Porque os sintomas físicos do Transtorno da Ansiedade Generalizada não desaparecem por completo com

7 respostas
Porque os sintomas físicos do Transtorno da Ansiedade Generalizada não desaparecem por completo com os remédios? A parte psicológica fica ok! Mas os sintomas físicos permanecem com menos intensidade mas permanecem. (Formigamento língua e garganta, bolo na garganta, espasmos no pescoço e etc)
Olá,
Os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada, uma vez tratados corretamente, devem desaparecer por completo. Inclusive os sintomas físicos que você menciona.
Então duas coisas devem ser feitas separadamente: investigar seu alguma alteração clínica justifica as alterações que você citou (formigamento, espasmos no pescoço,etc). O correto seria passar por uma avaliação pelo Clínico Geral. Eventualmente estando tudo sem alterações, muito provavelmente você ainda não chegou na sua dose terapêutica da medicação, precisando possivelmente de um ajuste de dose.
Espero ter ajudado,
Atenciosamente, Dra Jacqueline Segre

A sua queixa merece, antes de tudo, olhar de um médico. Do meu ponto de vista, da psicologia, os sintomas que você relata podem estar relacionados sim ao quadro de ansiedade. Deixo para você pensar: será que o que você chama de equilíbrio psicológico está realmente OK?espero que você esteja em um processo psicoterapeutico, e se não estiver, que busque conhecer.
Isso não seria o mais comum, inclusive a medicação é mais eficaz para tratar os sintomas físicos por si só, do que as questões psíquicas envolvidas no caso. Você pode conversar com seu psiquiatra para tentar adequar a dose do seu remédio ou trocar de substância para tentar uma que satisfaça mais. É bem comum que os pacientes não se deem completamente bem com a primeira medicação tomada!
Olá!

Creio que seja necessário averiguar esta questão física com seu médico.
Claro que pode ser resposta da sua ansiedade, o emocional desequilíbra o físico, porém sempre é bom avaliação do psiquiatra, ainda mais no seu caso que está medicada. Ele vai verificar a dosagem, se está correta por exemplo.
Em relação a parte emocional, será trabalhada na terapia.
Desejo melhoras.
Até.
Como foi comentado pelas colegas, referente à medicação, ela normalmente ajuda a estabilizar mas não elimina por conta própria as crises. Além disso há de se ficar atento aos efeitos colaterais pois há determinadas medicações que causam efeitos de ordem física, como espasmos, tremulação, fadiga, aumento de peso, etc. Para eliminar quaisquer possibilidades é bom você consultar com seu psiquiatra a cerca dessas questões e paralelamente com algum neurologista para verificar se tais sintomas tem acontecido por algum problema neurológico.
Caso descartado a possibilidade de dano orgânico, aliar a medicação juntamente com um trabalho de psicoterapia poderá lhe trazer os melhores resultados, incluindo a diminuição de espasmos e formigamentos caso sejam causados por problemas psicossomáticos.
Os sintomas físicos da ansiedade, como: batimentos acelerados do coração, formigamentos, espasmos, se descartadas hipóteses de doença física, devem ser tratados com medicamentos devidamente ajustados e com Psicoterapia Cognitivo Comportamental . Uma das características da TCC é psico-educar o paciente sobre os problemas enfrentados, com explicações e ilustrações sobre o transtorno de ansiedade generalizada, cujo modelo parte do pressuposto de que as nossas emoções, comportamentos e alterações fisiológicas, dependem das interpretações que fazemos dos acontecimentos e estas estão relacionadas às distorções cognitivas que serão tratadas na psicoterapia.
Quando não se fala do que sofre, o corpo fala, "falam as pontas dos dedos". O corpo expressa sua dor de forma simbolizada. O sintoma é um discurso, metáfora do sintoma.

Em psicanálise, o que não é lembrado, o que não se sabe, mas está oculto nas memórias, causando efeitos desconfortáveis, são evocados e interpretados podendo ser ressignificados e deslocados por outros caminhos que não seja sofrimento.