Posso cortar bupropiona 150 mg ao meio para fazer o desmame?

5 respostas
Posso cortar bupropiona 150 mg ao meio para fazer o desmame?
Boa noite!
Repartir comprimidos não sulcados (como o caso da bupropiona) pode comprometer a segurança e a eficácia do tratamento, principalmente no contexto de desmame, por conta da distribuição irregular da substância e alteração na absorção por conta do revestimento do comprimido.
Durante o desmame, o objetivo é reduzir gradativamente a dose. Se o comprimido não for sulcado, pode ser difícil garantir reduções precisas, levando a sintomas indesejados importantes.
Se estiver pensando em realizar desmame medicamentoso, o ideal é que isso seja feito com acompanhamento profissional para minimizar os riscos.
Te convido para fazer uma consulta online para que possamos elaborar as melhores estratégias para o seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Cortar o comprimido de Bupropiona pode alterar a sua absorção, especialmente caso se trate do comprimido de liberação estendida, em geral identificada pela sigla XL. Durante o processo de desmame da Bupropiona, em geral a mesma é interrompida após algum tempo de uso da dose de 150 mg. É muito importante que esse processo seja feito com o acompanhamento de um médico psiquiatra para que ocorra em segurança.
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Saudações! Apenas se o médico lhe ordenar fazer assim. Se seria possível? Sim, seria possível com a devida orientação médica.
O desmame de medicamentos como a bupropiona deve ser feito com acompanhamento médico, já que a retirada abrupta ou redução muito rápida da dose pode resultar em sintomas de abstinência ou recorrência de sintomas de depressão ou ansiedade.
Fale com seu médico: Se o objetivo é reduzir a dose de bupropiona, é muito importante que seu médico determine o melhor plano de desmame, com base em suas necessidades clínicas. Ele pode ajustar a dosagem de forma gradual e recomendar a forma mais segura de cortar a dose.

Use uma forma de liberação imediata se necessário: Caso a redução da dose seja recomendada, o médico pode ajustar para a versão de liberação imediata (se for o caso) ou sugerir uma estratégia alternativa para garantir uma redução gradual sem comprometer a eficácia.
Não é recomendado cortar comprimidos de bupropiona de liberação prolongada (como Wellbutrin SR ou XL) sem a orientação do seu médico. Para desmame, o melhor é consultar seu psiquiatra para um plano seguro e gradual, evitando problemas com efeitos colaterais ou a piora dos sintomas.
Os comprimidos de bupropiona 150 mg geralmente são de liberação prolongada, têm um revestimento que controla a liberação do medicamento ao longo do tempo, por isso não deve ser cortada ou partida. Para o desmame, é importante ajustar a prescrição juntamente com seu médico assistente.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 872 perguntas sobre Bup
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.