Por que é tão difícil para alguém com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) resolver conflito

3 respostas
Por que é tão difícil para alguém com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) resolver conflitos ou situações negativas?
Para alguém com Transtorno de Personalidade Borderline, resolver conflitos ou situações negativas é difícil porque essas experiências despertam emoções intensas e, muitas vezes, imediatas, como raiva, medo de abandono, vergonha ou culpa. A pessoa tende a perceber os eventos de forma extrema, vendo pequenas desavenças como ameaças graves às relações ou à própria segurança emocional. Além disso, há dificuldade em regular emoções, controlar impulsos e manter uma visão equilibrada da situação, o que pode levar a reações exageradas ou precipitadas. A sensibilidade emocional elevada faz com que os conflitos pareçam mais ameaçadores do que realmente são, e a tendência a internalizar rejeição ou fracasso mantém o sofrimento, dificultando a tomada de decisões claras e a resolução saudável do problema.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi, muito obrigado por sua pergunta.
A dificuldade pode ter alguma relação com o contexto em que a pessoa se desenvolveu. Contextos difíceis e desafiadores, ou contextos que sempre condenaram mais os fracassos do que comemoraram vitórias, podem contribuir para essa dificuldade. É crucial que se faça uma autoanalise para identificar se é uma dificuldade em encontrar resoluções ou uma dificuldade em tentar.

Abraços
Psicólogo Fernando Segundo
Atendimentos em Psicoterapia, neuropsicologia On-line e presenciais em Vitória.

 Pricila Costa
Psicólogo
Rio de Janeiro
Porque pessoas com TPB sentem emoções muito intensas, têm medo de abandono, dificuldade de regular emoções e tendem ao pensamento “tudo ou nada”. Em conflitos, a emoção domina antes da reflexão, o que dificulta diálogo, escuta e resolução da situação.
A psicoterapia pode te ajudar a regular emoções, melhorar a comunicação, lidar com conflitos e reduzir o medo de abandono, promovendo relações mais saudáveis e estáveis. Caso precise de ajuda, estou à disposição. Abraço!

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2583 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.