Ola, tenho uma irmã com esquizofrenia mas não possuo e meus pais também não só minha vó paterna. Por

2 respostas
Ola, tenho uma irmã com esquizofrenia mas não possuo e meus pais também não só minha vó paterna. Porém gostaria de saber se eu tiver um filho quais as probabilidades dele também ter a doença?
A hereditariedade tem uma importância relativa no desenvolvimento da Esquizofrenia. Sabe-se que parentes de primeiro grau de um esquizofrênico tem chance maior de desenvolver a doença do que a população geral, por outro lado, não se sabe ainda como ocorre essa transmissão genética.
Não existe a possibilidade de se afirmar até o presente momento, qual chance exata de sua filha desenvolver ou não a esquizofrenia .
Existe a possibilidade de seus filhos não terem este transtorno, desde que tenham uma vida saudável e principalmente não façam uso de substancias psicoativas como por exemplo a maconha e cocaína, substancias que aumentam e muito a chance do desenvolvimento da doença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola, a carga genética é algo a ser considerado no desenvolvimento da esquizofrenia, em geral estima se uma possibilidade em média 10 vezes maior de desenvolvimento de esquizofrenia em parentes de 1o grau em comparação com a prevalência média na população geral que beira 1 % . Estima-se que o componente genético represente de 70% a 80% da susceptibilidade total para desenvolver a doença , entretanto, por se tratar de uma doença complexa e de etiologia heterogênea, estudos têm demonstrado outros fatores importantes , fora a questão genética, que contribuem para o desenvolvimento do transtorno. Podemos citar os fatores chamados estressores ambientais, que em parte podem ser evitados, como traumas na infância, uso de drogas, fatores pré e perinatais como possíveis infecções virais, entre outros, que parecem aumentar o risco para o desenvolvimento da esquizofrenia, além do fator genético. Att.

Especialistas

Cristiane dos Santos Machado

Cristiane dos Santos Machado

Psiquiatra

Porto Alegre

Lídia Nogueira

Lídia Nogueira

Psiquiatra

Fortaleza

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 87 perguntas sobre Esquizofrenia E Transtornos Com Características Psicóticas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.