Olá! Tenho uma filha com 8 anos e estou suspeitando que ela tenha TOD e TDHA devido aos

3 respostas
Olá!
Tenho uma filha com 8 anos e estou suspeitando que ela tenha TOD e TDHA devido aos comportamentos que vem apresentando desde os 6 anos de idade e agora está intensificando ( na maioria das vezes que pedimos algo para ela a resposta sempre é não, esquece muito fácil das coisas, na sala de aula sempre conversa muito e sempre que ser a ajudante, nas brincadeiras com os colegas quer sempre liderar, se intromete nas conversas dos adultos, não aceita a professora corrigir as lições e fica irritada muito rápido ). Gostaria de saber quais profissionais devo procurar para a fazer esse diagnóstico e também para poder ajuda-lá da melhor forma?
Entendo sua preocupação. Comportamentos desafiadores e padrões específicos de comportamento em crianças, como os que você descreveu, podem ser motivo de alerta para muitos pais. Tanto o Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) quanto o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) são condições que necessitam de uma avaliação especializada para um diagnóstico correto.

Começar com uma consulta ao pediatra de sua filha pode ser uma boa abordagem inicial. Esse profissional pode avaliar se há algum problema médico subjacente ou se os comportamentos são consequência de fatores comportamentais. O pediatra também está apto a fornecer encaminhamentos para especialistas, caso veja necessidade.

Os profissionais mais indicados para avaliar e diagnosticar o TDAH e o TOD são psicólogos, neuropediatras ou psiquiatras infantis. Eles realizarão uma avaliação abrangente da criança, que pode englobar desde observações comportamentais até entrevistas e questionários padronizados. Em certos casos, a avaliação de um neuropsicólogo também pode ser benéfica. Esses especialistas avaliam em profundidade as funções cognitivas da criança, auxiliando no entendimento das dificuldades e potencialidades dela.

Independentemente do diagnóstico, considerar uma terapia comportamental pode ser benéfico. Terapeutas podem trabalhar junto à criança estratégias que a ajudem a gerenciar seu comportamento e a responder de forma mais adaptada a situações desafiadoras. Se houver suspeitas de problemas sensoriais ou dificuldades motoras, um terapeuta ocupacional pode ser consultado.

Por fim, manter uma relação de abertura com a escola e os educadores da sua filha é de suma importância. A escola pode oferecer insights sobre o comportamento dela em um ambiente acadêmico e até mesmo sugerir ou implementar estratégias específicas que beneficiem sua filha no processo de aprendizagem.

O mais crucial é lembrar que um diagnóstico precoce e uma intervenção adequada podem ser decisivos para o desenvolvimento e bem-estar da criança. Seja paciente, proativo e busque sempre o apoio necessário para sua filha e toda a família.

Olá! Sintomas comportamentais que estejam atrapalhando a convivência de sua filha na escola, em casa, e sua aprendizagem pode estar sendo prejudicada podem consistir em um Transtorno do Desenvolvimento. O TDAH ( Transtorno do Déficit de Hiperatividade com Atenção) e o TOD ( Transtorno Opositor Desafiador) podem ser comorbidades (condições que ocorrem juntas) e levarem a estes sintomas de dificuldades comportamentais. É importante que um profissional habilitado para manejar estes sintomas seja avaliado, como o neurologista infantil ou o psiquiatra infantil, e que seja observado se sua filha apresenta os critérios diagnósticos, bem como descartar possibilidade de outras condições neurológicas. Durante o tratamento, o psicoterapeuta será um grande aliado. Caso seja de seu interesse, tenho disponibilidade de avaliar o caso de sua filha, e em conjunto chegarmos ao diagnóstico e melhor opção terapêutica.
Oi querida, tudo certinho?
Entao, o diagnostico de TOD e de TDAH se confundem e MUITO.
Eu sou um medico um pouco “cetico” ao TOD, digamos assim.
Primeiro precisamos entender suas queixas e entender o que angustia a sua filha.
Depois baseado no manual de transtornos mentais( DSM-V, precisamos ver se sua filha preenche os criterios ou nao.
Se sim, tentar entender o que esta acontecendo e podemos ajustar.
Se ainda sim, ela tiver os sinais/sintomas e estiver causando prejuizo na vida dela, poderemos pensar em dar algum diagnóstico pra ela.
Espero ter ajudado e caso precise, conte comigo.
Um grande abraco.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de neuropediatria - R$ 400