Por que alguns superdotados só são diagnosticados na fase adulta?

20 respostas
Por que alguns superdotados só são diagnosticados na fase adulta?
Nem todas as pessoas que tenham superdotação são diagnósticas na vida adulta, a maioria dos casos identificamos ainda na infância. Os casos de adultos com superdotação diagnsóticados tardiamente de algum modo foram negligenciados ou não reconhecidos, pois muitas vezes não desenvolveram aspectos potencialmente claros para um diagnóstico ou hipótese precoce para serem investigados, algo aconteceu na história daquela pessoa que passou desapercebido e não foi verificado por consulta com especialistas na área.
No artigo 5º, inciso III, da Resolução CNE/CEB Nº 2 de 2001, que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (Brasil, 2001), tem como acepção de educandos com altas habilidades/superdotação aqueles que apresentam grande facilidade de aprendizagem, levando-os a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
Já os Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua série de Adaptações Curriculares, Saberes e Práticas da Inclusão (Brasil, 2004), publicada pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, atribuem os seguintes traços como comuns aos superdotados: Alto grau de curiosidade; Boa memória; Atenção concentrada; Persistência; Independência e autonomia; Interesse por áreas e tópicos diversos; Facilidade de aprendizagem; Criatividade e imaginação: Iniciativa; Liderança; Vocabulário avançado para sua idade cronológica; Riqueza de expressão verbal (elaboração e fluência de idéias); Habilidade para considerar pontos de vistas de outras pessoas; Facilidade para interagir com crianças mais velhas ou com adultos; Habilidade para perceber discrepâncias entre idéias e pontos de vistas; Interesse por livros e outras fontes de conhecimento; Alto nível de energia; Preferência por situações/objetos novos; Senso de humor; Originalidade para resolver problemas. O objetivo é discutir maneiras de construção do processo de identificação, que gerem informações sobre o aluno com alto potencial e orientem a pratica docente em termos do planejamento de aula, seleção de estratégias de ensino e métodos de avaliação do desempenho escolar. O processo de identificação deve ser diluído em diversas fases e a identificação precoce e necessária para assegurar o desenvolvimento saudável de crianças superdotadas e evitar problemas de desajustamento, desinteresse em sala de aula e baixo rendimento escolar. Instrumentos de identificação mais utilizados Testes psicométricos; escalas de características; questionários; observação do comportamento; entrevistas com a família e professores, entre outros.
Escalas e testes não fazem diagnósticos, entretanto são ferramentas importantes e servem de rastreamento, pois fornecem dados objetivos úteis para avaliação, intervenção e pesquisa. A identificação do aluno requer a realização de uma seqüência de procedimentos, incluindo etapas bem definidas e instrumentos apropriados, formando uma combinação entre avaliação formal e observação estruturada. E importante que a identificação seja um processo continuo. A identificação deve ser enriquecida por outras fontes de informação, de forma a privilegiar uma visão sistêmica e global do individuo e não somente sua inteligência superior medida por meio de um teste de QI.
O processo de identificação de uma criança, adolescente ou adulto com hipótese de altas habilidades deve envolver uma avaliação com profissionais especialistas nesta área como psicólogo ou neuropsicólogo, e uma aaliação abrangente e multidimensional, que englobe variados instrumentos e diversas fontes de informações, levando-se em conta a multiplicidade de fatores ambientais e as riquíssimas interações entre eles que devem ser consideradas como parte ativa desse processo. As características como criatividade, aptidão artística e musical, liderança, entre outras, são também consideradas, porem não são medidas por testes de inteligência, tornando essa identificação mais complexa. E importante destacar o julgamento, avaliação e observação do professores, sendo possível que o professor indique o aluno mais criativo da turma, com maior capacidade de liderança, maior conhecimento e interesse na área de ciências , maior vocabulário, pensamento critico mais desenvolvido, por isso foi elaborado por Delou (1987) uma lista de indicadores de superdotação.
Teorias de Altas Habilidades
Círculo dos Três Anéis do psicólogo Joseph Renzulli, um dos maiores especialistas no mundo nesta área, aponta a função decisiva da instituição em estimular o desenvolvimento da capacidade criativa em todos os seus educandos, pois segundo o modelo dos três anéis, os indivíduos com altas habilidades/superdotação são os que apresentam habilidades acima da média em relação aos seus pares, em uma ou mais áreas de inteligência e também apresentam elevado nível de envolvimento com a tarefa, ou seja, são bastante motivados e comprometidos, e criatividade elevada. Essas três peculiaridades apontam que na interação dinâmica entre os três traços é que se localizam os elementos primordiais para a ampliação da prática criativo-produtiva psicomotora. Renzulli conclui que a superdotação é relativa ao tempo, às pessoas (não em todo o mundo) e às circunstâncias, isto é, os comportamentos superdotados têm lugar em determinadas pessoas, em determinados momentos e em determinadas circunstâncias (não em todo tempo). Já a Teoria da Desintegração Positiva de Dabrowsky (TDP), tem implicações consideráveis para explicar o desenvolvimento emocional do superdotado, o psicólogo polonês, identificou cinco áreas de superexcitabilidade: psicomotriz, sensorial, intelectual, imaginativa e emocional. Chamou este processo de desintegração positiva porque o crescimento e o desenvolvimento delas era acompanhado de angústia e ansiedade. As superexcitabilidade são uma elevada habilidade inata para perceber estímulos e responder a eles. Em seu Modelo Diferenciado de Superdotação e Talento, Gagné (2000, 2003), propõe que a superdotação é inata e está relacionada ao uso de habilidades naturais expressas espontaneamente, sem treinamento, denominadas aptidões ou dons. Já o talento estaria relacionado a um domínio superior de habilidades sistematicamente desenvolvidas (ou capacidades) em, pelo menos, um campo da atividade humana. Segundo esse modelo, existem cinco áreas de talento: intelectual, criativa, sócio afetivo, sensório motora e percepção extrasensorial Modelo WICS (Wisdom, Intelligence, and Creativity Synthesized) de Sternberg, segundo o autor, para compreender habilidades devemos pensar não só em termos de Quoeficiente Intelectual, mas também de Inteligência Existosa. Esta é a habilidade intencional para adaptar-se a diferentes ambientes, configurá-los e selecioná-los. Postula que as pessoas inteligentes conhecem suas próprias forças e compensam suas fraquezas. A partir de sua teoria triáquica da inteligência deriva uma concepção plural de superdotação e formula um modelo pentagonal o qual considera que esta deve ter um conjunto de cinco características: excelência, raridade, produtividade, demonstratividade e valor. (STERNBERG, 2000 apudSIMONETTI, 2007, p. 2).

