Pego no sono facilmente, porém acordo muitas vezes durante a noite, qualquer barulho eu acordo e sin

23 respostas
Pego no sono facilmente, porém acordo muitas vezes durante a noite, qualquer barulho eu acordo e sinto que tem algo de errado, acordo cansada como se tivesse passado a noite toda sem dormir.
Oque eu posso fazer para melhor isso?
Obrigada!
Olá, analisar questões relacionadas ao sono envolve diversas variáveis. Você diz que pega no sono facilmente, isso é bom. O sono é dividido em algumas vezes que se repetem como um ciclo 4, 5 vezes durante a noite. Acontece que acordamos entre o final de um ciclo e início do outro, mas voltamos a dormir e nem sequer percebemos ou lembramos disso. Pode ocorrer de você estar acordando nesses momentos, mas demorando a voltar a dormir. Isso pode ocorrer algumas razões. Pode ser interessante você perceber se quando acorda tem alguns sentimentos em particular ou pensamentos. É importante verificar a presença de estresse forte, pensamentos sobre preocupações, especialmente antes de dormir. Também é importante checar se você dorme em um lugar silencioso, pois variações na quantidade e intensidades dos sons podem influenciar. Também é importante perceber se você está dormindo as horas de sono necessárias para descansar. Ou seja, é preciso fazer algumas investigações para pensar em como intervir. Algumas dicas é, evite olhar no relógio quando você acorda a noite, isso prejudica o sono e pode reforçar esse ciclo; caso perceba que demorou mais que 20 minutos pode ajudar ouvir algo que te relaxe, diminuir a expectativa de dormir logo. Se o problema persistir, e você considerar que está te atrapalhando muito, é importante procurar ajuda, que pode ser com um psicólogo, ou medico do sono ou psiquiatra.

Olá! A Terapia Cognitiva-comportamental (TCC) é amplamente usada no tratamento dos distúrbios de sono. Procure um (a) profissional que de forma colaborativa irá lhe ajudar à promover transformações no pensamento, nas crenças e mudanças emocionais, afim de criar um ambiente de sono mais tranquilo, atitudes positivas e assertivas, bem como modificando as associações negativas relacionadas ao sono. Estou à disposição.
Olá! O seu relato é um recorte breve e através dele não temos acesso a dados suficientes para fazer uma avaliação mais precisa. Mas, complementando as orientações dos colegas acima, queria te dar uma dica, que pode ser uma ferramenta útil para te ajudar a ter mais qualidade no sono. Você já ouviu falar da Higiene do Sono? Esse termo se refere a atividades e hábitos diários, que você pode incorporar a sua rotina, especialmente antes do momento de dormir, para proporcionar um sono saudável. Sugiro que você dê uma pesquisada no google, certamente você irá encontrar o conjunto de bons comportamentos para organizar o seu horário e os rituais do sono. Muitas vezes, apenas a mudança de hábitos é suficiente para reduzir os episódios de insônia. Você pode começar por aqui. Apenas comece! Mas, se não for suficiente, procure ajuda especializada. Você pode contar com um Psicólogo, Psiquiatra ou Médico do Sono. Cuide-se bem!
Olá, tudo bem?

O mecanismo de indução do sono não é necessariamente relacionado a um sono profundo, alcançado na fase 3 de sono NREM. Você diz que pega no sono facilmente, isso indica que sua produção de melatonina, o hormônio do sono, está funcionando normalmente. Já o fato de acordar facilmente durante a noite e se sentindo cansada durante o dia, indica que você não está entrando na fase do sono profundo reparador. É impossível diagnosticar com precisão o motivo de você estar tendo dificuldade para dormir profundamente apenas pela internet, seria necessário realizar alguns exames para checar seus níveis hormonais e talvez até um exame de sono. O que posso dizer, como psicólogo, é que o cortisol, hormônio do estresse, está relacionado a noites mal dormidas. Algo simples que você pode fazer para tentar melhorar seu sono antes de procurar um médico é uma boa higiene do sono. Eu tenho um post sobre higiene do sono na minha página profissional do Instagram, mas as diretrizes do Doctoralia não me permitem divulgar o link aqui. Você pode encontra-lo no meu site, o link está no meu perfil aqui do Doctoralia.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida pode entrar em contato pelo instagram ou pelo meu site.
