Pesquisando sobre o assunto e preocupada com o meu filho de 10 anos que repete com frequência frases

21 respostas
Pesquisando sobre o assunto e preocupada com o meu filho de 10 anos que repete com frequência frases inteiras , em tom mais baixo . Pode ser ecolalia? estou preocupada pois já é grandinho e está com a linguagem adquirida.
Olá
Seria interessante marcar Avaliação psicológica com um psicólogo que atenda crianças e que faça diagnósticos. A consulta será boa para dar para ti uma direção e diminuir as dúvidas com relação ao que está acontecendo.
Att.

Bom dia, uma consulta com uma neuropsicologa pode ser um caminho para comprender melhor o que está acontecendo com seu filho, ela vai realizar testes que podem ofereçer uma pista mais clara sobre a ajuda que ele necessita. Hipotizar o que pode ser pode não ser o caminho melhor, procure ajuda!
Olá! Quando a ecolalia persiste pode indicar algum transtorno de neurodesenvolvimento. Por isso, é muito importante um trabalho multidisciplinar. Nesse caso, eu indicaria começar procurando um neurologista ou neuropsicólogo para aplicação de testes e avaliações que possibilitem um diagnóstico.
Olá! Para que diminua suas preocupações a respeito, seria interessante levá-lo para uma avaliação com profissional de neuropsicologia. Boa sorte!
Olá! A repetição de frases pode sim ser ecolalia e indicar um transtorno de neurodesenvolvimento, que deve ser investigado por um neuropsicólogo. Ele procederá com a avaliação e aplicação de testes, que indicarão com maior precisão, o diagnóstico e respectivo tratamento.
Boa tarde!
Não é comum o aparecimento de ecolalia aos 10 anos, principalmente em crianças com linguagem adquirida. O que pode estar acontecendo com seu filho é um distúrbio do pensamento. Isto pode ocorrer em diversas patologias. Numa psicose infantil, por exemplo, a criança pode vivenciar seus pensamentos como algo vindo do exterior(alucinações auditivas). Já numa neurose obsessiva os pensamentos podem se apresentar de forma ruidosa. Não raro a criança pode falar sozinha o que pensa e em momentos de muito estresse nem perceber ou não conseguir se conter. De todo modo, o mais importante é procurar um psicólogo infantil experiente. Esses sintomas podem refletir grande sofrimento da criança.
Oi, tudo bem?
Importante é leva lo a um profissional de confiança, um neuropsicólogo, psicologo, fonoaudiólogo ou mesmo psicopedagogo para que possa fazer uma avaliação. Ir somente por dados e conhecimentos prévios não é possível saber ao certo. Um momento de diversas mudanças nesta idade e as vezes fica difícil para estarem expressando ou mesmo entender algumas coisas, e assim surge a partir de inúmeros sintomas algo que não sabe explicar. Importante buscar um profissional.
A disposição para dúvidas.
Busque primeiro que tudo uma avaliação neurológica. A partir de então, buscar ajuda, para um tratamento multidisciplinar. Se faz necessário então, investigar vários aspectos biopsicossocial, para se chegar a um programa de intervenção, para iniciar um acompanhamento sistemático, capaz de superar os problemas apresentados.
Diagnóstico e avaliação psicológica são essenciais nesse caso. Sugiro que busque auxílio de profissionais de neuropsicologia ou psicologia infantil.
Faça o quanto antes uma avaliação neuropsicologica, onde todas as suas dúvidas serão sanadas e possível tratamento e acompanhamento. A avaliação é fundamental. Um psicólogo que realize isso poderá ajudar e orientar depois.
Para uma definição adequada do problema faz-se necessária uma avaliação neuropsicológica, mas de qualquer forma é recomendado psicoterapia com Psicólogo.
Sugiro a procura multidiscipliar neurologia e psicologia.
Seria bom agendar uma consulta com Psicólogo e Psiquiatra infantil. Uma outra possibilidade seria o TOC também.
Olá,
Se essa situação só apareceu agora pode ser outro quadro, o ideal é passar com um psicólogo. Ele deve estar passando por algum conflito, sofrimento emocional e não está sabendo lidar com isso. Importante saber quando começou, e se há outras mudanças no comportamento dele.
Att.
O mais indicado seria levar a criança a uma consulta psicológica para que possa ser realizada uma avaliação precisa.
Boa tarde!, é imprescindível que você leve o seu filho para fazer uma avaliação neuropsicológica, pois embora a ecolalia faça parte do desenvolvimento da linguagem, ela também é um sintoma do TEA (Transtorno do Espectro Autista). Vale ressaltar que a Ecolalia patológica é contínua e persistente, enquanto que a Ecolalia Normal tende a desaparecer com o desenvolvimento da linguagem. Lembrando que apenas esse critério mencionado, não tem como diagnosticá-lo.
Para responder com garantia é necessário termos mais dados e fazer uma avaliação específica, o fato de simplesmente repetir as frases pode significar muitas coisas ou até não ser nenhum problema importante.

Olá. Pode ser, como pode não ser. Não podemos dar um diagnóstico por aqui. Apesar de querermos respostas rápidas, o mais importante é você procurar ajuda de um neuropsicólogo para te orientar. Havendo necessidade, ele encaminhará ou não seu filho a outros especialistas. Fique tranquila. Atenciosamente.
São muitas as hipóteses, por isso há necessidade de se procurar um neuro e também um psicólogo para que possa ser acompanhado de perto esta situação.
Para que se possa investigar as causas do sintoma relatado, é necessário que se busque uma avaliação psicológica, e que seja, a partir desta avaliação, traçado um possível processo terapêutico.

Sim, pode ser ecolalia. A ecolalia é um comportamento verbal caracterizado pela repetição de palavras ou frases inteiras, que são ouvidas ou lembradas. É um comportamento comum em crianças com autismo, mas também pode ocorrer em crianças com outras condições, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou transtorno de ansiedade. Se o seu filho está repetindo frases inteiras em tom mais baixo, é importante que você procure um profissional de saúde para avaliar a situação. O profissional poderá avaliar o seu filho e determinar se ele tem algum transtorno de saúde mental ou se a ecolalia é apenas um comportamento normal.