Ola, tenho uma irmã com esquizofrenia mas não possuo e meus pais também não só minha vó paterna. Por

2 respostas
Ola, tenho uma irmã com esquizofrenia mas não possuo e meus pais também não só minha vó paterna. Porém gostaria de saber se eu tiver um filho quais as probabilidades dele também ter a doença?
A hereditariedade tem uma importância relativa no desenvolvimento da Esquizofrenia. Sabe-se que parentes de primeiro grau de um esquizofrênico tem chance maior de desenvolver a doença do que a população geral, por outro lado, não se sabe ainda como ocorre essa transmissão genética.
Não existe a possibilidade de se afirmar até o presente momento, qual chance exata de sua filha desenvolver ou não a esquizofrenia .
Existe a possibilidade de seus filhos não terem este transtorno, desde que tenham uma vida saudável e principalmente não façam uso de substancias psicoativas como por exemplo a maconha e cocaína, substancias que aumentam e muito a chance do desenvolvimento da doença.

Ola, a carga genética é algo a ser considerado no desenvolvimento da esquizofrenia, em geral estima se uma possibilidade em média 10 vezes maior de desenvolvimento de esquizofrenia em parentes de 1o grau em comparação com a prevalência média na população geral que beira 1 % . Estima-se que o componente genético represente de 70% a 80% da susceptibilidade total para desenvolver a doença , entretanto, por se tratar de uma doença complexa e de etiologia heterogênea, estudos têm demonstrado outros fatores importantes , fora a questão genética, que contribuem para o desenvolvimento do transtorno. Podemos citar os fatores chamados estressores ambientais, que em parte podem ser evitados, como traumas na infância, uso de drogas, fatores pré e perinatais como possíveis infecções virais, entre outros, que parecem aumentar o risco para o desenvolvimento da esquizofrenia, além do fator genético. Att.