Olá! Podemos pensar em como está essa sua rotina de sono e o ambiente em que você dorme. Tudo isso contribui para o adormecimento e o sono mais tranquilo. Você pode estar conseguindo dormir rápido até por cansaço físico, mas acordar várias vezes durante a noite pode significar níveis elevados de estresse ou que o sono não está tão tranquilo quanto deveria, ou seja, sua mente continua funcionando. Pensar em realizar uma higiene do sono já ajuda muito no processo como um todo: tentar dormir sempre no mesmo horário, preparar o ambiente para o corpo e a mente irem se desligando, apagar as luzes mais fortes e deixar abajures, desligar os aparelhos eletrônicos antes de se deitar. Outra coisa é pensar em como diminuir o estresse e/ou ansiedade da sua vida e deixá-la mais tranquila, para que isso reflita no seu sono também, o que é possível com a psicoterapia, pois trabalhará questão que estão tirando seu sossego, literalmente. Espero ter ajudado e estou à disposição no instagram ou pelo site.
Boa noite. Procure um psiquiatra para uma melhor avaliação do seu caso. Ele precisa colher mais detalhes na consulta. Atenciosamente.
A insônia pode ter vários fatores como causa ou ser consequência de vários pontos que nos ocorre ao decorre da vida. E por mais que tenha trago bastante informações para um diagnostico completo é necessário uma consulta. E independente do que seja o tratamento psicológico te ajudara bastante e a Terapia cognitiva comportamental apresenta bons resultados no processo e com a junção, se necessário, do psiquiatra só ele poderá informa se é essencial a combinação dos dois tratamentos ou não.
O sonho é tanto o guardião do sono quanto um dos elementos simbólicos de realização do desejo. Nesse sentido, quando sofremos uma interrupção noturna do sono, majoritariamente, estamos lidando com um sonho de angustia. Angustia que se revela diante do nosso desejo. Nos referimos a eles como sob um a perspectiva de fracasso é como se o sonho não tivesse cumprido a sua função. Isso acontece porque ao sonhar criamos uma projeção imaginaria distorcida da realidade, uma espécie de projeção cinematográfica do inconsciente. Porém, no sonho a consciência que não está completamente desligada e quando há uma mínima interpretação que denote algum sinal de angustia faz-se uma interrupção do sonho, como uma tentativa de proteger o sonhador. O acordar seria um resguardo, por via da realidade, de conteúdos psíquicos nossos que nos são tenebrosos e assustadores. É como se a realidade da vida fosse mais apaziguadora. A angustia sempre denuncia nossos desejos mais viscerais os quais forçosamente tentamos manter a nível inconsciente. Há, no acordar, um sentido metafórico por ser tanto uma nomenclatura designada para aquele que acorda, que tem um insight, que se volta para a realidade. Mas, sobretudo, por ser uma forma de fuga, repressão e censura do desejo. Existe, em decorrência do curso da vida, uma força pulsional que demanda uma inscrição no psiquismo que este é incapaz de absorver. Especialmente em casos de traumas, parece nos faltar recursos psíquicos para engendrar e interpretar essa inscrição psiquica. Portanto, é super aconselhável um trabalho analítico para alcançar uma maior percepção de todo este processo e ser menos angustiante lidar com o desejo.
Olá, tudo bem? Vou reforçar o que os colegas já falaram sobre a higiene do sono.
Diminua as luzes conforme o horário avança, ative o filtro azul de todos os aparelhos eletrônicos, evite jogos eletrônicos próximo ao horário de dormir.
Dentro do possível, coloque no seu dia alguma atividade física, que seja seguro levando em conta a pandemia.
Se conseguir, baixe algum aplicativo de meditação guiada e faça pelo menos 5 minutos todos os dias.
A pandemia tem alterado nossos hábitos, inclusive o sono. Caso necessário, considere uma teleconsulta com um médico do sono.
Boa sorte!
O sono excessivamente leve pode ser um sinal de um transtorno ansiedade noturna. Mas é importante procurar ajuda médica para uma avaliação de seu sono através de exames específicos, assim como outros problemas relacionados.
Nós humanos precisamos nos sentir ninados para dormir bem. Ser ninado é se sentir amado, querido, ocupando um bom lugar no coração dos outros e de nós mesmos. O sono leve é um sinal evidente que não confiamos no mundo.
O trabalho é desenvolver a auto estima e a confiança no mundo!
Um abraço,
Lea
O sono de boa qualidade é restaurador e muito necessário, nós precisamos muito disto para nossa saúde de uma forma geral. É no momento do sono que nosso organismo inclusive trabalha para se desfazer de todas as toxinas e se recompor para um novo dia restaurado. Precisamos lembrar que nosso organismo é uma máquina perfeita e precisa que cuidemos dela aos menores sinais. Portanto o sono de boa qualidade é muito necessário. Para isto precisamos nos preparar para dormir bem.
Olá
Existem várias causas para justificar o que você descreveu acima. Comece reparando se isso ocorre mais em dias que você teve problemas mais sérios, se ocorre mais durante a semana ou nos finais de semana. Quando começou a acontecer de forma mais frequente? Como é sua rotina antes de dormir.
Procure o apoio de um psicólogo para poder investigar isso mais a fundo.
