Oq eu sinto é normal? Ultimamente estou evitando de assistir filmes .. mais quando bate a curiosida

14 respostas
Oq eu sinto é normal?
Ultimamente estou evitando de assistir filmes .. mais quando bate a curiosidade eu assisto.. o problema é que depois as cenas ficam na minha cabeça, e eu meio que começo a me sentir o personagem isso me dar medo as vezes porque fico colocando coisas na cabeça.
Mais depois essas coisas somem
Mais eu fico pensando se isso é normal ou é alguma coisa
Olá! Vamos ver se eu te ajudo um pouquinho... Muitas vezes nos identificamos diretamente com algum protagonista de um filme, ou mesmo com aquele personagem que percebemos tão distintos de nós, mas que, indiretamente, ele nos disse alguma coisa que antes desconhecíamos, não é mesmo? Deixo aqui uma citação pra vc pensar: 'Não há nada que o homem mais tema do que o contato com o desconhecido', Elias Canetti. Será que esclareci algo em sua busca?

Olá de fato seu relato me dá a impressão de que se sente estranho quando percebe outros papéis que pode assumir na vida.O filme pode ser o estímulo para se colocar em outros personagens. Mas a escolha para descoberta é apenas sua. O que acha de buscar conversar com um profissional que pode ter uma escuta para esta sua demanda.
Estou disponível para apoia-lo neste processo.
Olá! O contato com o desconhecido pode manifestar medos, às vezes a busca por mudanças em nós ou mesmo o despertar de questões desconhecidas por meio de personagens traz sensações incomodas. Essas questões podem ser trabalhadas em terapia, que é um processo de autoconhecimento, caso você sinta que essa demanda tem interferido de maneira intensa na sua vida. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Um abraço
Não há como saber exatamente do que se trata sem uma conversa mais longa e sem nos aprofundarmos um pouco mais no que está acontecendo, o contexto acaba sendo muito importante nesses momentos e sem ele qualquer palpite seria somente um palpite. Vou te convidar a fazer um pequeno exercício: pense quais filmes te fazem sentir assim? São todos? Tem um gênero específico? Tenta nomear os sentimentos e sensações que você tem. Em que momentos isso acontece? É em todo lugar ou só no trabalho, em casa ou na faculdade? Tenta prestar atenção no como você se sente e perceber o máximo de informações que conseguir, se isso continuar te incomodando procure um profissional. Espero ter te ajudado!
Olá, o processo de identificação com personagens e ídolos são projeções da nossa identidade e de fantasias. Considero importante você entender melhor o que sente, quais são os pensamentos gerados e as causas que te levam a isso. A psicoterapia pode te ajudar nesse processo.
Estou a disposição.
Olá, realmente é necessário mais dados para compreendermos melhor o que se passa com você. Contudo, arriscando bastante, parece-me que você se impressiona com filmes, cujas histórias te "tiram" da realidade, faz sentido isso? Eu lhe pergunto:
Como está sua vida?
Como está a sua vida real?
Sua realidade está difícil?
É gostoso de desligar da realidade por meio dos filmes, de sua imaginação?
São perguntas para reflexão. Mas, caso isso esteja incomodando você, procure ajuda de um profissional da Psicologia, ok?
Olá! Fico a me perguntar como está a sua realidade. Experimentar papéis na vida até pode ser saudável. Mas o quanto a fantasia invade ou impede de você realizar as tarefas normais e quotidianas? Outra questão é: que tipo de filmes você vê? Alguns são bem impressionantes. Fico à disposição!
As vezes nos deparar com algo diferente assusta. Mas logo volta a normalidade da realidade.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Bom dia
Uma boa avaliação psicológica vai lhe ajudar a entender o que está ocorrendo contigo, através de um diagnóstico psicológico. Arriscar a entender com poucas informações, vai gerar um terreno arenoso pra você.
Seria interessante a psicoterapia, com um profissional trazer algumas questões referentes ao que anda acontecendo e sentindo com relação a isso. Entender quais os contextos, a frequência, e as formas que lida com isso, seria importante avaliar. Há várias questões que podem ser discutidas, a terapia seria interessante pois além do acompanhamento de um profissional você teria privacidade e segurança de falar essas questões com uma escuta sem julgamentos. Questões como, desde quando isso acontece, se existe algum fator ou acontecimento que iniciou esses comportamentos, quais outras estratégias que usa para lidar com suas emoções ou situações aversivas. E junto com um profissional tatear essas emoções e construir uma forma mais flexível de lidar com as experiências. Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida.
Olá! Pensamentos obsessivos podem ser compreendidos como ideias recorrentes. Ou seja, eles representam uma repetição psíquica em torno de uma pessoa, de uma indagação ou de uma cena. Em casos extremos essa fixação se torna viciosa e é causa de intensa aflição. Contudo, pelo seu discurso, me parece que isso acontece de maneira temporária. Assim, talvez seja importante explicitar que é esperado surgirem alguns pensamentos indesejados, de vez em quando. Mas que, apesar disso, é preciso estar atento caso eles se tornem mais constantes ou caso causem angústia ou sofrimento. Saiba o seu limite!

Sim, é normal. Muitas pessoas têm experiências semelhantes quando assistem a filmes ou outras formas de arte. É comum sentir-se conectado ao personagem ou à história, e isso pode levar a pensamentos e sentimentos profundos. No entanto, se você estiver se sentindo ansioso ou desconfortável com essas experiências, é importante procurar ajuda profissional.
É normal sim, pois quando assistimos algo gera uma conexão, principalmente a arte, porem cada pessoa possui o seu limite e você precisa encontrar o seu. Procure um psicólogo
Se isto te incomoda, não é o seu normal. Mesmo que seja "normal" para os outros.
Procure uma terapia para auto conhecimento. Isto vai te ajudar muito.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!