Olá tudo bem ? Minha bebe tem 1 ano e 4 meses anda de ponta de pé fica de ponta cabeça grita balanca

24 respostas
Olá tudo bem ? Minha bebe tem 1 ano e 4 meses anda de ponta de pé fica de ponta cabeça grita balanca as mãos só quer desenhos repetidos quando coloco outro ela n da atenção chamo o nome dela é ela n olha pode ser sinais de autismo ? N conheço muito sobre esse assunto...obg
Dra. Érica Ribeiro Marques
Psicólogo, Psicopedagogo
Niterói
Boa noite. Pode sim! Mas seria interessante um exame detalhado pra se ter certeza. Procure um neuropediatra.

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Olá! a sua descrição sobre o comportamento de sua filha requer uma investigação detalhada, por isso eu sugiro que procure uma fonoaudióloga com experiência clínica em linguagem para além de avaliar, orientar, acompanhar o caso e fazer os encaminhamentos necessários. Abs
 Liliane Rodrigues dos Santos
Psicopedagogo
Santo André
Boa tarde!

Procure um neuropediatra para uma avaliação mais específica e se for o caso direcionamento para equipe multidisciplinar.
 Roberta de Andrade
Psicopedagogo
São Paulo
Olá !
Suas descrições devem ser relatadas ao neuropediatra que posteriormente indicará profissionais capacitados para ajudar sua filha.
A disposição !
 Ricardo Bastos
Psicopedagogo, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
Olá, os comportamentos detalhados podem sim ser indicativos de um quadro de TEA. Porém, é necessário o olhar clínico de um Neuropedriatra para que seja feito o diagnostico, e caso esse profissional indique, uma avaliação Neuropsicológica para fins de averiguação.
 Sonia Andrade
Psicanalista, Psicopedagogo, Terapeuta complementar
Miguel Pereira
Olá! Penso que o profissional que tenha conhecimento dos transtornos, (Psicopedagogo, fonoaudiológico, Psicanalista, psicólogo...) tem a competência de avaliar se há hipótese para o quadro de TEA, e solicitar a contribuição do Neurologista. Porém, tenho percebido na clínica, alguns casos, que a criança apresentava apenas alguns traços do TEA, onde o trabalho com os pais, cuidadores, creche, escola, e o atendimento terapêutico, organiza a criança e os sintomas desapareceram.
Dr. Marinaldo Amorim
Psicopedagogo
Livramento de Nossa Senhora
Olá, pode ser sim procure um neuropediatra pra melhor avaliação da criança e dos sintomas.
Dra. Luciane Barbieri
Psicopedagogo
São Paulo
Olá, mamãe.
Esses sinais pode ser sim indícios para o Autismo, mas para ter a certeza, é necessário passar por uma avaliação com o Neuropsicopedagogo ou Neuropsicologa.
Fico à disposição, pois trabalho com avaliações.
 Alessandra Madeira de Andrade
Psicopedagogo, Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Sugiro fazer uma avaliação com uma neuropsicóloga especialista em transtornos do neurodesenvolvimento para avaliar com mais profundidade se esses comportamentos estão mais associados ao TEA ou outras questões ambientais.
 Kelly Belai
Psicopedagogo
Guarulhos
Existem protocolos adequados para crianças pequenas que Especialistas em Autismo podem aplicar e chegar em um possível diagnóstico ou descartar um diagnóstico. Após Avaliação o relatório segue para um Neuropediatra avaliar e laudar caso necessário. A Escala Bayley de desenvolvimento seria adequada para sua criança nesse caso, mas o profissinal precisa ser habilitado nessa escala específica para aplicar. Estamos à disposição.
 Tatiany Pontes
Psicopedagogo
Antonina
Para um diagnóstico preciso é necessária uma avaliação minuciosa. As características do TEA- Transtorno do Espectro Autista podem ser confundidos com outros problemas de saúde. Como psicopedagoga clínica, posso avaliar indícios de autismo e juntamente com o histórico de avaliações, encaminhar para neuropediatra, que confirmará ou não. O importante é procurar ajuda profissional.
 Luzia de Souza
Psicopedagogo
São Paulo
Ola, tudo bem?
É importante a busca de um especialista. Acredito que, no primeiro momento, a busca de um neuropediatra. Pois, este dará início a investigação, solicitando o olhar de outros: fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional. Enfim.
Tudo de bom.
Prof. Stainer Silvestre dos Santos
Psicopedagogo
Itabirito
Nesta idade estes movimentos são normais, estão na curva de desenvolvimento, referente ao programa de TV, desenhos ou pelúcias, afixação também é normal. Oriento na próxima consulta com pediatra levar a cadeneta da criança com teste M-CHAT-R, este teste auxilia em casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), e acrescenta orientações para profissionais de saúde e cuidadores. Caso a sua caderneta não possua solicita no posto de saúde a cópia, ou baixe no site do GOV sua 7 edição.
 Liliane Alves
Psicanalista, Psicopedagogo
Florianópolis
Pode ser muitas coisas, somente uma avaliação cuidadosa pode nos dar pistas do que esses comportamentos estão revelando. Todo comportamento é comunicação, mas para compreendermos o que essa criança quer nos contar precisamos compreender sobre desenvolvimento infantil e sobre a natureza humana e principalmente, precisamos nos conectar emocionalmente com essa criança. Ela é a bússula que vai nos guiar.
 Mauricéia  Costa
Psicopedagogo
Rio de Janeiro
Olá! Alguns comportamentos que você mencionou, como andar na ponta dos pés, balançar as mãos e o foco excessivo em desenhos repetidos, podem ser indicativos de características observadas em crianças com autismo, mas é importante lembrar que cada criança se desenvolve de maneira única. A falta de atenção ao nome também pode ser um sinal, mas não é necessariamente um diagnóstico definitivo. O melhor caminho é procurar um profissional especializado, como um pediatra, psicopedagogo ou psicólogo, que possa avaliar o desenvolvimento da sua filha de forma mais aprofundada. O diagnóstico precoce é essencial para um suporte adequado e direcionado. Recomendo que procure o apoio de um profissional e caso queira, estou à disposição.
Dra. Viviane Heredia Vivaldini
Psicanalista, Psicopedagogo
São Caetano do Sul
Os sinais que você descreveu podem ser preocupantes, mas é importante lembrar que apenas um profissional de saúde pode fazer um diagnóstico preciso. Alguns sinais comuns de autismo em crianças pequenas incluem:

