Os formigamentos provocados pela ansiedade podem ter periodos em que desaparecem e depois voltam?

34 respostas
Os formigamentos provocados pela ansiedade podem ter periodos em que desaparecem e depois voltam?
Bom dia!! Se foi diagnosticado que esse formigamento tem origem exclusivamente na ansiedade, sim, pode acabar tendo períodos em que aparece e desaparece. O nosso corpo sempre está em sintonia com nosso estado emocional! Avalie se o reaparecimento vem em períodos de maior ansiedade e estresse ou se precisa de uma reavaliação. Busque o tratamento adequado!

Olá. É possível que os formigamentos provocados pela ansiedade podem, de fato, apresentar períodos em que desaparecem e, em seguida, retornam. A relação entre ansiedade e sintomas físicos, como formigamentos, é complexa e pode variar de pessoa para pessoa.

No entanto, é fundamental abordar essa questão com profissionais de saúde qualificados. Recomendaria que você consulte uma psicóloga para avaliar e tratar a ansiedade. Além disso, sempre é importante buscar um médico, para descartar qualquer condição física subjacente que possa contribuir para os sintomas de formigamento.

Tarcíla Vieira de A. Silva - Psicóloga - CRP 03/25212 (@tarcilapsi).
Olá, sim esse sintoma é transitório. É importante que você faça um acompanhamento psicológico e durante o processo avaliar se será necessário procurar um psiquiatra. Observe se esse sintoma está acompanhado de outros, a frequência e quanto tempo duram. Procurar ajuda vai auxiliar a identificar seus gatilhos afim de dimiunuir o aparecimento do sintoma. Abraços,
Olá, como vai? Os sintomas causados pela ansiedade podem sim ter durações e intensidades distintas a depender, principalmente do seu estado emocional. Importante avaliar se esses sintomas, como o formigamento são originados exclusivamente pela ansiedade. Para isso, faz-se necessário uma avaliação médica geral com diagnósticos de exclusão. Caso isso ja tenha sido feito, recomendo que você fique bastante atente ao seu contexto de vida, seu contexto emocional, aos pensamentos, para ir percebendo os momentos de maior tensão, estresse e ver a relação disso com o aparecimento e desaparecimento do formigamento. É importante pensar em um bom acompanhamento psicológico individualizado, para acompanhar melhor o seu caso. Fico a disposição e desejo melhoras.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 190
Olá! É comum sim que sintomas emocionais oscilem em intensidade e forma, as vezes sumindo por completo e voltando depois. Isso acontece pelo fato do nosso estado emocional também ser fluído, dependendo dos estímulos do nosso cotidiano. Porém, vale a pena investigar se a causa dos sintomas são realmente emocionais. Caso seja confirmado, é uma possibilidade um acompanhamento com uma pessoa profissional da psicologia para cuidar da situação.
Oi, boa tarde. Sim, isso pode ocorrer e inclusive é muito comum que ocorra. É normal que os sintomas físicos de origem psicológica variem nas suas intensidades e nas suas formas de se expressarem com o passar do tempo, normalmente levando em conta que coisas estão ocorrendo na vida da pessoa. É comum, por exemplo, que em um determinado momento de vida uma pessoa tenha o sintoma de suor nas mãos e músculos fracos quando vive uma situação de ansiedade e em outro momento da vida os sintomas sejam substituídos por formigamentos e frequência cardíaca alterada; assim como também é normal que hajam períodos da vida onde a pessoa não desenvolve nenhum sintoma físico nos momentos ansiosos. Isso é natural, e sempre está relacionado ao universo interno da pessoa, como ela está, que coisas tem vivido, que emoções estão mais presentes e etc. A ansiedade é algo natural e que acompanha a todos por toda a vida. Porém, quando em exagero pode acarretar diversos problemas para o sujeito, incluindo o desenvolvimento de sintomas físicos desagradáveis. Se você sentir que precisa de ajudar para lidar com a sua ansiedade e se achar que a terapia pode ser um caminho para isso, fico disponível para agendarmos um horário através do meu perfil e conversarmos melhor. Espero que a minha resposta tenha o ajudado em alguma medida, e te desejo muita sorte (:
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Sim, corpo e mente trabalham juntos, um influencia o outro e vice versa, logo, essa atenção maior focada nos sintomas pode gerar uma somatização na presença de fatores emocionais ou psicológicos, por isso, minha recomendação é que faça exames pra compreender a situação física, mas também busque um psicólogo para melhor acolhimento das suas questões em um espaço seguro! Desejo boa sorte nessa procura, qualquer coisa to por aqui, um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 140
Primeiramente é necessário descartar qualquer possibilidade de que esse sintoma seja causado por alguma condição médica como diabetes, derrame, artrite, entre outras. Um bom médico generalista será capaz de fazer essa avaliação.
Caso este sintoma seja exclusivamente de origem emocional é natural que oscile em intensidade e freqüência tanto em períodos curtos (horas e dias), quanto mais longos (semanas e meses).
Inclusive pode aparecer sem que haja motivação emocional imediata ou aparente, fatos como esse costumam deixas os pacientes confusos e inseguros em relação ao sintoma.
Uma boa psicoterapia será perfeitamente capaz de auxiliar você com esta sintomática ou outras que possam se associar num quadro de ansiedade. Um psicólogo com experiência clínica estará capacitado para avaliar e encaminhar ao médico caso haja necessidade.
Olá, bom dia, tudo bem?