Boa sorte
Bom dia!!
Pode ser que sua mente elabore, ou seja ela não para... Isso faz com que mesmo dormindo ela esteja trabalhando, elaborando , produzindo, por isso vc acorda cansado como se não tivesse um bom sono, a sensação é de cansaço, podendo até mesmo provocar estafa mental. Isso na terapia vc consegue resolver pq a melhor maneira é vc aprender a ter domínio das preocupações e ansiedade não levando para a cama nada que esteja pendente de soluções.

Tenha um ótimo dia.
Olá!
O sono tem vários compoentes. Vamos pensar em nos seguintes passos:
1. Avaliação médica com exames clínicos - para ver se não está faltando ou sobrando algo no teu organismo.
2. Avaliação neurológica - tem neurologistas especialistas em distúrbios do sono
3. Consulta ao psiquiatra (para avaliar e indicar medicamentos necessários para equilibrar o sono)
4. Acompanhamento psicoterápico para entender o que está acontecendo contigo e você não está percebendo.
5. Outros acompanhamentos que auxiliam: nutricionista (tem alimentos/chás/suplementos favorecedores para qualidade do sono); exercícios físicos (consulte um educador físico), meditação, yoga e massoterapia.
Torço para que encontres um combo (associação de práticas para o sono) que te devolva o sono tranquilo para viver bem!
Abraço
Sugiro procurar um neurologista especialista em distúrbios do sono e um psicólogo cognitivo-comportamental especialista em distúrbios do sono. Será necessário realizar uma polissonografia para mapear seu sono e consequente a psicoterapia com especialista
Olá! Sugiro que você procure um profissional para descartar qualquer possibilidade física, como por exemplo um neurologista. Descartado essa possibilidade, busque ajuda psicológica com um profissional da psicanálise/psicologia, para investigar possíveis conflitos emocionais, pois esse é um dos fatores que mais favorece a insônia e o não descanso necessário durante a noite.
Bom dia, o cansaço pode estar associado a algum conflito emocional que você vive, seja ele consciente ou inconsciente, que a deixa em estado de alerta. Também pode estar ligado a alguma situação real e concreta que a deixa com sensação de impotência, como a atual pandemia. Tanto o conflito emocional quanto o real podem promover uma sensação de insegurança e dificuldade de relaxar e dormir. Se não se dorme profundamente, alcançando o estado de sono profundo, a mente e o corpo não descansam devidamente. Não tenho informações suficientes para avaliar o quanto isso está te afetando, como por exemplo se o não dormir vem ocorrendo há muito tempo ou se é atual. Assim, seria importante conversar com um psicanalista ou psicólogo para que esse avalie melhor a sua situação.
Olá,
O sono é o espaço de manifestação dos restos diurnos e do inconsciente. Quando nosso sono se agita mostra um excesso. A análise psicanalítica pode ajudar a desvendar, regular e aliviar estes excessos.
Raramente estes são os sintomas ligados a questões orgânicas. Mas é importante descartar com uma consulta médica.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Pelo seu breve relato, apesar de pegar no sono com facilidade, mas acordar diversas vezes a noite, pode ser que você esteja com alguma preocupação, ansiosa, o que está te deixando em alerta, apesar de pegar no sono com facilidade você está acordando, é provável que você não está atingindo o sono REM, que é o sono reparador, por isto que você tem acordado cansada. É importante que você consulte um Psicólogo com Abordagem TCC ou EMDR que trabalha questões que afetam o sono. Uma avaliação médica seria interessante para ver se tem alguma questão fisiológica, que está dificultando sua saúde e dificultando seu sono.
Muitas coisas podem estar acontecendo. Seria interessantes conversar com algum profissional, seja psicólogo ou médico clínico geral para avaliar essa situação dentro de seu contexto de vida e saúde.
Olá, creio que uma psicoterapia poderá ajudá-lo. Abçs!
Olá! Entendo que suas dificuldades para manter um sono contínuo estão impactando significativamente sua qualidade de descanso. Para melhorar essa situação, considere criar um ambiente de sono propício, mantendo o quarto escuro, silencioso e confortável. Estabelecer uma rotina relaxante antes de dormir, como a leitura de um livro ou a prática de técnicas de relaxamento, pode ajudar a preparar a mente para o descanso. Além disso, limite a exposição a telas eletrônicas antes de dormir, pois a luz azul pode interferir no sono. Se as preocupações persistentes ou a ansiedade estiverem contribuindo para seu despertar noturno, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser uma abordagem eficaz para trabalhar esses padrões de pensamento. Caso essas estratégias não proporcionem melhoria, é recomendável consultar um profissional de saúde para avaliação mais detalhada. O autocuidado é fundamental, e espero que essas sugestões possam contribuir para uma noite de sono mais repousante. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150