Ouvi dizer que a homossexualidade surge em decorrencia de traumas psicologicos ou de mal relacioname

27 respostas
Ouvi dizer que a homossexualidade surge em decorrencia de traumas psicologicos ou de mal relacionamento com a figura paterna..Gostaria de saber se isto é realmente provável?
Não sou especialista neste tema, mas vou colocar minha experiência do que vi em clínica. A sexualidade humana é tema de pós-graduações, ou seja, um tema complicado. Isto é um mito. Há pessoas que cresceram em lares harmoniosos, mesmo assim, sua sexualidade não foi para a hétero. deste modo, sem nenhum trauma, a pessoa se descobre até como assexuado. Uma professora brincava, quando tratava destes assuntos em sala, Dizendo: " o Tarado é o normal pego de surpresa."

Não, não tem nada a ver! A homossexualidade é apenas um nome dado a uma forma diferente da padrão de ser, se perceber e de amar.
Não há nada de errado nisso e nem deveria haver uma classificação que o diferenciasse do normal! O normal é o respeito, o amor e o bem que fazemos na vida!
Não, não é provável.
Cada vez mais as evidências científicas afirmam que a homossexualidade tem forte componente genético. Não é uma escolha e nem questão de traumas.
Olá. É possível haver sim este quadro, mas não necessariamente é a regra geral. Lembre-se apenas que o trauma é um problema a ser tratado. Homossexualidade não é um problema. Portanto, não faz sentido algum tratar algo que não é um problema. Receios e preocupações em relação a este e outros temas, isso sim pode ser tratado.
Olá! em primeiro lugar, a homossexualidade não é opção, escolha ou orientação. a homossexualidade é identidade sexual que por vez esta relacionada a fase de transição. Pode se assim dizer que, a retenção na fase de transição sexual, ou seja a falha na carga erótica gera no individuo uma angustia em ter que se relacionar com o sexo oposto. Por fim, a construção da identidade sexual tem muito haver com a questão familiar.
Bom dia, volto a reforçar quanto dito pelos colegas a cima, homossexualidade não é uma opção e não depende das influencias familiares, estes últimos podem causar desconforto e algum problema em relação a aceitação e respeito da diversidade.
A homossexualidade não é uma escolha. Portanto, não é definida por traumas ou dificuldades de relacionamento com a figura masculina ou feminina. O mais importante é você entender o que vive e buscar na sua condição, seja ela qual for, mecanismos de ser feliz. Infelizmente temos uma sociedade muito preconceituosa e sabemos o quanto isso afeta emocionalmente a muitos. Busque sempre o melhor caminho para se manter saudável e, caso precise de ajuda, não tenha vergonha de procurar. Abraços.
Mais importante que tentar entender sobre como alguém se torna homossexual é tentar se perceber dentro desta condição, como se sente, buscar elementos para lidar com os conflitos latentes por trás de uma fala racional, aprender a lidar com os afetos de forma mais potente e menos sofrida.
Olá! Ainda não há um consenso sobre este assunto, mas estudos científicos apontam para características genéticas que contribuem para a homossexualidade, não tendo relação com as figuras parentais (pai e mãe). É importante não entender esta condição como algo que seja anormal, um transtorno passível de tratamento ou fruto de um trauma ou conflito. É uma forma natural de manifestar os afetos e a sexualidade. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 160
As pesquisas científicas tem mostrado que a homossexualidade está mais relacionada com questões genéticas.
Algumas dificuldades sexuais e transtornos que envolvem a sexualidade se relacionam a traumas parentais. Mas identidade sexual não é um transtorno por isso não tem nada a ver com trauma. Não podemos confundir transtornos que envolvem diversas dificuldades em vivenciar a sexualidade com Identidade Sexual.
Os antigos manuais de Psiquiatra, consideravam até pouco tempo a Homosexualidade como transtorno. Mas hoje isso já não é mais válido, foi posto de lado. As múltiplas firmas de identidade sexual não são transtornos, por tanto não se relacionam a eventos traumáticos na infância. Embora, não podemos negligenciar que os tabus e preconceitos produzem vivências traumáticas referentes a exclusão, falta de acolhimento e aceitação. Mas traumas pela exclusão e violência daí efeitos do tabu e preconceito.
Olá ! Boa noite. O tema é bastante complexo. Olhar com uma visão simplista nos tornaria bastante reducionistas. Se o homem é bio/psico/social/espiritual todas essas variáveis entram em cena nos diversos temas humanos. No meu ponto de vista tudo está interligado sistemicamente e esse todo interfere nas partes e as partes interferem no todo... temos a genética, a cultura, Padrões familiares disfuncionais transgeracionais , transtornos psíquicos que interferem diretamente na formação de identidade Pessoal, sexual, afetiva, social etc. Particularmente não acredito em um fator exclusivo como causador da homosexualidade. E Tbem , não acho importante procurar por essas causas... apenas ser o que se é, se aceitar, se amar, se valorizar, sem buscar culpados e nem solução , já que homosexualidade não é escolha e nem doença, apenas uma forma normal de amar!!! Gde abraço!!!
Não, a homosexualidade não provém de traumas na infância. Não é uma escolha, não é uma opção nem é um problema , traumas sim são!! É uma forma de amar e de estar no mundo como qualquer outra, esperando a sociedade entender isso com naturalidade!!
Olá, eu concordo com os profissionais a cima. Não está relacionado. Porém percebo que você está com questões referentes a sua sexualidade e ao seu pai, é isso? Talvez seja proveitoso para você conversar com um profissional, você poderia ter uma qualidade de vida melhor. Fico a disposição para esclarecimentos. Abços.
Olá,
Complementando a contribuição dos outros colegas, gostaria de acrescentar que seria muito simplista e determinista acreditar que na complexidade da subjetividade humana que um fato causa uma ação direta e unívoca que resulta em outra situação específica. Ou seja, que isto causa aquilo. Cada ser humano processa de forma única na sua condição psíquica as situações que lhe acontecem. Ou seja, é impossível pensar que todos que tem conflito com seu pai teriam a homossexualidade como resultado. O mesmo no caso de traumas psicológicos, que são vastos e decorrentes de situações individuais da vida de cada sujeito.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
A homossexualidade era dita como um transtorno, ou seja, uma "doença". Para justificar essa "doença" foi proposto essas falas com a finalidade de ter uma "cura", ou seja, se você resolve o seu trauma ou o seu problema familiar, você deixaria de ser homossexual. Porém, essa afirmação é errada. Como os colegas afirmaram, não pode-se determinar que apenas uma causa gera um determinado resultado, visto que, se fosse, muitas pessoas passariam por situações semelhantes. A pessoa se identificada com a homossexualidade por diversos fatores pessoais, assim como pode se identificar como heterossexual, bissexual, demissexual e entre outros.
A homossexualidade nada tem a ver com traumas ou conflitos vivenciados com a figura paterna. Se assim fosse, penso que não existiriam héteros, pois todos nós, seja em menor ou maior grau, vivenciamos traumas e conflitos com nossos pais. O assunto é muito complexo e ainda não existe nenhuma explicação científica para tal fenômeno. A homossexualidade é uma condição a qual o sujeito já nasce com. A psicoterapia pode ajudar o indivíduo a lidar melhor com as questões que decorrem do fato de ser homossexual, oferecendo suporte de acordo com os seus objetivos, como, por exemplo, ajudá-lo a desenvolver uma autoaceitação, a contar para a família e a lidar com menos sofrimento com o preconceito advindo do outro. Ás vezes, ficamos presos tentando encontrar uma causa para algo específico que, pelo menos por enquanto, foge ao nosso entendimento. Infelizmente, nem tudo na vida tem explicação, e para esses casos, talvez, valha mais a pena aprendermos a conviver com o que o que é desconhecido e focarmos mais nas experiências emocionais, nas vivências que fazem sentido para nós, do que em explicações intelectuais. É como querer explicação de porque uma pessoa gosta de bolo de chocolate e a outra de bolo de cenoura, elas simplesmente gostam, cada uma tem os seus gostos específicos e não há explicação para isso; ou porque alguém gosta de engenharia e outra pessoa gosta de física (se realmente é uma paixão) elas simplesmente são encantadas por diferentes temas, não há explicação exata para isso. Fico à disposição para conversarmos sobre!
Olá!
O que menos importa é a causa, mas sim, aceitar-se como é, com a sua subjetividade, aceitar-se como um ser único, precioso que deseja, assim como todos, ser feliz.
Se caso esteja falando de você, indico que procure um profissional da sua confiança para trabalhar o auto-conhecimento. Vai ajudar bastante

