Palpitaçºoes

21 respostas
Olá,chamo Lucas tenho 17 anos,tenho 1,88 peso 75 quilos,e a mais ou menos uns 4/5 mesês venho sentindo umas palpitações bem chatas (diariamente) fiz um Holter a uns 3 dias que constou 42 Extra-Sistoles Supraventriculares isoladas,e 0 ventriculares, será isso a causa das minhas palpitações? isso é perigoso,sofro algum risco? já me disseram que é relacionado com ansiedade,isso procede?me sinto muito mal por Isso...
Lucas,
essa densidade de extra-sistoles supraventriculares são normais em pacientes saudáveis.
a ansiedade é sim um fator desencadeador delas.
mas se sente se muto mal procure ajuda médica e uma nova avaliação.
Obrigado

Olá Lucas.

A principal causa de palpitação em indivíduos jovens e sem histórico de doença cardíaca é, de fato, a ansiedade. Porém é necessária uma avaliação minuciosa para chegar a essa conclusão. As extrassistoles são um achado, em geral, benigno, e pelo que vc descreve parecem ser pouco frequentes. Recomendo que você faça uma avaliação presencial para esclarecer todas as dúvidas.

Atenciosamente,

Dr. Dirceu Melo
Bom dia Lucas . Extrassístoles supraventriculares isoladas em baixa intensidade podem estar sim relacionadas ao stress , uso de cafeina , bebidas excitantes . Normalmente não há necessidade de grandes preocupações .
Qualquer dúvida procure seu cardiologista .
Lucas, as palpitações são muito comuns nos quadros de ansiedade, e seu holter mostrou uma quantidade pequena de extra sistoles supraventriculares que tem um carater benigno. Reduza o consumo de café ou chas estimulantes, melhore suas atividades aeróbicas. Caso o quadro persista deveria pesquisar a função tireoideana.
Oi Lucas,
Palpitações são queixas muito frequentes em jovens, e nada mais são que a percepção de um batimento cardíaco que ocorreu na hora errada (antes ou depois do momento em que vinha ocorrendo).
O Holter é o principal exame para avaliar arritmias, mas deve ser feito um ECG antes dele, pois ele pode revelar alguns detalhes importantes do coração.
A arritmia que aparece em seu exame está entre as menos complexas, e menos arriscadas, mas deve ser avaliada pelo seu cardiologista em detalhes, pois existem defeitos “de nascimento” que poderiam torná-la arriscada.
Espero ter ajudado.
Seu sintoma de PALPITAÇÃO, pode sim estar relacionado com a presença dessas extrassístoles encontradas no holter. Contudo, seria prudente uma avaliação mais completa, envolvendo além de um exame clínico rigoroso, um Ecocardiograma e, um novo holter oportunamente, buscando análise em tempo real do seu sintoma com o traçado eletrocardiográfico simultâneo.
Olá Lucas, palpitações são muito frequentes no consultório de cardiologia. Algumas pessoas possuem arritmias sérias e não sentem quase nada e outras possuem um quadro simples e sentem bastante desconforto. O seu Holter não demonstra nenhuma gravidade. A quantidade de extra-sistoles é comum em pessoas normais. Geralmente as arritmias benignas melhoram durante exercícios físicos. Procure um cardiologista para talvez realizar um teste ergométrico e olhar como a arritmia se comporta. Espero ter ajudado.
Caro Lucas, extra sístoles podem gerar sintomas, porem necessário realizar uma consulta com cardiologista para que seja feita uma análise global dos sintomas , exame físico e resultado de exames complementares.
Olá Lucas, os sintomas podem estar associados sim as extrassístoles. Em geral não são graves, porém para avaliação correta da gravidade, são necessárias muitas outras informações e dados de exame físico. Sugiro que marque uma avaliação para melhor esclarecimento.
Pode ser a causa das suas palpitações. Se houver apenas este tipo de arritmia, a princípio, não há risco. Um Holter nem sempre mostra todas as arritmias do paciente. Apenas mostra a arritmia que apareceu naquele dia. Pode estar relacionado a estado ansioso. Sempre é bom um acompanhamento com cardiologista nestes casos.
Oi Lucas!
O que foi encontrado no seu Holter pode-se dizer que são achados benignos. As extrassístoles são batimentos que surgem mais precocemente do que o programado pelo seu marca-passo natural do coração, e quando isoladas e em baixa frequência, como no seu caso, não é perigoso nem traz prejuízo cardiaco.
Eventualmente é possível perceber esses batimentos e causar algum incômodo, mas o comum é que não sejam sentidos.
Deve procurar uma avaliação médica pra entender melhor sua queixa e identificar o motivo por trás da sua sensação de palpitação.
