Por muitos anos tomei estimulante de apetite que tem cloridrato de ciproeptadina na formulação e pesquisando

8 respostas
Por muitos anos tomei estimulante de apetite que tem cloridrato de ciproeptadina na formulação e pesquisando vi que diminui a serotonina. Gostaria de saber por tanto se o mesmo pode causar depressão?
Olá!
A baixa de serotonina não necessariamente irá culminar com um quadro de depressão. De todo modo, é importante reunirmos informações mais completas, como por exemplo se sua dúvida tem um caráter preventivo ou se você já observou a manifestação de algum sintoma que possa estar relacionando ao quadro.

Uma avaliação mais criteriosa em uma consulta com um Psicólogo ou Psiquiatra será de grande valia na obtenção dessas respostas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A ciproheptadina é um farmaco antigo que foi inventado como anti-alérgico e depois caiu em desuso, sendo encontrado hoje com mais frequência em formulas para abrir o apetite.
Este mecanismo se da através da ligação e bloqueio de receptores de histamina, causando sonolência e fome.
As propriedades em outros receptores, como serotonina, são insignificantes e caso fossem de nota, causariam bloqueio de AUTO RECEPTORES de serotonina, o que em termos práticos leva a AUMENTO de serotonina. Embora a teoria de que depressão seja somente alterações de neurotransmissores tenha sido superada a tempo, não se preocupe... não ha chances ou relatos de ciproheptadina causar depressão.

tudo de bom
Prof david
Olá esta clara a causa da falta de apetite? antes de tomar o cloridrato de ciproeptadina consultou um profissional? a falta de apetite pode ser sintoma de depressão, consultou um psicologo ou um psiquiatra antes de tomar esses comprimidos? Se consultou e o medico te receitou este comprimido foi pra que? Se está em duvida procure um profissional para te ajudar a entender o que está acontecendo com você?
Conforme descrição acima do médico psiquiatra, esta medicação não causa depressão.
Mas, importante monitorar e acompanhar os sintomas, caso perceba alguma alteração procure um profissional, psicologo, psiquiatra ou medico clínico geral de sua confiança para esclarecer eventuais duvidas.
A Depressão é um patologia clínica é passível de tratamento médico e psicológico, não há correlação com o medicamento tomado há anos, repare seus sintomas.
A Depressão Maior é manifestada pela combinação de sintomas que interferem com as habilidades de trabalho, sono, alimentação e com o prazer de apreciar coisas do cotidiano.
Já a Depressão Bipolar ( distúrbio maníaco-depressivo) envolve momentos de depressão com ciclos de mania.
Procure perceber o que sente, como andam suas emoções, procure conhecer-se mais.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Olá, é bem provável que não. Caso esteja apresentando algum sintoma que lhe pareça com um quadro depressão, procure um terapeuta para que possam cuidar juntos da sua saúde emocional.
Confio que corpo e mente são uma unidade, quando algo está emocionalmente difícil de lidar o corpo é quem fala.
A Depressão é decorrente de uma série de fatores e necessariamente não é decorrente da medicação que está fazendo uso, como bem falou um médico logo acima. Porém sua preocupação é passível de análise, caso esteja com alguma sintomatologia. Sugiro procurar um profissional como psicólogo ou psiquiátra e conversar a este respeito e ter os devidos esclarecimentos.
Sobre a parte medicamentosa, já tem resposta do colega psiquiatra acima. Não é fator desencadeante de depressão.
A depressão e ansiedade, são o mal do século!
Para deprimir temos vários fatores desencadeantes como:
Traumas Psicológicos, Conflitos, Estresse, Transtornos psiquiátricos, Histórico Familiar, Ansiedade Crônica, disfunções hormonais, dependências químicas, ilícitas ou não,
doenças cardio-vasculares, neurológicas, endocrinológicas, mudanças bruscas de status de vida...
Há vários fatores desencadeantes identificados, como humor depressivo, tristeza, maxidesvalorização pessoal, perda de prazer e alegria. Falta de sono e sonolência, apetite diminuição ou mesmo aumento demasiado de apetite, redução de interesse sexual, mal estar, cansaço, taquicardia, queixas digestivas, falta de energia, preguiça, falta de concentração, de vontade de iniciativa.
Em se notando, o melhor caminho é pedir ajuda, a um terapeuta e se necessário for, ter tratamento medicamentoso, para "tirar deste estado" e com mudanças de comportamento e novos hábitos, vencer a mesma .

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1129 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.