Boa sorte!
Olá! No meu ponto de vista profissional, acho válido compartilhar que ainda há estudos sobre a homossexualidade e que a ciência biológica e psicológica buscam respostas para tal questionamento. O maior estudo da história, no qual foi realizado análise com 500 mil pessoas, não encontra relação determinante entre genes e comportamento sexual.
Existe outro estudo na área psicológica que aponta a relação de homossexualidade com as relações familiares.
Daryl Bem, psicólogo da Universidade de Cornell (EUA) ao pesquisar a formação intra-familiar concluiu que alguns fatores como o tipo de relação com a mãe, com o pai, o tipo de investimento familiar podem determinar a homossexualidade.
O autor ainda completa dizendo que as pessoas nascem como um papel em branco no que diz respeito à sexualidade. A herança genética afeta o temperamento e o comportamento e isso, por sua vez, é que molda a orientação sexual definitiva. Sendo assim, é difícil no momento ter uma definição bem embasada para sua dúvida, no entanto, acho válido a psicoterapia para trabalhar estas questões que relata com a figura paterna e também seu autoconhecimento.
Boa tarde,
A escolha sexual (seja hetero, homo, bi, ou qualquer outra) é um processo muito sofisticado relacionado a vários fatores. Assim, dizer que é necessariamente ligada a trauma ou relação difícil com o pai é uma maneira reducionista de descrever um processo psíquico complexo. Só uma analise profunda pode responder essa questão, provavelmente, a cada indivíduo de uma maneira distinta.
Olá. Tanto a homossexualidade quanto a heterossexualidade tem suas causas de acontecer desconhecidas. O que faz uma pessoa ser homossexual ou heterossexual ninguém conhece a causa. portanto a sexualidade é algo particular de cada indivíduo.
Hoje se sabe que isso não é verdade. Não se sabe a causa da homoafetividade, bem como não existe uma causa para a hetero ou bissexualidade. Sabemos também que não é uma opção e sim uma orientação pois a sexualidade é fluida. Existem muitos heteros que tiveram esse tipo de relacionamento com o pai.
Outros colegas psicólogos já responderam de maneira mais objetiva a questão, eu gostaria de trazer uma 'implicação' em relação a isso.