Dificuldade de contato visual

Dificuldade de interação social

Comportamentos repetitivos, como balançar as mãos ou andar de ponta de pé

Dificuldade em responder quando chamadas pelo nome

Preferência por atividades repetitivas e rotinas fixas

Se você está preocupada, recomendo procurar um pediatra ou um especialista em desenvolvimento infantil. Eles podem avaliar melhor a situação e fornecer orientações adequadas.

Você já conversou com um médico sobre esses comportamentos?
 Aline Freitas
Psicopedagogo
Rio de Janeiro
Olá! Entendo sua preocupação, e é ótimo que você esteja atenta ao desenvolvimento da sua bebê. Alguns dos comportamentos que você mencionou, como andar na ponta dos pés, balançar as mãos, preferir repetições e não responder ao nome, podem estar presentes em crianças dentro do desenvolvimento típico, mas também podem ser indicativos de traços do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O que você pode fazer agora?
Observar esses comportamentos ao longo do tempo e anotar padrões.
Conversar com o pediatra na próxima consulta e relatar suas percepções.
Se necessário, buscar um neuropediatra ou psicopedagoga para uma avaliação mais detalhada.

Cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo, então nem sempre esses sinais indicam autismo. Mas, caso haja algo a ser trabalhado, um diagnóstico precoce pode fazer muita diferença no desenvolvimento da sua bebê!
 Ângela G. Z. Secco
Psicólogo, Psicopedagogo
Araucária
Olá! Tudo bem? É compreensível que você tenha dúvidas sobre o desenvolvimento da sua bebê, e é ótimo que esteja atenta aos sinais. Alguns dos comportamentos que você descreveu, como andar na ponta dos pés, balançar as mãos, preferir desenhos repetidos e não responder ao nome, podem estar presentes em crianças autistas, mas também podem ocorrer em outros contextos do desenvolvimento infantil.
O ideal é buscar um profissional especializado, como um neuropediatra ou um psicólogo com experiência em desenvolvimento infantil, para uma avaliação mais detalhada. Quanto mais cedo for feita uma investigação, mais rápido será possível oferecer suporte, caso necessário.
 Nivia  Rossi
Psicopedagogo
São Paulo
Boa tarde!

