Porque uma criança de 8 anos repetiria, sem som, as frases que ela mesmo diz?

22 respostas
Porque uma criança de 8 anos repetiria, sem som, as frases que ela mesmo diz?
Responder de uma forma precisa, sem uma avaliação mais aprofundada, sem observação da criança, fica muito difícil e arriscado.
O desenvolvimento da Linguagem tem 4 etapas: Pré-Linguagem (0 aos 12 meses) onde a criança começa a balbuciar; Sintaxe primitiva (12 aos 30 meses) onde a criança já começa a combinar palavras sem o uso de artigo ou preposições ex: nenê mimi (o nenê quer dormir); Expressão Gramatical (entre os 30 e 36 meses) com o surgimento de frases mais estruturadas e com a utilização do verbo "ser" e "estar"; depois (36 e 42 meses) já começa a falar mais de uma oração, aquisição da conjunção "e" e também entra na fase do "por quê?" por fim (aos 42 e 54 meses) a criança deve apresentar no vocabulário diversas estruturas gramaticas que vão se complementando com o passar do tempo. Por fim (após os 54 meses ou seja por volta dos 4 anos) a criança deve produzir frases mais complexas e aos 5 anos já ter um domínio gramatical. Esse é o modelo de David Crystall (1981). Esse é um ponto. Se a criança demorou a exibir esses marcos do Desenvolvimento é preciso investigar.

Caso não, e vc deseja entender melhor o que está acontecendo, sua criança precisa de uma avaliação que pode ser, a principio com um psicólogo. Depois ele pode ver a necessidade ou não de uma avaliação mais aprofundada com um pediatra ou neuropediatra, fonoaudiólogo, Neuropsicóloga...

O comportamento da criança de "repetir sem som as frases que ela mesma diz" tem se repetido a quanto tempo? É constante? Existe algum fator estressor que possa ter contribuído para isso? Como a criança está se adaptando nesse ano de aulas on line? Veja como tem muitas questões e outras que devem ser cuidadosamente investigadas. Procure um psicólogo ou psicanalista que ele irá orientar você. Espero ter ajudado.

Uma razão possível seria que a criança está ainda em processo de "internalizar" sua fala, ou seja, o seu pensamento privado. Vamos desenvolvendo a capacidade de "falar só dentro da nossa cabeça" com o tempo, a princípio é comum falarmos em voz alta e repetirmos as frases para melhor tentar compreender seu significado. Apenas esse comportamento isolado não representa sinal de nenhum transtorno, mas caso existam outros que te chamem atenção seria interessante buscar uma avaliação profissional.
Por que uma criança de 8 anos repetiria sem som, as frases que ela mesmo diz?
E o que mais ela faz de diferente das outras crianças?
Será que ela está imitando alguém que é importante para ela ou será que ela tem autismo?
È necessária uma avaliação presencial com neurologista e psicólogo clinico.
Não dá para falar nada.
Perceba que eu repeti sua pergunta na tentativa de entender o que voce está querendo saber. Sem sucesso.
As repetições das frases, de maneira geral, nos ajudam a entender a questão, a gravá-las na memória, e a nos colocar no lugar do outro.
De qualquer forma o seu filho de 8 anos está tentando comunicar alguma coisa e esta maneira foi a única que ele conseguiu até agora.
Bom dia, trata-se de uma excelente pergunta. Isso nos mostra que você está atenta ao seu filho e preocupada. Isso para a criança já significa muito, desde que ela perceba a sua preocupação como um cuidado e não como uma rejeição. Concordo com as colegas, poderíamos aqui formular mil hipótese a este respeito, mas para cada caso existe um subjetivo único por trás, e cada sintoma precisa ser investigado por profissional adequado.

Lhe fornecer um diagnóstico sem ao menos conhecer a criança seria rotular ela sem ter precisão no embasamento.

Compreenda, um bom diagnóstico se faz necessário para que um bom tratamento possa acontecer, caso contrário é apenas charlatanismo.

Espero ter esclarecido. Me coloco à disposição. Grande abraço.
Faço minhas as palavras da psicóloga acima, Anahisa. É por aí
Sem conhecer a história de vida dessa criança e o contexto ao qual ela está inserida não temos como dizer o que ela tem. Interessante você verificar a frequência e intensidade desses comportamentos. Caso a frequência e intensidade sejam grandes é fundamental você marcar consulta com psicólogo pois podemos está diante de um transtorno de neurodesenvolvimento. O psicólogo irá fazer as devidas avaliações e indicações caso seja necessário.
Me parece que neste caso, observar pessoalmente a criança, é fundamental para podermos pensar em uma hipótese da causa de tal comportamento, e depois pensar numa intervenção.
Para responder de forma completa é necessário de uma avaliação com a criança, onde podemos utilizar técnicas e a própria observação a fim de aproximar e compreender sobre a criança.

