quais as diferenças entre delírio e paranóia?

7 respostas
quais as diferenças entre delírio e paranóia?
O delírio é uma fuga do juízo da realidade. É uma crença falsa. O paciente acredita irrefutavelmente em uma idéia impossível. A paranóia é um termo mais genérico, que é uma sensação de desconfiança persistente ( pode ser uma paranóia delirante ou uma paranóia não delirante).

Olá!
O delírio ou transtorno delirante, é uma alteração do pensamento, em que a pessoa acredita em uma ideia que não é real. Por exemplo acreditar que possuem super-poderes, ou que inimigos o perseguem. É difícil separar o real do imaginário.
O delírio surge de forma isolada ou pode ser sintoma de uma pessoa com esquizofrenia, psicose, abuso de álcool e drogas, lesão cerebral, ou outros transtornos.
Alucinações podem acompanhar delírios, e são percepções de coisas que não existem (ouvir vozes, ver monstros etc).
A paranóia é um tipo de delírio.
Na paranóia a pessoa acredita estar sendo vítima de perseguição. Acredita que há inimigos que estão querendo matar, envenenar, fazer algum mal; sem que isto seja verdade.
Existem outros tipos de delírios: de grandeza, de auto referência, de ciúmes, de controle, etc.
O tratamento constitui em psicoterapia com psicólogo e medicação com psiquiatra.
Espero ter ajudado!
Olá! O delírio é uma crença errada mantido com grande convicção pela pessoa, e ocorre em aluns transtornos, como a esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno psicótico, entre outros.
A paranoia é um distúrbio de personalidade em que o individuo afetado tem desconfiança ou suspeita altamente exagerada ou injustificada, que esta acontecendo ou alguém está fazendo alguma coisa, que não é real. A paranoia pode ser discreta e o individuo ser razoavelmente ajustado, ou pode ser grave incapacitando a pessoa, podendo destruir a vida profissional e familiar. Para um melhor diagnostico, procure um psiquiatra e um psicologo, para realizar um tratamento adequado. Espero ter ajudado a esclarecer!
Como já foi dito, o delírio é uma alteração no conteúdo do pensamento, é um termo científico, pode ser usado para várias idéias fixas, recorrentes e que não podem ser combatidas com pensamentos lógicos. A pessoa pode acreditar que é amigo de todos, ou que possua grandes influências, por exemplo. Existem vários tipos de delírios. Quando essa idéia está relacionada a perseguição, podemos usar o termo paranóia.
Olá! Tanto os delírios quanto as paranoias são manifestações psicopatológicas, ou seja, ambos são sintomas de uma mente adoentada. O delírio não depende de nossos sentidos, mas sim de um estímulo externo real, que é percebido e interpretado de forma errada, deformada, enganosa. Paranoia é a sensação ou sentimento constante de perseguição, é desenvolvida uma desconfiança ou suspeita de que está sendo perseguido, acreditando que algo ruim está para acontecer ou que o perseguidor deseja lhe causar mal. É importante lembrar que tanto o delírio quanto a paranoia são sintomas de doenças psíquicas que precisam de ajuda profissional. Fique em paz! Abraços!
Prezado(a),
Em algum nível somos todos paranóides. Não é possível determinar com confiança o que é real e isso é uma premissa fundamental do método científico. A paranóia pode assumir características delirantes quando se aceita como real algo que é prontamente desacreditado pela maioria das pessoas que nos cerca. Já quando acreditamos em algo com alguma chance de ser real mas ainda assim é desacreditado pelos demais a paranóia assume características deliróides.
E, por fim, quando não temos muita certeza no que acreditamos mas ainda somos tendenciosos, apesar do descrédito alheio, a paranóia assume características de uma idea supervalorizada. A diferença entre uma paranóia com essa ultima característica e um pensamento obsessivo é muito sutil e talvez nem mesmo exista.
Mais uma vez, em algum nível desses, somos todos paranóides. Nesse sentido, o menos paranóide é aquele que mais apresenta dúvidas.
Grande abraço!
A paranoia é uma doença mental e o delírio é o seu sintoma componente mais marcante para fim de diagnóstico. Seu portador pode apresentar, ainda, agressividade, impulsividade, insônia desconfiança e geralmente é irreverente e teimoso. Diferencia-se da esquizofrenia paranoide pela presença nesta, além dos delírios visuais, auditivos, táteis e outros, também pela presença de alterações graves da cognição como amnesias, falta de concentração ideação, juízo e pensamento. Ambas são de tratamento difícil e requer cuidados especiais, as vezes com internamento psiquiátrico.
.