Para quem sofre de Transtorno Afetivo Bipolar tipo 2, a terapia de abordagem Analítica (Junguiana) a

14 respostas
Para quem sofre de Transtorno Afetivo Bipolar tipo 2, a terapia de abordagem Analítica (Junguiana) ajuda? Pergunto porque o que mais vemos é nesse sentido a Abordagem TCC para tal tratamento.
Eu recomendaria a abordagem psicanalítica, pois ela explora profundamente as tuas primeiras relações (pai e mãe) que em geral são relevantes e pontos chave para a compreensão do quadro. Mas qualquer linha vai te trazer inúmeros benefícios se for com um bom profissional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

olá! Todas as abordagens da psicologia poderão ajudar. Porém, a terapia cognitiva comportamental é comprovada cientificamente sua eficiência e durabilidade nos resultados. Procure ajuda!
Olá!
Que interessante sua pergunta! A diferença entre as abordagens teóricas é o quanto elas evoluíram ou não com o passar do tempo. A TCC é uma abordagem que realiza muitos avanços com comprovações científicas, ou seja, houve testagens para saber se as técnicas seriam adequadas para determinados transtornos. Hoje temos como comprovar o quanto a pessoa com o diagnóstico de bipolaridade, precisa de orientações e diretrizes bem específicas para o tratamento. Não adianta saber o histórico familiar, se o profissional não souber conduzir o momento presente do paciente e orientar principalmente sobre a manutenção do tratamento. Além disso, a família também precisa de suporte e orientação. Não deixe de procurar ajuda!
Olá. Respondendo a sua pergunta: sim! Todas as abordagens ou linhas teóricas permitidas pelo CFP passam por um crivo de seleção e são comprovadamente eficazes para tratamentos de saúde mental.
Um comentário: se vê mais a TCC neste caso devido à esta abordagem ter um pensamento mais cartesiano sobre os diagnósticos, como a neurociência e medicina psiquiatra, consequentemente falando mais sobre o diagnóstico.
Enquanto outras abordagens, como a Junguiana, ter um pensamento mais clínico e acompanhar os sintomas do paciente e seus tratamentos. Por exemplo: não existe dentro da linha Junguiana um tratamento exclusivo para o Transtorno Bipolar, especificamente, mas dentro do consultório o profissional vai olhar para o paciente como um todo, olhando para suas crises de depressão e mania, decorrente do transtorno, mas ao mesmo tempo irá olhar para outros aspectos de sua vida que são impactadas pelo mesmo.
Entendemos que cada pessoa é única e cada um pode demonstrar sintomas de maneiras distintas, por isso não se vê escritos Junguianos falando estritamente de diagnóstico e como tratá-lo, mas como esse tipo de transtorno afeta o humano e ai sim como lidar com isso.
Olá,

Considero que, todas abordagens teóricas auxiliam no tratamento dos trantornos mentais. O importante ao fazer a escolha é buscar um profissional que conduza adequadamente o caso, você sinta confiança no mesmo e se empenhe em seu processo terapêutico ou analitico. Boa sorte.
Várias abordagens terapêuticas (Psicanálise, Gestalt, TCC, etc) ajudam nesse tipo de transtorno. Siga com a que você mais se identifica com seu psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Todas as abordagens vão te ajudar, procure um Psicólogo que você se sinta à vontade e se identifique, isso é bem importante.
Um aspecto muito importante do tratamento é sua relação com o terapeuta, não a abordagem. Contudo, é a Teoria Cognitivo Comportamental que dispõe de um tratamento com procedimentos e resultados esperados e por isso o protocolo usado é chamado de padrão-ouro dentro da área da saúde.
Olá! Tudo bem? Espero que sim. Todas as abordagens são boas e ajudam as pessoas nas suas questões. Na verdade o motivo de existirem tantas abordagens na psicologia não é no sentido de uma ser melhor que a outra, ou mais atualizada que a outra como alguns colegas responderam. Mas sim porque todas elas estão tentando de alguma forma dar conta das questões humanas. E como dar conta de um tema tão complexo, não é mesmo? É nesse sentido que ao longo da história as diversas abordagens foram surgindo e acompanhando as evoluções na sociedade. E o que diferencia cada uma é em suma a visão de mundo por trás dela, o entendimento do homem e suas questões. Tem a ver com identificação pessoal. Entre alguns profissionais brincamos que não escolhemos nossas abordagens, mas sim somos escolhidos por ela. Sendo assim busque uma abordagem que você se identifique. Além disso, uma identificação pessoal com o profissional da sua escolha também fará diferença na vinculação e progresso dos atendimentos. Espero ter ajudado. Abraços!
Olá!
Qualquer abordagem poderá ajuda-la.
É importante ver com qual abordagem você irá se identificar mais. Além de é claro, a escolha pelo profissional, também irá fazer diferença na condução do tratamento.
Mais importante do que a escolha pela abordagem e que você se sinta confortável e a vontade para trazer suas questões com o psicólogo.
Espero ter ajudado, e caso queira iniciar o processo de análise, fico a disposição.
Abraço!
Olá, tudo bem? Apenas você próprio pode responder se a terapia junguiana te beneficiará. Sugiro que você agende psicoterapia junguiana e verifique na prática. Qualquer opinião que te derem nunca será a sua realidade, a sua experiência. Espero ter ajudado.
Olá! Primeiramente é importante entender quem lhe deu esse diagnóstico. Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta.
Olá! Todas as abordagens podem ajudar. O mais importante é você se identificar com a abordagem, como também se sentir compreendido pelo psicologo. A TCC éatualmente recomendada devido a sua densa comprovação científica para o tratamento de vários transtornos mentais!
Abraços!
Embora a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) seja frequentemente associada ao tratamento do Transtorno Afetivo Bipolar tipo 2, a terapia de abordagem Analítica, como a Junguiana, também pode ser benéfica. Através da exploração dos padrões inconscientes e da integração de diferentes aspectos da psique, a terapia Junguiana pode ajudar a pessoa a compreender e gerenciar melhor suas emoções e experiências. Eu sugiro a técnica TFT (terapia do campo do pensamento), embora não haja evidências robustas sobre sua eficácia específica para o Transtorno Afetivo Bipolar, algumas pesquisas sugerem que técnicas de acupressão, como as utilizadas na TFT, podem ajudar a reduzir sintomas de ansiedade e estresse, que muitas vezes acompanham o transtorno. É importante consultar um profissional de saúde mental para determinar a melhor abordagem de tratamento para cada indivíduo. Se você ou alguém que você conhece está lutando com o Transtorno Afetivo Bipolar, não hesite em procurar ajuda profissional para explorar as opções de tratamento mais adequadas.