uma exigência dele que te faz sentir invadido(a) pode ser um sinal de alerta que indica que isso invade o teu espaço de cuidado da sua saúde mental. A sua consulta é sua, no atendimento à casais ambos estão no processo e tem seus objetivos em comum para serem trabalhados. Já na psicoterapia individual o processo é do indivíduo e cabe a ele(a) decidir se compartilha ou não esse momento com algum terceiro. Espero ter ajudado.
A consulta e a experiência é sua, você decide!
Só você pode saber se é saudável para você ou não, mas se há algum incomodo com essa situação, é sinal de que há alguma questão a ser entendida e trabalhada. Abraço.
Olá! Por que a curiosidade sobre a sua consulta? Um espaço psicoterapêutico/analítico é respaldado em sigilo ético. Tudo que se passa em sessão é produzido pela dupla e sensível à outras pessoas; questões extremamente íntimas e sensíveis. A questão que eu te coloco é: por que contar? O que ele quer saber que aparece em sessão? Sugiro indicar para o seu namorado que ele procure um espaço de análise antes de querer saber da seu! (:
Compartilhar detalhes de sua consulta com seu namorado pode ser uma decisão pessoal, e a saudabilidade dessa prática depende de vários fatores, incluindo seu nível de conforto, os tópicos descritos na consulta e a dinâmica do relacionamento. O mais indicado é que as pautas de suas sessões sejam mantidas apenas entre você e seu terapeuta.
Olá. O espaço analítico/terapêutico é o seu espaço. Eu costumo aconselhar aos meus pacientes que não fiquem relatando tudo que acontece em terapia para as pessoas próximas, pois corre o risco que comece ser dito somente o que todos podem saber. Sugiro que leve essa questão para suas sessões para que você possa refletir como se sente diante desse pedido do seu namorado, talvez seja importante também que ele tenha oportunidade de passar pela experiência de análise e que vocês conversem para tentarem compreender o porquê essa curiosidade sobre o tema aparece de forma exacerbada.
Olá! Como vai?

Achei sua pergunta muito relevante! Pode ser uma excelente oportunidade de refletir sobre o que você sente em relação a este desejo dele de saber das suas sessões. Como funciona essa partilha e até onde ela é sadia ao seu processo de desenvolvimento pessoal, para que não comprometa a privacidade e o sigilo pertencentes ao seu processo? Pode ser interessante explorar se essa dinâmica está confortável à você e qual é o limite do que deve ser partilhado sem prejudicar o seu próprio acompanhamento, que é individual.

Espero ter ajudado e desejo sucesso em seu acompanhamento. Abraços!

Olá, tudo bem?
Que bom que está em terapia! Você já deve saber que o principal ponto de um processo terapêutico é que você se sinta COMPLETAMENTE confortável pra ser você e falar de tudo na forma e no ritmo que quiser. Isso inclui o que, como e o quanto você vai compartilhar com outras pessoas.
Talvez seu namorado precise entender um pouco mais de como funciona a terapia ou talvez outras coisas sobre o relacionamento interfiram nessa atitude dele. Com certeza seu/sua terapeuta vai te ajudar a lidar com isso! Mas a escolha é toda sua e a terapia é um espaço de individualidade ao qual você tem todo o direito!
Oi!! Não existe uma regra, afinal, são informações suas que você pode decidir compartilhar ou não. Seria interessante levar para o seu processo psicoterapêutico essa atitude dele, para compreender melhor a origem e a função desse comportamento, além dos seus sentimentos e comportamentos em relação a isso, visando compreensão da situação como um todo e, depois, se necessário, você desenvolver com o/a terapeuta recursos para lidar com esses pedidos dele a depender da compreensão dessa cadeia comportamental. Abçs