É importante que o diagnóstico de autismo seja logo cedo , não tem necessidade de esperar chegar a uma idade para observar certos sinais , por isso sugiro que indique estes comportamento para o pediatra que conduzirá de forma mais adequada, quanto ao seu desconhecimento, sugero ler mais sobre o assunto , existem livros para isso. Outra coisa não fique ansiosa , tudo no seu tempo.
Prof. Tatiane Oliveira
Psicopedagogo
Poço Fundo
Boa tarde, tudo bem e você? Esses sinais sim, pode sem indicadores de autismo. Busque uma avaliação psicopedagógica para detectar a hipótese com maior confiabilidade e depois da avaliação busque um neuropediatra para confirmar a hipótese e dar início às terapias.
Sinais que você descreveu
Você relatou que sua bebê de 1 ano e 4 meses:
Anda na ponta dos pés
Fica de ponta cabeça
Grita e balança as mãos
Só quer assistir aos mesmos desenhos repetidos
Não dá atenção a outros desenhos
Não olha quando é chamada pelo nome
Esses comportamentos podem, sim, estar entre os sinais precoces do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Alguns dos sinais mais comuns em bebês dessa idade incluem:
Falta de resposta ao nome
Pouco contato visual
Comportamentos repetitivos (como balançar as mãos, andar na ponta dos pés, assistir repetidamente ao mesmo desenho)
Pouca ou nenhuma reação a sons
Dificuldade em interagir ou brincar com outras crianças
Preferência por rotinas e resistência a mudanças Esses sinais não significam, necessariamente, que sua filha tem autismo, mas indicam que vale a pena buscar uma avaliação especializada


.
O que fazer agora?
Procure o pediatra: Leve suas observações detalhadas para o médico da sua filha. O pediatra pode fazer uma triagem inicial e, se necessário, encaminhar para um neuropediatra ou outro especialista.
Avaliação multidisciplinar: O diagnóstico de autismo é feito por uma equipe, geralmente envolvendo neuropediatra, psicólogo e fonoaudiólogo.
Intervenção precoce: Caso seja confirmado algum atraso ou o diagnóstico de TEA, iniciar terapias o quanto antes pode fazer muita diferença no desenvolvimento da criança

.
Por que agir cedo é importante?
Quanto mais cedo for feita a avaliação e, se necessário, iniciado o acompanhamento, maiores são as chances de estimular o desenvolvimento da sua filha e ajudá-la a superar possíveis dificuldades

.
Fique tranquila, você não está sozinha!
Muitas famílias passam por esse momento de dúvida e preocupação. O mais importante é observar, buscar orientação e agir cedo. Se precisar de mais informações ou quiser conversar sobre como é o processo de avaliação, estou aqui para ajudar!
Se desejar, posso te orientar sobre como conversar com o pediatra ou indicar perguntas para levar na consulta.
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 Daniel  Castilhos
Psicanalista, Psicopedagogo
Porto Alegre
Alguns bebês apresentam sintomas "que podem" ser comuns no desenvolvimento autístico, caminhar nas pontas dos pés, quando não é uma resposta ao estímulo da sola dos pés, como chão frio, molhado. Algumas crianças ao perceberem novas texturas reagem caminhando na pontas dos pés. Movimentos giratório com as mãos é comum quando a criança vive uma grande emoção ou felicidade, mas se a criança faz o movimento sem motivo aparente, pode ser característica do reflexo motor de criança com sintomas de autismo. É importante observação e consulta com profissionais que tem experiências com esse quadro de desenvolvimento.
Olá! Pelo seu relato, pode ser autismo sim, mas é muito importante não concluir sem apoio médico! Consulte um neuropediatra.
 Carolina Gurgel
Psicopedagogo
Rio de Janeiro
Alguns comportamentos que você descreveu — andar na ponta dos pés, balançar as mãos, buscar movimentos repetitivos, preferir os mesmos desenhos e não responder sempre ao nome — podem ser sinais de alerta para autismo, mas não significam diagnóstico. Nessa idade (1 ano e 4 meses), muitas crianças ainda estão amadurecendo a comunicação, o contato visual e a atenção conjunta. O mais importante é avaliar o conjunto dos comportamentos e não apenas um sinal isolado.
Recomendo que você procure um pediatra, neuropediatra ou equipe especializada em desenvolvimento infantil para uma avaliação mais completa. Quanto mais cedo for observado, melhor o acompanhamento e, se houver necessidade, a intervenção precoce traz ótimos resultados.

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