Em saúde mental existe a possibilidade da pessoa não receber o diagnóstico correto ou receber diagnóstico tardio. Isto por que falamos de vários fatores que podem ser responsáveis por isto: condições sócio econômicas da família e acesso a informação e serviços em saúde pública. Pode ocorrer também por não apresentar uma sintomatologia tão bem delineada e com o tempo o caso clínico vai recebendo o delineamento. Até mesmo assistência na busca de tratamento pela família. Acredito que se uma pessoa descobre o diagnóstico em saúde mental tardiamente perde bastante tanto no que se refere aos possíveis tratamentos disponíveis quanto em qualidade de vida.
Sem desejar esgotar o assunto é também não desejando ser simplista ao meu entender é quando não houve um olhar clínica para observar o desenvolvimento dessa pessoa, pois os pais, professores, psicopedagogos precisam ter um olhar individual para cada criança, observando seu desenvolvimento normal, atrasos nesse desenvolvimento ou quando a criança apresenta características e comportamentos de superdotação e a partir dessa observação oferecer a essa criança condições de continuar se desenhando, estimular os "equipamentos" internos das que estão em defasagem e possibilitar ao super dotado condições pra que use todo seu potencial sem se desconectar dos demais, irmão é ou colegas de classe!
Nesse caso faltou o olhar a essa pessoa, deixaram na infância passar despercebida seus valores , e elas próprias acabam se fechando e não mostrando suas habilidades por causa da falta desse olhar, desse apoio. Infelizmente isso acontece.
Como disseram, a maioria são diagnosticamos na infância, mas isso qdo os pais ou professores percebem e pedem Avaliação.
Um adulto ser diagnosticado é mais raro, no meu ponto de vista. Também depende da condição sócio-econômica e meio em que vive.
Portanto fica a dica, se tem criança com fala ou comportamento incomum peça ao pediatra que indique uma Avaliação ou procure você mesma um Psicólogo/Neuropsicólogo e Psicopedagogo, porque deve ser uma avaliação multidisciplinar.
Existem escolas públicas muito mais bem preparadas, que as particulares, nessa questão de crianças especiais, seja superdotação / habilidades especiais ou altas habilidades ( como chamamos), ou crianças com algum déficit intelectual !
Boa sorte
Meus colegas já explicaram bem a pergunta. O importante é que a pessoa possa se autoconhecer e se autorregular com relação aos seus pontos fortes e frágeis. Qualquer dúvida, ou se desejar uma avaliação, estou a disposição. Abraços
Pessoas consideradas Superdotadas apresentam QI acima de 130 ( Quociente de Inteligência), é podem apresentar sinais na sua infância, mas, passa por despercebido devido a crença familiar e a falta de preparação das instituições escolares. Devido ao comportamento essas habilidades podem vir a ser reconhecidas somente na fase adulta.
Boa tarde! Não são apenas os superdotados que muitas vezes tem o diagnóstico na fase adulta. Esse processo tardio acontece com muitas pessoas, devido a falta" talvez" de oportunidade em fazer uma avaliação e um acompanhamento adequado ou a falta de um olhar clinico para as dificuldades que tal sujeito apresenta no decorrer da vida. Na maioria das vezes são aplaudidos por tais comportamentos ...devido a inteligência brilhante, entretanto é comprovado cientificamente que trazem muitas dificuldades, dentre elas no convívio social. São pessoas que sofrem muito e precisam de ajuda. Apresentam tendência de isolamento social. Se precisar de ajuda, estou a disposição.