Eu (pessoalmente falando) nunca me pergunto o "por quê" das coisas.
Eu simplesmente entendo: Isso está presente!
O motivo, de onde vem, qual a origem.. não me interessa.

Qual a relevância em saber a "origem da homossexualidade"? Acredito que nenhuma.

Descartando o questionamento sobre a origem, me resta entender algumas coisas:
1 - Como é a minha relação com este 'fenômeno homossexualidade'? (sendo eu homossexual ou não);
2 - Como esta questão me afeta? Como eu lido com isso?
3 - Qual o sentido que tenho para entender, lidar e ser afetado por esta situação, desta maneira? (Isto sim, provavelmente tem a ver com a infância);
4 - Quais as minhas possibilidades para entender e lidar com esta questão de uma maneira diferente?

Perceba que quando eu saio dos "por quês" eu entro num caminho mais produtivo digamos: o caminho processual.
Eu trago a questão para o meu interior e analiso a minha relação com o fenômeno, seja ele qual for.

E somente a partir do momento que você traz à consciência qual é a sua relação com o fenômeno, como ele te afeta e por vai... é que você poderá fazer algo a respeito e que, finalmente, de fato mudar a SUA relação com o fenômeno.

Não se trata de ser reducionista e sim mudar a minha perspectiva, mudar a minha relação com o fenômeno e finalmente mudar a minha relação com o mundo e com as coisas.

Não respondi diretamente a sua pergunta, mas te abri um leque de possibilidades para olhar para a questão por novas perspectivas. Uma boa psicoterapia não é feita de respostas e sim de bons questionamentos.
Olá, segundo a psicanálise, a sexualidade humana é perversa e polimorfa, ou seja, não tem objeto definido e não se restringe aos órgãos sexuais. Logo, a concepção de que a orientação sexual por pessoas do mesmo sexo é vinculada a abusos sexuais na infância respaldo científico. Orientação sexual e identidade de gênero não são doenças nem são geradas por traumas, mas o preconceito e o estigma em cima dessa população gera traumas e adoecimentos psíquicos para elas enquanto grupo minoritário e socialmente perseguido. Peço pra que se conheça qualquer que sofra preconceito ou outras situações de violência por sua orientação sexual ou sua identidade de gênero, a auxilie.
Minha clínica está de portas abertas e é eticamente comprometida com a saúde mental do público LGBTQI+.
A sexualidade é muito complexa, não tem uma receita de como ela surge, tanto de forma homossexual quanto heterossexual. Por isso, não tem como delimitar que determinado acontecimento tenha resultado em um tipo de sexualidade.
Não há evidências científicas que apoiem a afirmação de que a homossexualidade surge como resultado de traumas psicológicos ou de relacionamentos problemáticos com a figura paterna. A orientação sexual de uma pessoa, incluindo a homossexualidade, é uma parte intrínseca da identidade de cada indivíduo e não é influenciada por eventos traumáticos ou pela dinâmica familiar.

A orientação sexual é amplamente aceita como uma característica natural e variável da condição humana. Estudos científicos complexos sugerem que a orientação sexual é e pode ser influenciada por uma combinação de fatores genéticos, hormonais, ambientais e sociais. A ciência moderna apoia a visão de que a homossexualidade é uma variação normal da sexualidade humana, não sendo considerada uma condição patológica resultante ou de problemas psicológicos.

É importante destacar que a compreensão e compreensão da diversidade sexual são fundamentais para promover a igualdade, o respeito e a dignidade de todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual. A visão de que a homossexualidade é um resultado de traumas ou negativos é uma perspectiva desatualizada e não sustentada pela ciência contemporânea.

Olá. Ainda não existe uma compreensão de como a orientação sexual de uma pessoa é formada e nenhum indício de que traumas ou a forma de educação da pessoa a afete. Não é realmente provavél. Abraço.