A linguagem inicia de forma internalizada e aos poucos com estímulos e interação do meio desenvolve sua fala . É preciso que os pais se atentem sobre a fala da criança e busquem um profissional da área para realizar a avaliação e o tratamento se necessário, com estimulação e outras intervenções.
Olá,
Muitas podem ser as causas da criança ter este comportamento, saber a idade e entender se sempre teve este comportamento podem trazer alguns indícios, mas será necessário uma avaliação mais profunda para entender melhor.
Abçs
Responder essa pergunta sem avaliar a criança é muito complicado, mas pode ser o processo de internalização da fala. Observe e se achar necessário, procure um especialista, mas leve um video do comportamento que você identifica como um problema. Fica mais fácil de avaliar. Um abraço
Bom dia!
A melhor resposta vem através do acompanhamento, buscar um profissional vai te ajudar a obter a resposta que vc procura, e ainda vai ajudar a criança.
Por mais que seja uma característica que chama a atenção, isoladamente não significa nada. Precisa avaliar muita coisa pra te dar uma resposta. Quando acontece, onde, com quem, em quais situações, o que antecede o comportamento, como a família reage.... fora isso, sem dúvida precisa investigar a presença de outras queixas. Sugiro procurar avaliação.
Olá. Pode ser muita coisa, inclusive nada. Pra ter certeza, sugiro que procure ajuda de um psicólogo. Abraço
Veja com um psiquiatra . Isso irá te acalmar .
Acredito que meus colegas já explicaram muito bem, mas buscar um fonoaudiólogo para avaliação da linguagem poderia também caber nessa situação.
Esse comportamento pode ser indicativo muitas possibilidades, acho importante notar a frequência com que ele faz essas repetições, se existe uma lógica para criança nessa repetição e qual é. Conversar com a criança sobre esse comportamento pode ajudar. Mas sem dúvida, consultar um profissional, uma psicólogo e um fonoaudiólogo poderão esclarecer com maior assertividade se o seu filho precisa de tratamento específico. Espero ter ajudado.
Olá! As vezes as crianças fazem coisas estranhas que nos chamam a atenção. Por vezes elas nem percebem, pois estão absorvendo como o seu entorno aceita e organiza as manifestações pessoais no espaço público. Algumas crianças são tão sujeitas ao olhar e aprovação dos outros que não ousam se manifestar, as ditas tímidas. Neste último caso fica até difícil saber se há algum sofrimento ocorrendo. Importante observar mais a criança, conversar com ela de forma espontânea e se ficar ainda preocupada, encaminhar uma avaliação psicológica.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! É necessário que seja feita uma melhor investigação sobre o ocorrido. Em que momentos ela faz isso? Como é o processo de comunicação da criança? Como foi ensinado a comunicação para a criança? Como é a comunicação das pessoas ao redor dela? Ela fica muito sozinha? Uma série de questionamentos podem ser feitos, mas é importante porque mostrou que você está atenta(o) ao comportamento da criança, então alguém está cuidando e olhando por essa criança. Sugiro que a criança faça uma terapia para ficar melhor e também para amenizar essa angústia que você sente em relação a esse comportamento.
Thamara Cristina Bianchi Galiotto
Olá, como vai você? Veja, sua pergunta é difícil de ser respondida de uma forma objetiva e que sane sua dúvida de imediato. Isso porque podem haver diversos motivos que estejam levando a criança a apresentar este comportamento: isso pode ser algo que aprendeu com algum colega, em algum desenho, pode ter desenvolvido sozinha, etc. São muitas as possibilidades. Creio que, dependendo da comunicação que a criança já estabelece, perguntar a ela se ela percebe que faz isso; e quiçá seja possível perguntar onde ela aprendeu ou porque manifesta esse comportamento. Isso demonstra para a criança que além do interesse que você tem por ela, uma confiança no que ela pode te passar. Se esse não for o caso, creio que vale você como responsável e que demonstra interesse em saber o que se passa com a criança, se questionar se isso é algo que atrapalha as relações dela com outras pessoas, se acontece em todas as relações ou somente algumas delas (por exemplo: falando sozinha, ou somente com colegas, ou somente com adultos, etc.). Creio que estas opções de perguntas podem te ajudar e pensar e compreender um pouco mais a realidade da criança. Espero ter contribuído, assim como foram excelentes as contribuições dos colegas acima, de diversos pontos de vista diferentes.
Olá boa noite!
Como os (as) colegas aqui citaram é importantíssimo uma avaliação psicológica, entender o contexto que esta criança está inserida (o), entender como ela relaciona-se com o mundo, tudo isso ajuda em um possível diagnóstico, gosto sempre de lembrar que um diagnóstico não define uma pessoa, somos muito mais que isso, e nessa perspectiva que a psicologia como ciência tem muito a contribuir com a demanda citada.
Muito boa sorte!
Abraço.
É importante leitura não verbal dessa criança. Ela fala ? O que ela tenta reproduzir com a fala sem som, dá pra entender por leitura labial ? Em qual situação ela costuma repetir a frase ? São muitas questões à serem analisadas, para seguir uma hipótese.
Olá, como vai?
Parece ser um tipo de ecolalia, porém é interessante saber mais sobre a situação para qualquer tipo de sinalização. No caso de dúvida, procure um psicólogo, esse profissional está habilitado para esse tipo de orientação e acompanhamento.

At.te