Olá! Muitas crianças necessitam de um diagnóstico de qualidade e com equipe de Multiprofissionais, mas não tiveram acesso na infância. Mas, nunca é tarde para realizar um acompanhamento psicopedagógico e verificar o potencial cognitivo e, os transtornos ocorridos durante a vida acadêmica e familiar. Atendo por telemedicina.
Essa percepção é equivocada. Os superdotados são comumente identificados na fase de Latência ou mesmo na infância, pela precocidade de seus estilos cognitivos e especificidade de seus interesses.
Existem diversas situações e diversas famílias. Crianças em que os pais ouviram as queixas escolares, vão em busca de apoio, ajuda. São diagnosticados. Outras passam uma vida de discriminação e exclusão, para , apenas na visa adulto se depararem com dificuldades semelhantes no seu filho e compreendem suas dificuldades, facilidades. Bem observado por um de meus colegas que não apenas os superlotados acontecem isso mas também todos que apresentem dificuldades ou transtornos de aprendizagem
O início para um diagnóstico envolve verdadeiramente a família, a ela chega primeiro o incomodo dos comportamentos da criança, a escola tem um papel importante nesta história, a escola incentiva a família para procurar profissionais para o diagnóstico. E neste campo depende se a família deseja ter o diagnóstico. Um diagnóstico envolve uma multiplicidade de conhecimentos em diversas áreas, os profissionais precisam entender de transtornos, ter um trabalho junto a família, a criança, escola e encaminhar para o médico capacitado para o diagnóstico.
Porque algumas crianças não são observados pela família, escola e grupos sociais quando pequenos nesse sentido. Elas mesmas acabam suspeitando depois de adultos da própria superdotação pelas dificuldades para se incluir e pelas discrimanacões que sofreram durante toda a vida.
Outros só vão desconfiar quando têm um filho com as mesmas características, vão investigar o filho e se descobre no processo.
Mas o diagnóstico costuma ser dado na infância.
Olá!
Infelizmente não há professores preocupados com alunos superdotados. As Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) têm materiais maravilhosos para o atendimento aos Superdotados ou Altas Habilidades, porém não há profissionais na Educação fielmente capacitados para usá-los com esse público. Os superdotados geralmente são críticos e discordam dos professores. E há professores que rotulam alunos assim como o “chato” da sala. Isso acaba impedindo que sejam precocemente diagnosticado.
Quando o diagnóstico é tardio realmente o impacto em sua vida é maior. Porem se hoje temos muitos adultos sendo diagnósticos tardiamente ou nem diagnósticados isto se deve devido esta geração não ter tido acesso a estes profissionais. Não havia tanta explicação e profissionais treinados ate uma decada atras!!
Porem antes tarde do que nunca!!!
A sempre tempo de um adulto ser diagnóstico e entender sua história e muda-la!!
Abraços!!!
Olá!
Nem sempre é dessa forma. Mas o que pode acontecer é a criança passar desapercebida dependendo de seu ambiente. Por isso, mais e mais precisamos tanto de profissionais que estejam atentos as manifestações das crianças, bem como a atuação com intervenções e logo mais os seus encaminhamentos.
Olá! Algumas pessoas com superdotação ou altas habilidades são diagnosticados na vida adulta devido a falta de conhecimento ou orientação dos pais e de profissionais que tinham contato com esse adulto quando na infância. Atualmente, informações sobre a superdotação e altas habilidades podem ser mais acessíveis, o que torna, a observação e orientação educacional mais adequada para que os pais procurem a avaliação com uma equipe multidisciplinar e que assim, esse diagnóstico seja realizado com eficiência.
Na maioria das vezes os diagnósticos evidentes são realizados em fase primaria, não adulta.

Olá!
A identificação do sujeito superdotado/Altas Habilidades será realizada ainda na infância quando houver uma convergência de fatores e conhecimento. Alguns casos podem ser diagnosticados na vida adulta, mas não é regra. E muitos nem sequer serão diagnosticados. As concepções presentes em nossa sociedade acerca de crianças/alunos com superdotação/Altas Habilidade, muitas vezes equivocadas, dificultam a identificação.
As bases teóricas, conceituais e legislativas acerca do fenômeno das altas habilidades/superdotação são relativamente novas na Educação Brasileira.

É importante ressaltar as dificuldades e desafios presentes na tarefa de avaliar este sujeito. É necessário
empregar uma multiplicidade de fontes de informações
e instrumentos no processo de identificação, portanto, uma equipe multidisciplinar.

No espaço escolar, temos a legislação presente na Política de Inclusão do Ministério da Educação (Brasil, 2005), aponta para a flexibilização curricular como fundamental no processo de educação inclusiva, descrevem e examinam uma ampla gama de estratégias de atendimento aos alunos superdotados, salientando-se o agrupamento por habilidades, a aceleração e o enriquecimento curricular.
Perciliana Pena

Ainda existem muitos mitos acerca da superdotação. Isso dificulta o procedimento de identificação na escola, que é o primeiro passo para o diagnóstico. É importante quando suspeitar de superdotação, buscar profissionais capacitados para realizar a avaliação adequada.