Porque às vezes antes de dormir , ouço"explosões" dentro do meu cérebro?

3 respostas
Porque às vezes antes de dormir , ouço"explosões" dentro do meu cérebro?
Olá ! geralmente a síndrome é inofensiva apesar do tamanho desconforto. Ainda não se sabe, o exato motivo desta síndrome. Com base em teorias diz que a causa é por problema no ouvido, especialmente aqueles que afetam a trompa de Eustáquio, que liga o ouvido médio com a parte de trás do nariz e garganta, interferindo na pressão do ar no ouvido médio e causando assim, a percepção de sons .

Para evitar as chances de sofrer do problema recomenda-se evitar cafeína antes de dormir e atentar-se aos efeitos colaterais de certos medicamentos. Mas o mais importante buscar ajuda médica em casos de sintomas frequentes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em algumas pessoas, essas "explosões" acontecem durante o início do sono profundo. Apesar de ser um som que assusta, a Sindrome do Cérebro Explosivo não está ligada a nenhuma doença. É bem comum em pessoas com idade acima dos 50 anos sim, porém em estudo feito no EUA, já se foi contastado que muitas pessoas mais jovens também já passaram pela sensação de ouvir "explosões" ao dormir. Não se sabe ao certo o motivo desses "barulhos altos" aparecerem em algumas pessoas durante o sono, porém é importante que antes de dormir e mesmo durante o dia tente não ter momentos, nem pensamentos ditos estressantes para você.
Olá, bom dia! Esse distúrbio é conhecido como Síndrome da Cabeça Explosiva e ocorre durante o início sono, quando o cérebro está "desligando", sendo que aqueles que a possuem podem ouvir explosões, batidas de portas, trovões, etc. A maioria das pessoas que tem tais sintomas já estão acima dos 50 anos, mas está sendo estudado a presença da síndrome em pessoas mais jovens. O mais importante para aqueles que sofrem dos sintomas é saberem que não estão sozinhos. Ainda não há tratamento específico, mas acredito que seja interessante procurar um neurologista para fazer uma exame detalhado que irá gerar um diagnóstico mais preciso.

Especialistas

Rosana Cardoso Alves

Rosana Cardoso Alves

Neurologista

São Paulo

Amanda Carvalho

Amanda Carvalho

Neurologista

Rio de Janeiro

Leandro Barreto

Leandro Barreto

Médico clínico geral, Nutrólogo, Especialista em dor

São Paulo

Guilherme Monteiro

Guilherme Monteiro

Médico clínico geral

Montes Claros

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 48 perguntas sobre Distúrbios Do Início E Da Manutenção Do Sono
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.