Os pensamentos intrusivos no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) significam que a pessoa realmente
3
respostas
Os pensamentos intrusivos no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) significam que a pessoa realmente quer fazer o que pensa?
Não. No TOC, o conteúdo do pensamento não representa desejo, intenção ou impulso real. O pensamento causa sofrimento justamente porque é contrário ao que a pessoa quer. Ele é egodistônico: invade, contradiz valores, produz medo, culpa e necessidade de controle. Se houvesse vontade real, não haveria angústia. O TOC não revela desejo oculto, revela medo de perder o controle.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Na maioria das vezes, não. Justamente por isso é que são pensamentos intrusivos. É por isso que precisamos nos acautelar em relação ao cuidado e prevenção imediatos em relação ao TOC. A compulsão existe justamente como uma tentativa de neutralizar algumas dessas obsessões ou pensamentos intrusivos, mas não significa que é desejo do sujeito a execução do pensamento, ainda que ele seja persistente, repetitivo e/ou intrusivo.
Não, os pensamentos intrusivos no TOC não significam que a pessoa realmente quer fazer o que pensa. Pelo contrário, eles geralmente causam medo, culpa e repulsa justamente porque são opostos aos valores e desejos da pessoa. Por exemplo, alguém pode ter o pensamento de machucar alguém querido, mas isso a assusta profundamente, pois ela jamais teria vontade de fazer algo assim. Esses pensamentos surgem de maneira involuntária e não refletem a verdadeira intenção da pessoa, são um sintoma do transtorno, não um desejo real. É importante lembrar que ter pensamentos intrusivos não torna alguém perigoso ou “ruim”, o sofrimento vem exatamente do fato de que a pessoa não quer que esses pensamentos existam.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- . Qual é a diferença entre "mania de organização" e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- . O que são "pensamentos de simetria" no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Quais indicadores do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) podem ser observados no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
- Como a montagem da pirâmide do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister reflete os rituais do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Quais cores são mais frequentes no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) no teste Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
- Quais são os indicadores de ansiedade e compulsão no Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister ?
- Qual a utilidade clínica do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister para o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Quais características na pirâmide do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister indicam traços obsessivos?
- . O que a "simetria" na montagem da pirâmide do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister significa no contexto do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- O que diferencia o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) de simetria de uma pessoa organizada?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1268 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.