Porque a depressão diminui a libido?
 Mariana Sandoval Gordilho
Mariana Sandoval Gordilho
Psicólogo
Salvador
Depressão é um termo utilizado pela psiquiatria para denominar uma variedade de sintomas que geralmente estão relacionados à uma tristeza profunda e/ou constante, que compromete a realização de atividades, funções que a pessoa antes poderia desempenhar sem maiores dificuldades, acompanhado de muita angústia, pensamentos conturbados, dentre outros, podendo incluir a libido. É importante saber que somos todos seres de história, que cada indivíduo possui a sua e cada sintoma, cada sofrimento, vai aparecer dentro de um contexto, além de as pessoas terem a sua própria representação de sofrimento. Falar sobre isto em análise pode abrir caminhos para novas possibilidades e ressignificações da vida. Abs.

Dra. Aparecida de Paula Santos
Dra. Aparecida de Paula Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
Não é a depressão que diminui a libido, devido ao desinteresse de viver e buscar o Prazer e ter metas desafiadoras de bem viver a pessoa entra em depressão(paralização da energia).
Perguntas que pacientes com depressão tem que se fazer?
1) Minha vida atual está desafiadora?
2) Tenho sexo diário ou de acordo com meus desejos? gosto do meu parceiro(a) sexual? quero manter esse relacionamento? Sou dona da minha vida financeira? O que preciso para me sentir Realizada profissionalmente, relacionamento amoroso, gosto do meu corpo?
quase sempre para não tomar uma decisão nos escondemos atrás dessa doença.
3) Consigo traçar planos para 06, 12, 60 ou 120 meses?
Onde estarei aos 60 anos,70 anos ,ou 80 anos?
A dificuldade de viver Bem é o fato de não sabermos como será nosso futuro. A incerteza de nossas vidas faz com que as deixemos sem planejamento. A cura está em sonharmos e planejarmos mesmo não tendo certeza se chegaremos lá.

"O homem é o que ele Pensa ao longo do dia."Hemerson

Nós somos um sistema integrado. Costumo dizer que quando uma pessoa sente que não está bem, ela passa a observar algumas mudanças em aspectos básicos de sua vida, começando pela alimentação/apetite, sono e vida sexual/libido. Sendo assim, entender que esses aspectos mais naturais são afetados nos ajuda a perceber como nosso funcionamento é sistêmico. Eles são bons guias para dizer que algo não vai bem, seja porque estamos sendo acometidos pela depressão, seja porque há outro tipo de vivência que não está propriamente bem assentada em nós.

Olá! Quando a pessoa está num estado deprimido ela acaba por não ter vontade de fazer muitas coisas no seu dia-a-dia, coisas das quais era acostumada a fazer e hoje sente que falta um prazer a mais, então é normal que não se tenha a libido quando está depressivo. Fico a disposição!

Diminui a libido mas também o prazer de maneira geral. Apresenta aspectos psicológicos envolvidos e também bioquímicos que podem explicar essa diminuição do prazer. Há uma mudança em componentes químicos no cérebro que interferem na diminuição da sensação de prazer por isso há casos em que além da terapia com psicólogo é preciso auxílio de medicamento durante o tratamento. Espero ter ajudado. Abraço!

Procure por um médico para investigar se você apresenta depressao ou um estou de humor triste e porque está perdendo o prazer nos variados aspectos em sua vida diária. Está tomando medicamento ou fazendo terapia. Não deixou claro em sua vaga pergunta.
Atenciosamente

 Cristiano Luis
Cristiano Luis
Psicólogo
Rio de Janeiro
Sim. Inúmeros pacientes apresentaram essa queixa em meu consultório. Um trabalho com Emdr Brainspotting permite reprocesamento dos traumas que geram a depressão permitindo desbloqueio do sistema nervoso. Coloco me a disposição

A perda do libido pode entrar como uma das manifestações da depressão e muitas vezes acaba gerando muito sofrimento. Não só a libido, na depressão, é comum haver uma redução de prazer para realização da maioria das atividades do dia a dia, a vida fica sem colorido.
A depressão é passível de tratamento, não deixe de procurar ajuda.
Abs!

Especialistas em Depressão

Patrícia Jericó de Lima

Patrícia Jericó de Lima

Psicólogo

Itatiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Andressa Mara Netto

Andressa Mara Netto

Psicólogo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 592 perguntas sobre Depressão

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.