Os sintomas de formigamento, se forem provenientes apenas da ansiedade, é comum que esses sinais voltem e desapareçam, de acordo com o nível de ansiedade. Geralmente, quando os níveis de ansiedade são mais elevados, esses sintomas são mais evidentes e intensos. É necessária a realização de uma avaliação profissional com um psicólogo e/ou psiquiatra para melhor compreensão desses sintomas.

Espero que tenha esclarecido, estou à disposição!

Abraço!
Olá, sim, é possível que formigamentos provocados pela ansiedade apresentem períodos de desaparecimento e posterior retorno. O corpo reage de maneiras diversas ao estresse, e sintomas físicos como formigamentos podem variar em intensidade ao longo do tempo, muitas vezes correlacionados com os níveis de ansiedade que você sente. Entendo que esses períodos de formigamento podem ser desconfortáveis e impactar seu bem-estar emocional. Recomendaria considerar a busca por apoio psicológico, como a psicoterapia, para explorar estratégias que ajudem a lidar com a ansiedade e seus sintomas físicos. Um abraço!
Olá. Sim, você pode sentir ansiedade e ter sintomas e sensações diferentes, podendo se repetir sempre ou espaçado. Abraço.
O corpo é um organismo vivo, não há nada estático e fixo nele. Mesmo um sintoma frequente pode assumir nova roupagem. Portanto, é natural que um sintoma vá e venha, que varie em grau e intensidade. Apesar do desconforto deste sintoma físico, procure não se concentrar nisso, mas sim na causa, que é a ansiedade em si mesma. Procure ajuda especializada para lidar com ela, para compreender de onde vem e desenvolver seus próprios recursos para manejar suas emoções.
Olá. Como está? Espero que melhor. É preciso investigar primeiramente se os formigamentos são derivados apenas da ansiedade. Pode procurar um médico para fazer exames de rotina e averiguar esses formigamentos. Se for constatado que trata-se apenas da ansiedade, o ideal seria procurar ajuda de uma psicóloga para te ajudar nesse processo. Mas sim, os formigamentos podem aparecer em alguns períodos e outros não. São diversos sintomas físicos que a ansiedade pode trazer, junto ao sofrimento psicológico. E não necessariamente uma crise será igual a outra. Espero ter ajudado. Sigo à disposição. Um Abraço.
Olá. Sim, o formigamento vai oscilar conforme a intensidade da ansiedade. Sendo um sintoma muito frequente, tende a causar prejuízos significativos. É fundamental buscar ferramentas para manejar a ansiedade e a Terapia Cognitivo-comportamental é a abordagem mais indicada nestes casos!

Sim, formigamentos causados pela ansiedade podem apresentar períodos em que desaparecem e, em seguida, retornam. A ansiedade pode manifestar-se de maneiras físicas, como tensão muscular e sensações cutâneas anormais. Se os formigamentos persistirem ou causarem preocupação, é aconselhável consultar um profissional de saúde para avaliação e orientação adequadas. Estou a disposição para te ajudar nessa questão.
Olá, como você está?
Sim, é possível que os formigamentos causados pela ansiedade apareçam e desapareçam. A ansiedade pode levar a uma série de sintomas físicos, incluindo formigamento. Isso acontece porque a ansiedade ativa nosso sistema de "luta ou fuga", levando a várias reações físicas.

Os formigamentos podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas mãos, pés, braços e pernas. No entanto, é importante lembrar que nem todas as pessoas que sentem formigamentos sofrem de ansiedade.

Se você está preocupado com esses sintomas, ou se eles são persistentes e estão afetando sua qualidade de vida, é importante procurar ajuda médica. Existem outras condições que também podem causar formigamento, então é sempre melhor ter certeza. Fico à disposição. Cuide-se! @kelly_psicologa
Olá! Para garantir uma compreensão abrangente, é fundamental investigar também questões orgânicas. Recomendo que consulte um profissional de saúde para descartar causas físicas. Uma vez que questões médicas sejam consideradas, a psicoterapia pode ser uma ferramenta valiosa para explorar e manejar os aspectos emocionais relacionados aos formigamentos.

