Passei por uma perda gestacional com 32 semanas, após essa perda ingressei na minha na área da educação,

17 respostas
Passei por uma perda gestacional com 32 semanas, após essa perda ingressei na minha na área da educação, porém tive muitas frustrações é passo o dia angústiada, faço psicoterapia, o psiquiatra acha que tenho uma depressão não tratada devido a perda, existem casos de sucesso na cura da depressão s?
Olá!!
Sim. Existem sim muitos casos de sucesso no tratamento de depressão!
A terapia pode ajudar na elaboração do luto, a compreender melhor os sentimentos acerca da perda, bem como há medicamentos que também são bastante eficientes.
Estou a disposição.

Olá,
A finalidade da terapia nao é no primeiro momento sanar a dor, mas encontrar a causa, as perdas sucessivas levam o indivídua a somatizar a doença em seu corpo, ou seja, Fortes emoções, geram caracteres que são marcados no cerebro criando doença em alguma parte do corpo. Na terapia o paciente pode encontar e ver a causa, com um olhar especifico de como resolver seus conflitos.
É importante ferramentas especificas como terapias complementares para ajudar a sanar a depressão.
Olá
ficar depressiva após um trauma uma perda .. e. Normal, afinal é uma situação mto triste e inesperada ..entao é dificil da pessoa elaborar a perda e viver o luto . O correto é vc fazer tratamento medicamentoso e terapia ..a terapia cognitiva comportamental é excelente.para depressão e tem ótimos resultados .
Existe tb um novo tratamento chamado NEUROMETRIA FUNCIONAL ..
Agradeço e coloco-me à disposição para maiores informações
O aborto é uma vivência bastante complicada, afinal durante a gestação você estava se preparando para receber esse bebê na sua vida em geral e houve uma ruptura muito traumática. Há um trabalho a ser feito sobre o luto dessa perda, o que isso despertou em você e em suas vivências enquanto também foi um bebê. Busque um bom psicanalista para terapia. Não hesite, essa é uma dor muito intensa para viver no desamparo.
O que você entende por cura? Você viveu uma perda em sua vida, que engloba não apenas o bebê como também uma série de sonhos e expectativas relacionados a ele. Se você compreender que "curar uma depressão" é atravessar um período difícil da vida, de muito sofrimento, podendo fazer algo com isso além de sofrer, digo que sim que a cura é possível. Mas se você entender que curar-se de uma dor é "voltar a ser como antes", aí digo que não. As experiências que vivemos fazem parte de nossa vida, o que pode mudar com uma análise ou um processo terapêutico é o lugar em que nos vemos perante o mundo. Penso que seu grande desafio no momento é encontrar meios de seguir adiante, de conseguir sonhar de novo, mas sem pensar que isso possa significar deixar pra trás ou esquecer o seu bebê.
Sim, existem casos de sucesso e a encorajo a seguir na psicoterapia.
Em saúde mental muitas vezes não usamos a palavra cura, pois essa carrega o sentido de que uma vez superado o problema ele não voltará a incomodar. No caso da depressão um tratamento adequado feito com psicoterapia e, quando necessário, fármacos, tem bons resultados. Permitindo que a pessoa tenha uma boa qualidade de vida. No seu caso recomendo que continue o seu tratamento, levando as suas duvidas para os profissionais que estão lhe atendendo.
Primeiramente você está no caminho certo, pois está fazendo psicoterapia e sendo acompanhada por um psiquiatra.

Provavelmente seu psiquiatra levantou uma hipótese diagnóstica devido aos sintomas que apresenta, existem vários tipos de depressão, então, sugiro que aguarde o diagnóstico.

Caso confirmado, ele te passará o tratamento adequado e junto com a psicoterapia você poderá encontrar formas para saber lidar com a doença que, como qualquer outra, requer cuidados e de tempo para chegar em resultados satisfatórios.

A psicoterapia também te ajudará a ressignificar sua perda e te mostrará formas para lidar com as suas frustrações.
Sim, vc está indo bem, contudo provavelmente vc ainda esteja presa aos seus sofrimentos, vc não elaborou o luto, só vai se sentir bem e curar disso se elaborar, e como vc faz isso, talvez não esteja preparada, contudo vc tem que parar de se culpar e desapegar se do sofrimento. Não quero dizer que esqueça o que aconteceu, pois não da, mas tentar começar de novo, ficar presa ao sofrimento ė estar num pesadelo que nunca sairá
Olá...parabéns pela iniciativa em procurar ajuda psicológica e psiquiátrica. Acrescento apenas que seja um pouco mais paciente consigo mesma e com o processo. Você está diante de um processo de luto e isso leva tempo. Esse tempo é relativo, depende de outros eventos que tenham acontecido na sua vida e que ainda estarão por acontecer. Sua subjetividade também conta, além da dinâmica para lidar com essa questão, o apoio que você tem da família, do trabalho e dos amigos. Tenha calma e cuide-se.
Existe e a terapia mais eficaz para o tratamento do trauma, segundo a Organização Mundial de Saúde chama-se EMDR.
Olá.
Sim, existem muitos casos de sucesso com relação a reversão dos quadros depressivos.
A psicoterapia, aliada a interação medicamentosa e a prática de exercícios físicos são recursos importantes para acelerar esta melhora.
O indicado é que você compartilhe sua dúvida com seu psiquiatra e psicólogo, assim poderão sanar suas incertezas e lhe deixar mais confortável e seguro para a continuidade do tratamento.
Um abraço e até mais.
Olá. Pelo seu relato, entendi que você está em atendimento tanto psicológico quanto psiquiátrico. Entendo que está contando com a ajuda certa e que sim pode te ajudar muito. Mas parece que você tem dúvidas em relação a isso. Acredito que qualquer questão que tenha em relação ao seu atendimento deva ser discutida primeiramente com seu psicólogo e psiquiatra. Para sair de um caminho depressivo leva um certo tempo. Tempo esse que não se tem como prever, pois o tempo de cada um leva é singular.
Infelizmente esse sentimento de tristeza, angústia, são normais pelo que você vivenciou, me parece que você está seguindo corretamente os tratamentos, sendo assim, com o tempo notara melhora sim.
Espero tenha podido ajudar
Abraço
Vera Pelizzari
Pelo visto você investiu muita expectativa neste bebe. Este investimento é válido, esperado e legitimo. Portanto, a frustação e a decepção foram intensas e esperadas, Quantos sonhos desapareceram como nuvens no ar. No entanto, a intensidade da decepção fez com que você perdesse a fé e a esperança.
Este trauma desencadeou a sensação que nada mais em sua vida irá vingar, assim, você perdeu a motivação em investir em seus sonhos, digo mais, você perdeu a capacidade de sonhar. Pela minha experiencia clinica, tenho a certeza que você conseguirá superar o trauma e resgatar a capacidade de sonhar e ter fé e esperança outra vez!
Um abraço,
Léa
Olá. A psicoterapia pode ser um espaço para falar sobre tudo que desejar, inclusive sobre suas expectativas a respeito do tratamento. Converse com seu ou sua psicoterapeuta. Atenciosamente
Sua depressão está ligada com uma perda, um luto no qual você está vivenciando. A psicoterapia psicanalítica é imprescindível em todas as formas de depressão, tendo o potencial de eliminá-las, a partir da elaboração dos conflitos psíquicos inconscientes.