Pode comer requeijão na gestação? Porque fui fazer uma pesquisa e tinha que grávidas não podem por n

8 respostas
Pode comer requeijão na gestação? Porque fui fazer uma pesquisa e tinha que grávidas não podem por não ser pasteurizado.
Dra. Valéria Siqueira da Cunha
Nutricionista
Cachoeirinha
Sim, grávidas podem consumir requeijão, mas é importante consumir sempre requeijões feitos com leite pasteurizado para evitar riscos de contaminação, como a Listeria. Leia o rótulo! Se tiver dúvidas, converse com seu nutricionista para adaptar sua dieta durante a gravidez.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Cristhianne Jerônimo
Nutricionista
Osasco
Olá, realmente grávidas não devem comer laticínio que não seja pasteurizado, pois pode conter bactérias que podem atravessar a placenta e atingir o feto. Preste sempre muita atenção aos rótulos dos produtos, se vc não encontrar a palavra pasteurizado não consuma.
 Mayara Mallmann
Nutricionista
Dois Irmãos
Olá!
O requeijão industrializado, desses que encontramos facilmente no mercado, é feito com leite pasteurizado e portanto o consumo é seguro para gestantes.
Dra. Camila Reis
Nutricionista
Salvador
Se você não tiver nenhum tipo de comorbidade (exemplo: hipertensão ou intolerância à lactose), não há nenhuma contraindicação. Só cuidados com os excessos!
Dr. Hamilton Macedo
Nutricionista
João Pessoa
Durante a gestação, é importante ter atenção aos alimentos consumidos, especialmente quanto à segurança alimentar, devido ao sistema imunológico da gestante estar mais sensível a algumas infecções. O requeijão pode ser consumido, mas a recomendação é optar por versões pasteurizadas, pois os produtos não pasteurizados podem ter maior risco de conter bactérias como a Listeria, que são prejudiciais para a saúde da gestante e do bebê.

No entanto, é sempre recomendável que você consulte um nutricionista para que ele possa orientar de forma personalizada, levando em conta as suas necessidades nutricionais específicas durante a gestação. Assim, você garante uma alimentação segura e equilibrada.
Normalmente se indica o consumo de queijos que sejam feitos com leite pasteurizado, por ser mais seguro. A pasteurização nada mais é do que o aumento da temperatura do leite para matar todas as bactérias e microorganismos que possam fazer mal à saúde humana.
Queijo minas, gorgonzola e requeijão costumam ser feitos com leite crú, não são feitos com leite pasteurizado. Assim, tem mais perigo de listeria, a listeriose.
A listeria pode ser mais assintomática para a mãe, de uma forma mais leves como enjôos, dor de cabeça ou mal estar.
Mas pode ter também sintomas mais intensos causando inclusive parto prematuro.
Para consumir de uma forma mais segura e SABER se é pasteurizado ou não, leia o rótulo. TEM QUE ter no rótulo escrito se o leite é ou não pasteurizado.
Você pode consumir queijo mussarela, prato, provolone, golda, queijo suíço, ricota, cottage...a lista dos queijos que você pode, como vê acima na lista que disse, é grande e dá para variar bastante, não precisando arriscar com requeijão. Que tal mamãe?

Espero que tenha te ajudado.
Uma boa hora para você.
Abraço da nutri.
 Maria Clara Peixoto
Nutricionista
Santa Cruz Do Sul
Pode sim! Requeijão é uma boa fonte de cálcio e proteínas, importantes durante a gestação. Prefira as versões light ou tradicionais, consumindo com moderação dentro de uma alimentação equilibrada.
Dra. Eliara Zanetti
Nutricionista
Cerquilho
Pode inserir requeijão na sua alimentação,sim. Só deve ter cuidado com excessos, como com qualquer alimento industrializado/ultraprocessado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.