Pode sim ser a causa das suas palpitações, talvez no dia do holter vc não tenha feito tantas extrassístoles haja vista que 42 é um número
Irrisório nas 24h porém se vc está sintomático está indicado o tratamento, sugiro uma consulta com Cardiologista
Ola Lucas,
Seu holter não tem nenhuma alteração importante (pelo que você descreveu na sua pergunta). Tais extrassistoles podem ocorrer naturalmente, não gerando riscos adicionais de complicações cardiológicas.
A ansiedade pode sim ter relação com a sensação de palpitações, inclusive as pessoas ansiosas podem ter mais extrassistoles e até mesmo mais arritmias devido ao fato de produzirem mais subtâncias estimulantes endógenas (aquelas que são produzidas pelo própio organismo, por ex: adrenalina, noradrenalina). Lembro novamente que pelo que você descreveu do seu Holter você NAO tem arritmia importante.
Em relação ao exame que você descreveu você pode ficar tranquilo, no entanto o ideal seria uma avaliação adequada por um médico para que este colete sua anamnese completa, faça um exame físico adequado e avalie se há necessidade de novos exames ou não. Inclusive para melhor direcionamento terapêutico.
Espero ter ajudado
Boa tarde Lucas!
42 Extra-Sistoles Supraventriculares isoladas é uma alteraçao desprezivel nas 24h. Sim, a ansiedade é fator importante neste tipo de alteraçao. O ideal seria uma avaliaçao com o Cardiologista.
Abs!
Essa quantidade de extra sistoles em 24 horas é considerada baixa e não oferece risco. É possível que as extra sístoles sejam a causa das palpitações , por isso deve-se observar no exame de Holter, se os sintomas de plapitação ocorrem no mesmo período das extra sístoles.
As extra-sístoles são os batimentos desencadeados por estímulos gerados por locais anormais do coração, que não o nódulo sinusal, que é o marca-passo natural. As extra-sístoles podem ser muito incômodas para alguns na forma de palpitação, e passar despercebidas por outros. Extra-sístoles supra-ventriculares podem ser desencadeadas em corações que de resto são normais por estresse, álcool e cafeína, por exemplo. A arritmia que você descreve, em si não é perigosa, e provavelmente não necessitará de tratamento específico com anti-arrítmicos, mas é necessário verificar se existe alguma cardiopatia associada (doença cardíaca). Recomendo levar o resultado do Holter para o médico que o solicitou ou a um cardiologista para verificar.
A ansiedade é umas das causas das palpitações . Mas existem outras causas que devem ser pesquisadas.
Olá Lucas, tudo bem?
As extrassístoles supraventriculares podem sim ser a causa dos seus sintomas. Este achado sozinho não indica nenhum problema específico e não carregam consigo nenhuma gravidade. Porém, elas podem estar associadas a algum outro problema, daí a necessidade de uma avaliação por um especialista.
As causas são diversas, entre elas está a privação de sono, ansiedade, estresse, ingestão de estimulantes (até a própria cafeína, por exemplo).
Procure seu cardiologista de confiança. Existem medicações que podem melhorar os seus sintomas.
Grande abraço.
Num Holter de 24 horas onde foram analisados mais de 100.000 batimentos cardíacos, 42 extra-sístoles supraventriculares não tem grande significado. As extra-sístoles supraventriculares isoladas são muito frequentes e não representam risco para as pessoas. Podem ser produto de ansiedade, estresse ou do consumo de substâncias que estimulam o coração( ex. cafeína, álcool) .
A principal causa de palpitação em indivíduos jovens e sem histórico de doença cardíaca é, de fato, a ansiedade. Porém é necessária uma avaliação minuciosa para chegar a essa conclusão. As extrassístoles são um achado, em geral, benigno, e pelo que você descreve parecem ser pouco frequentes.
Lucas, é fundamental avaliar melhor as características dessas crises de palpitação para tentarmos correlaciona-las com alguma arritmia. Antes de tudo é preciso entender muito bem e sem pressa a historia desse seu sintoma. Os exames nos auxiliam, mas não dão a resposta final em muitos casos (há pacientes com arritmias significativas que podem ter exame de holter normal, por exemplo). Seja por arritmia ou por outra causa, o mais importante é determinarmos a causa para esse sintoma que tanto te incomoda e instituir um tratamento que te devolva sua qualidade de vida. Busque um cardiologista de confiança.