Estou aqui para apoiar você nesse processo. Se desejar discutir mais sobre suas experiências ou agendar uma consulta para uma avaliação mais detalhada, estou disponível. Ofereço um espaço seguro e acolhedor para explorarmos juntos essas questões. Aguardo seu contato para agendarmos uma consulta.
Olá! Os sintomas fisiológicos da ansiedade podem aparecer de formas diferentes. Talvez alguns são mais familiares para certas pessoas, como o formigamento, por exemplo. É importante olhar causas clínicas para descartar qualquer outro diagnóstico que não seja a ansiedade. Alguns exames clínicos podem ajudar, e claro, excluídos quaisquer sinais de uma patologia clinica é possível buscar causas emocionais, trabalhando especificamente o formigamento e a parte do corpo acometido através de técnicas de role play. Estou à disposição. Visite meu perfil profissional.
Olá, como tem passado?
É preciso falar um pouco mais sobre esses períodos ou episódios de formigamentos, é possível sim que eles surjam e desapareçam, mas é preciso elaborar mais sobre quais momentos são esses, com quem, em quais situações, como ocorrem, intensidade, como você se sente e o que mais pensa sobre, traçar uma reconstrução histórica dos sintomas, a fim de pensar a relação dele com o todo.
Procure um(a) psicólogo(a) para dizer mais sobre eles e poder procurar mais qualidade de vida, espero ter ajudado.
A ansiedade é uma reação temporária e normal do corpo a situações que causam preocupação ou medo, como precisar fazer uma apresentação em público, ter uma entrevista de emprego ou fazer um exame na escola.

No entanto, quando a ansiedade é intensa, surge sem motivo aparente e atrapalha as tarefas diárias, pode indicar um transtorno de ansiedade como o transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico ou fobia.
Em caso de ansiedade, especialmente se os sintomas forem frequentes ou intensos, é recomendado consultar com psicologo ou mesmo um psiquiatra para uma avaliação. Quando indicado, o tratamento da ansiedade pode envolver psicoterapia e o uso de medicamentos .
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Olá, sim, os formigamentos podem retornar. O formigamento do corpo é uma resposta esperada em momentos de ansiedade, crises e situações mais intensas de ansiedade. Episódios de ansiedade são normais apresentarem reações corporais. Para lidar no momento em que você sentir essas reações, o melhor a se fazer é relaxar a tensão do corpo, e dar atenção a outros estímulos. Isso é para reduzir a intensidade emocional da ansiedade. Depois que ela for reduzida, dá para pensar o que desencadeou a ansiedade, acolher os sentimentos daquela situação, e depois racionalizar como lidar com mais gentileza a si nestes momentos.

A psicoterapia vai ajudar a compreender melhor como funciona estes passos e detalhar estratégias que funcionam especificamente para você, além de avaliar com minúcia como a ansiedade funciona em seu caso.
Oi, sim! Esse sintoma pode aparecer e desaparecer a depender do período que você se encontra emocionalmente. Recomendo fazer o acompanhamento psicológico e ao longo do processo avaliar se é necessário fazer o tratamento psiquiátrico também. Também vejo como relevante, observar se este sintomas está aparecendo de forma isolada ou está acompanhado de outros. Por fim, buscar por ajuda profissional vai te ajudar a identificar os gatilhos e com isso diminuir o aparecimento dos sintomas.
Os formigamentos os quais vc se refere devem ser avaliados por médicos especialistas para descartar qualquer possibilidade fisiológica envolvida. Uma vez que isso estiver alinhado, podemos trabalhar com a possibilidade de serem ocasionados por sentimentos ansiosos. Assim sendo, a resposta é sim. Os sintomas de uma crise ansiosa são desengatilhados por situações específicas, ou padrões circunstanciais. Estes devem ser identificados e então um trabalho psicológico pode te ajudar a encontrar estratégias de enfrentamento para esses momentos. Outras técnicas de relaxamento e atenção podem ser utilizadas para que vc se auto-regule também nesses episódios. Busque um profissional de confiança!
Durante a crise de ansiedade, o corpo reage com a descarga de adrenalina e com ele alguns sintomas (formigamento). Essa sensação passa após alguns minutos (podendo durar até no máximo 15 a 2 minutos). A boa notícia é que nosso corpo é sábio e reage para voltar ao estado natural o mais rápido possível.
O ideal seria entender o motivo que te faz ter as crises e trabalhar nisso até que os sintomas acabem.
Um abraço pra você
Olá! A crise de ansiedade ou como pode também ser chamada crise de angústia possui diversas maneiras de se manifestar. O formigamento é um dos sintomas físicos que pode aparecer, mas isso varia de pessoa para pessoa. Como essa crise não é constante, ou seja, ela se manifesta em momentos e situações diversas, além de conter picos diferentes durante cada manifestação, esses formigamentos podem sim aparecer e desaparecer. No entanto, o formigamento não é um sintoma exclusivo de ansiedade, apesar de ser muito comum. Caso você sinta além desse formigamento outros sintomas que te prejudicam, seria interessante buscar para além da ajuda profissional terapêutica (para tratar a ansiedade e suas causas), uma ajuda profissional médica (para que seja possível descartar outras origens para tal formigamento). Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 140
Sim, os formigamentos provocados pela ansiedade podem, em alguns casos, apresentar períodos de melhora seguidos por períodos de recorrência. Os formigamentos ou sensações de dormência podem ser sintomas de ansiedade e estresse, muitas vezes relacionados à resposta do corpo ao sistema nervoso autônomo.

