Olá tudo bem? Por favor tenho uma dúvida eu só uso azeite extra virgem em tudo porém sem aquecer coz

6 respostas
Olá tudo bem? Por favor tenho uma dúvida eu só uso azeite extra virgem em tudo porém sem aquecer cozinho tudo somente com água e tempero e depois adiciono azeite, tem me feito muito bem meu intestino melhorou como nunca meu cabelo melhorou tinha cravos acabou mas fico preocupado de estar consumindo muito é perigoso?
Dentro de uma dieta balanceada o azeite de oliva extravirgem é muito bem vindo sim. Normalmente ele tem muitos benefícios e não costuma ter contra indicação. Porém, ainda assim é um alimento alto em calorias e em gorduras que devem estar sempre em equilíbrio na nossa dieta. Um profissional nutricionista te dirá exatamente quando e quanto usar para que você se traquilize sobre o consumo e continue colhendo os benefícios de tê-lo na dieta.
Te convidamos para uma consulta: Consulta nutricionista - R$ 350
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Muito pelo contrário. O ideal é consumi-lo sem aquecer para consumir todas as suas propriedades de sabor, cheiro e para a saúde. Muito bem!
O Azeite extra virgem é um ótimo alimento, e o principal risco de estar comendo em excesso são as calorias a mais que podem fazer diferença. Em uma dieta balanceada com quantidades ajustadas, ele é uma ótima e indispensável fonte de gordura.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para gordura corporal - R$ 240
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
O azeite extra-virgem é um alimento maravilhoso, fonte de vitamina E e gorduras monoinsaturadas, sendo considerado um alimento antioxidante, protetor cardiovascular, dentre outros benefícios à saúde.
Porém, para a gente conseguir todos os benefícios nutricionais dele a nível de não ter muitas perdas nutricionais, o mais indicado é usar o azeite comum para cozinhar e deixar o extra-virgem para as saladas ou colocar por cima da comida.
O risco que ele pode trazer é se comer em excesso, ou seja, dependendo também de outros alimentos que consuma ao longo do dia, principalmente os que já possuem gordura na sua composição nutricional: seja no ovo, queijos, leites, iogurtes, carnes, etc.
Abraço
Olá! Tudo bem? Espero que sim. O azeite de oliva é um excelente alimento quando utilizado de forma moderada, precisamos apenas ter cuidado com o excesso. É bem provável que ele tenha sim ajudado a regularizar o funcionamento do seu intestino em conjunto com outros aspectos da sua alimentação. Se quiser um acompanhamento individualizado, estou à disposição. Um abraço!
Usar azeite extra virgem em suas refeições é uma escolha saudável devido aos benefícios nutricionais que ele oferece, incluindo ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes. O fato de você não aquecer o azeite diretamente ao cozinhar com água e tempero pode preservar melhor alguns desses componentes benéficos.

No entanto, é importante ter em mente que mesmo o azeite de oliva, que é uma gordura saudável, é uma fonte calórica densa. Consumi-lo com moderação é uma prática sensata para evitar um excesso calórico, especialmente se estiver buscando manter ou perder peso.

A quantidade ideal de azeite pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como necessidades calóricas individuais, dieta geral, e objetivos de saúde. A moderação e o equilíbrio são essenciais em qualquer dieta.

Além disso, é ótimo que você tenha observado melhorias em sua saúde, incluindo benefícios para o intestino e para o cabelo. Se você está preocupado com o consumo excessivo, considere estas sugestões:

Atenção às Porções: Use o azeite de forma moderada, e esteja ciente das porções ao adicioná-lo às suas refeições.

Variedade na Dieta: Embora o azeite seja uma excelente opção, também é importante incluir uma variedade de alimentos saudáveis em sua dieta para garantir que você esteja obtendo todos os nutrientes essenciais.

Consulta Profissional: Se você tiver preocupações específicas ou quiser obter orientações personalizadas, é recomendável consultar um nutricionista ou profissional de saúde. Eles podem ajudar a ajustar sua dieta de acordo com suas necessidades individuais.

Especialistas

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Cardiologista

Bragança Paulista

Martha Rodrigues Sanjad

Martha Rodrigues Sanjad

Endocrinologista

Brasília

Graziela Baranda

Graziela Baranda

Geriatra

Além Paraíba

Jairo Vicente Nogueira Pimentel

Jairo Vicente Nogueira Pimentel

Cardiologista, Médico do trabalho

Vila Velha

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Bruna Scaglia

Bruna Scaglia

Endocrinologista

Posto Da Mata

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 192 perguntas sobre Hipercolesterolemia (Níveis elevados de colesterol)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.