Para caso de depressão e muita irritabilidade é aconselhável psicoterapia de grupo?

12 respostas
Para caso de depressão e muita irritabilidade é aconselhável psicoterapia de grupo?
Ambos são dispositivos com diferentes fundamentos, técnicas e muitas vezes objetivos. Mas é possível que ambos possam contribuir na melhora da depressão. Isso sempre será observado caso a caso e dentro da relação terapeuta-paciente

A decisão para um tipo ou outro de terapia acontecerá depois de compreender melhor o seu caso. Ambos os tipos de terapia são indicados, mas possuem técnicas diferentes.
A terapia em grupo, por exemplo, pode ser um local onde vá encontrar mais situações para desafiar o sintoma de irritabilidade. Mas antes disso é necessário avaliar o quanto estará preparado(a) para enfrentar uma situação como essa.
As depressões e os sintomas de irritabilidade podem ser tratados tanto em psicoterapia individual como em psicoterapia de grupo. Existem muito mais detalhes que precisam ser esclarecidos para se optar por um tipo ou outro de psicoterapia.

Respeitosamente,
A terapia de grupo oferece fatores terapêuticos que não estão presentes na forma individual, sendo particularmente útil para pacientes mais regredidos, que se beneficiam especialmente da função continente da angustia oferecida pelo grupo. Portanto, deprimidos podem e devem fazer uso deste dispositivo, a menos que outras condições (exceções a regra!) se imponham, a critério da avaliação do psicólogo responsável pela condução do trabalho.
Bom dia! os tipos de terapias de objetivos comuns e é preciso fazer uma avaliação do caso para de fato sugerir a terapia em grupo ou individual! A experiência clínica me mostra que a terapia individual tem efeitos muito benéficos para os pacientes.
Há a necessidade de uma melhor compreensão do caso. O que pode acontecer é inicialmente fazer um trabalho individual e posteriormente partir para o grupo, e quando houver necessidade de intervenções (caso o terapeuta julgue, ou o paciente solicite), pode-se trabalhar individualmente. Mas as duas opções são de grande valia para o tratamento em caso de Depressão.
Sugiro que você inicie pela psicoterapia individual e no decorrer do seu processo, avalie se existe a necessidade de estar inserida em um grupo terapêutico.
Tanto a Psicoterapia individual quanto os Grupos Terapêuticos proporcionam bons resultados quando o paciente se compromete com tais processos.
Boa sorte!
Uma avaliação individual do caso seria importante para a indicação do tratamento. O grupo de pessoas com depressão oferece possibilidade de contato com situações semelhantes, entre outros benefícios, porém algumas pessoas não se sentem à vontade de partilhar sua história em grupo. O tratamento individual, em geral, trás ótimos resultados para pacientes com quadro de depressão. O comprometimento do paciente com o próprio tratamento é o que mais influencia nos casos bem sucedidos.
A psicoterapia em grupo pode ajudar. Mas para o caso de depressão e irritabilidade acredito que a psicoterapia individual seja o mais indicado.
Olá, pelos sintomas ditos, acredito que seja melhor você procurar a terapia individual que irá poder desenvolver mais profundamente essas questões. Apesar do trabalho em grupo ser muito legal quando há a sensação de acolhimento e identificação com o grupo.
Na psicoterapia individual serão abordados conteúdos específicos, e as sessões serão direcionadas exclusivamente para o desenvolvimento do indivíduo. Já na psicoterapia de grupo, os conteúdos serão de acordo com o desenvolvimento do grupo como um todo, abordando questões comuns para todos os integrantes. A psicoterapia de grupo possibilita a evolução pessoal e social simultaneamente. Ambos são muito válidos. Pela minha experiência, conteúdos abordados em psicoterapia de grupo podem não serem acessados pelo atendimento individual, e vice-versa. Sugiro experimentar e perceber em qual modalidade de atendimento você se encaixa. Espero ter ajudado!
Olá
Costumo fazer psicoterapia de grupo e não vejo qualquer problema de uma pessoa com essas características participar. Tanto a psicoterapia individual, como a de grupo tem suas vantagens. por que não tentar?
Boa sorte