Podemos dizer que o transtorno bipolar é uma doença emocional? Fico confusa, especialmente é o que,

4 respostas
Podemos dizer que o transtorno bipolar é uma doença emocional? Fico confusa, especialmente é o que, mente, biológico, emocional?
Sua dúvida é pertinente, pois durante muito tempo o corpo era entendido como "separado" da mente. No entanto, com o avanço das neurociências há cada mais vez um consenso entre médicos e psicólogos de que não nada exclusivamente biológico ou emocional, pois como seres integrais que somos, tudo está interligado como tão bem explicou a colega acima. O essencial aqui é, uma vez realizado o diagnóstico correto, que o paciente receba o melhor tratamento que inclui uso da medicação e terapia. Acrescento ainda a importância da atividade física, pois ajuda muito na "regulação" do sono, do apetite e do estresse. Quanto mais o paciente for encorajado a olhar de frente para suas vulnerabilidades, maior engajamento ele terá para encontrar os meios de ajudar a si mesmo (isso inclui aceitar o tratamento). Espero ter ajudado. Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde, então o transtorno bipolar é uma doença de base biológica (desordem nos neurotransmissores - substâncias que conduzem os impulsos nervosos no cérebro), , cujas crises de depressão, mania , ou fases mistas (de depressão, euforia e irritabilidade), costumam ser deflagradas por fatores ambientais ( ruptura de relacionamento amoroso, perde de emprego, lutos, falecimentos, estresse, sobrecarga e decepções de quaisquer naturezas). Outrossim, o tratamento e fundamentalmente farmacológico (com remédios para tratar a causa neurobiólogica) e em
Alguns casos psicoterápico (para tratar a vulnerabilidade emocional). Abraço
Sabe a santíssima trindade? O Pai, o Fillho e o Espírito Santo? Pois é: igual. Temos nossa vertente corpo, que é uma máquina feita de carne. Para o seu funcionamento são necessárias varias substâncias químicas. No caso dos transtornos mentais temos uma perda do equívoco dessas substâncias. Temos a vertente psíquica, que diz respeito aos nossos pensamentos e emoções. Dai o fato de que dificuldades de relacionamento, ou problemas, podem nos deprimir. Nossa terceira vertente é a nossa alma imortal.
O transtorno bipolar é uma doença emocional sim, mas também biológica, tendo em vista que existem diversos genes e neurotransmissores envolvidos na origem da doença.
Normalmente, a pessoa que desenvolve o transtorno bipolar tem uma vulnerabilidade biológica para o distúrbio, e os diversos fatores ambientais, como trauma, estresse, etc, desencadeiam a herança genética que a pessoa já tem.
Mais importante que a classificação da doença, é seu correto acompanhamento e tratamento, pois a pessoa com transtorno bipolar é capaz de ter uma vida completamente normal com um bom tratamento.

Especialistas

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.