Quais as formas de enfrentamento do luto ? .

3 respostas
Quais as formas de enfrentamento do luto ? .
Olá, tudo bem?
Não há uma regra sobre como lidar com o luto. Apesar de a maioria das pessoas passar pelas fases clássicas do enfrentamento do luto, como negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Essas fases não são lineares, as pessoas, dentro das suas particularidades de como lidar com a perda, podem oscilar entre essas fases. A maneira mais saudável de enfrentar o luto é acolhendo a sua dor com legitimidade. Permitindo viver cada uma dessas etapas. Chamo a atenção para o prolongamento desse período. O luto não pode te levar a uma estagnação de vida. Aos poucos, retome a rotina sem extrapolar os limites da dor, mas seguindo em frente, ressignificando os sentimentos.
Se precisar de ajuda para lidar com esse momento, me coloco à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Ana Paula Ribeiro
Psicólogo
Poços de Caldas
Bom dia! O enfrentamento do luto varia de pessoa para pessoa, mas algumas atitudes podem ajudar nesse processo. Permitir-se sentir tristeza, saudade ou raiva sem se julgar é importante, assim como conversar com pessoas próximas ou com um terapeuta. Manter uma rotina mínima, como cuidar da alimentação e do sono, também ajuda a dar alguma estrutura emocional. Cada um tem seu tempo para viver o luto, por isso não é saudável se comparar com os outros. Buscar algum significado para a perda, manter certo contato social e, quando necessário, contar com a ajuda profissional da psicoterapia, são formas de atravessar esse momento tão difícil. Lutar contra o luto não é esquecer, mas sim aprender a seguir com a ausência e dar novo sentido à vida.
 Mariana de Sousa Aguilar
Psicólogo, Psicanalista
Guarulhos
Olá, um luto é enfrentado, como você nomeou, a medida que se vive a vida após a perda. Existem diversas maneiras de cada pessoa se posicionar diante do luto, e isso dependerá das questões do próprio enlutado e também da relação que havia com a pessoa perdida, em caso de lutos por falecimento. O enfrentamento acontece no ritmo de cada um.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Michelle Sousa

Michelle Sousa

Psicólogo

Recife

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.