Para TAG e agorafobia intensos tomei Escitalopram 10mg por3 anos e parou de fazer efeito ano passado.

5 respostas
Para TAG e agorafobia intensos tomei Escitalopram 10mg por3 anos e parou de fazer efeito ano passado. Iniciei há 1 mês Sertralina(25mg\50mg) mas não vejo efeito desejado. Não quero aumentar a dose, prefiro trocar de medicação, já ouvi dizer da Paroxetina; seria melhor opção? (faço psicoterapia).
Boa tarde, a paroxetina é uma outra opção para transtornos de humor , é um inibidor seletivo da recaptacao de serotonina , damesma família que a sertralina e o escitalopram , não existe um medicamento ideal , pois cada paciente responde melhor ou pior com um determinado medicamento, depende de fatores individuais , como a própria genética , por isto alguns fazem o tal teste genético para medicações , o seu psiquiatra poderá discutir com vc qual a melhor opção de ação agora , grande abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Paroxetina é uma boa medicação para transtornos ansiosos.
O que complica são alguns efeitos colaterais como principalmente ganho de peso.
Existem outras medicações interessantes, converse com seu médico e não faça qualquer mudança ou troca por conta própria.
Que bom que está fazendo psicoterapia!
Abraços
A dose das duas medicações que foram tentadas são baixas para os transtornos descritos. A indicação formal é aumentar a dose desde que não tenham efeitos colaterais significativos e só daí mudar a substância. A marca das medicações é um fator relevante para uma boa resposta terapêutica também e deve ser considerada antes de trocar a substância ativa ou aumentar a dose. Sabe-se que a longo prazo para tratamento dos transtornos ansiosos (incluindo aí o TAG e agorafobia) a melhor opção é o tratamento psicoterápico - expecificamente a terapia cognitivo-comportamental com um bom profissional. Assim como a marca da medicação importa a qualidade do terapeuta também. Tenha uma boa semana.
Olá! Para dizer que uma medicação não foi efetiva a tentativa tem que ser de se chegar a dose ideal para o paciente...

Se você tentou o escitalopram e melhorou um pouco mas depois piorou antes de mudar de remédio deve ser tentado chegar a dose máxima do fármaco.

Em cada caso o perfil de benefícios e efeitos colaterais é singular - um remédio que fez bem pra você não necessariamente faz bem a outras pessoas.

Tente conversar melhor com seu médico sobre o medo de ajuste de dose que pode estar atrapalhando seu tratamento - mais do que “o não funcionamento” de tal medicação.

Lembre-se que antidepressivos não viciam e que o tempo de uso dos remédios é individual.
Paroxetina é uma ótima medicação para tratar ansiedade. A falha que observo é que você não atingiu doses plenas nem com o Escitalopram nem com a Sertralina. Outra variante é a marca, pois os medicamentos de referência têm eficácia superior às outras marcas existentes. Na minha prática clínica tenho resultados muito bons com a Sertralina de referência, entretanto, nos casos mais graves, podemos chegar a doses tão ou mais altas que 100mg/dia.
Fico feliz que esteja fazendo psicoterapia, pois é parte importante no tratamento.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Raphael Palmeira

Raphael Palmeira

Psicanalista

Itatiba

Felipe de Nadai

Felipe de Nadai

Psicanalista

Curitiba

Rogerio Carneiro

Rogerio Carneiro

Psicanalista

Brasília

Guilherme Monteiro

Guilherme Monteiro

Médico clínico geral

Montes Claros

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 285 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.