Quando uma pessoa está ansiosa, o corpo pode entrar em um estado de alerta, ativando a resposta de "luta ou fuga". Isso pode resultar em diversas manifestações físicas, incluindo tensão muscular, respiração rápida e mudanças na circulação sanguínea. Essas alterações podem causar sensações de formigamento, dormência ou até mesmo dor.

Os sintomas de ansiedade podem variar em intensidade ao longo do tempo, dependendo de diversos fatores, como níveis de estresse, eventos de vida, qualidade do sono e outros elementos que impactam o bem-estar emocional.

É importante destacar que, embora os formigamentos possam ser associados à ansiedade, existem também outras causas médicas possíveis para esses sintomas, como problemas de circulação, compressão nervosa ou condições neurológicas. Se os formigamentos são persistentes, causam desconforto significativo ou são acompanhados por outros sintomas preocupantes, é aconselhável procurar a orientação de um profissional de saúde para uma avaliação adequada.
Depende muito , se este formigamento for comprovado que sua origem na anciedade pode ser tratado com psicoterapia em parceria com psiquiatra.
Olá, como você está? É possível que esse sintoma apareça de desapareça várias vezes devido ao estado emocional que a pessoa se encontra. Muitas vezes acabamos somatizando os problemas de ordem psicológicas / emocionais e nosso corpo acaba falando através de sintomas como formigamento, suor, dores, insônia e entre outras sensações. É super importante a busca de tratamento com profissional adequado para que esses sintomas não se transformem em doenças psicossomáticas. Estou disponível para falamos mais sobre assunto. Fique a vontade para agendar sua consulta
Olá, tudo bem? Sempre importante buscar um atendimento com o medico para fazer alguns exames e verificar se esta tudo bem fisicamente, agora se estiver tudo em ordem podemos pensar que é um sintoma de ansiedade que aparentemente é periódicos, importante refletir se outros sintomas não ocorrem com maior intensidade quando não são os formigamentos, há e claro busque atendimento para trabalhar essa ansiedade. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! Inicialmente, é crucial descartar qualquer possibilidade de o formigamento ser causado por alguma condição médica. Posteriormente, se identificado como resultado da ansiedade, é provável que seja transitório, manifestando-se em situações em que você se sentiu particularmente ansioso. Esse fenômeno ocorre porque muitas vezes somatizamos questões psicológicas, e quando não prestamos atenção a esses aspectos, nosso corpo expressa sinais que clamam por ajuda.

Se necessário, não hesite em procurar apoio para lidar com essas questões que te aflingem. Conte comigo!
Se o formigamento houver sido diagnosticado como sintoma da ansiedade então, sim, podem haver períodos de presença e outros de desaparecimento do mesmo. Todavia, manter um acompanhamento médico e psicológico é essencial para reavaliação do quadro e construção de estratégias para se lidar com esse mal estar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá! Os formigamentos causados pela ansiedade podem ser transitórios e estarem relacionados a algum fator estressor. Vale você aprofundar sobre este assunto a fim de não deixar que este sintoma evolua para questões tipo Burnout ou Esgotamento mental emocional. Se precisar de ajuda, estou por aqui. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 100
Os episódios de formigamento decorrentes da ansiedade geralmente são temporários e podem estar ligados a situações estressantes. É importante investigar mais sobre esse tema para evitar que esse sintoma se agrave e resulte em condições como Burnout ou Esgotamento emocional. Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Sim! é um sintoma comum de ansiedade. Possivelmente a outros envolvidos mas o viés atencional está voltado a este em um primeiro momento. Nesse sentido, é importante entender do que se trata essa ansiedade, quais gatilhos e fatores de manutenção para resolver e ter mais qualidade de vida. :)