Paroxetina pode fazer mal cognitivo? Com o uso duradouro pode trazer danos ao cérebro?

4 respostas
Paroxetina pode fazer mal cognitivo?
Com o uso duradouro pode trazer danos ao cérebro?
Olá, boa noite.Não há como causar danos ao cerebro desde que você seja acompanhado por um médico especialista.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Julia Malaguti Fontenelle
Psiquiatra
São Paulo
Bom dia
O uso de antidepressivos por longa data é considerado seguro por diversos estudos e literaturas, não havendo nenhuma associação entre seu uso e o maior aparecimento de demências ou outros eventos de perda cognitiva.
Seu uso em idosos, inclusive, é associado a efeito protetor pois o idoso quando apresenta quadro depressivo pode apresentar sintomas os quais chamamos de "pseudo-demencia" pela lentificação do pensamento e menor atividade cerebral associada ao quadro depressivo. Após introdução de antidepressivos esse quadro transitório costuma melhorar levando a boa funcionalidade do paciente.
Converse com seu médico e siga o tratamento como orientado. Te desejo sucesso em seu tratamento.
Dra. Gabriela Cisneros
Psiquiatra
Barueri
Não há evidência científica de que a paroxetina cause prejuízo cognitivo - o que acontece é que seu uso ocorre em casos que podem cursar com isso (exemplo, algumas hipovitaminoses, quadros depressivos..). Por isso a importância de uma avaliação médica
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Olá! A paroxetina, como outros antidepressivos da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina, é geralmente segura para o uso a longo prazo quando acompanhada por um médico. Não há evidências consistentes de que a paroxetina cause danos cognitivos permanentes ou prejudique o cérebro com o uso prolongado.

Algumas pessoas podem perceber sintomas como dificuldades de concentração ou “mente lenta” enquanto usam o medicamento, especialmente no início do tratamento ou com mudanças na dose, mas esses efeitos costumam ser temporários e melhoram com o tempo.

É importante que o uso seja feito sob acompanhamento regular para avaliar os benefícios e possíveis efeitos colaterais, garantindo a segurança e eficácia do tratamento.

Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre seu tratamento, estou à disposição para um acompanhamento psiquiátrico acolhedor e cuidadoso. Você não está sozinha e merece todo o cuidado para se sentir bem.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1396 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.