Quais doenças mentais sofrem uma maior influência da hereditariedade?

4 respostas
Quais doenças mentais sofrem uma maior influência da hereditariedade?
Olá! Algumas doenças mentais apresentam uma forte influência da hereditariedade, o que significa que ter casos na família aumenta a predisposição ou vulnerabilidade para desenvolvê-las. No entanto, é importante lembrar que a genética não é o único fator; a interação com o ambiente e as experiências de vida também são cruciais.
Entre os transtornos com maior componente genético, destacam-se a Esquizofrenia e o Transtorno Bipolar, onde a chance de desenvolvimento é significativamente maior em parentes de primeiro grau. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) também tem uma forte base genética. Além desses, alguns transtornos depressivos (especialmente os mais graves e recorrentes) e certos transtornos de ansiedade, como o Transtorno do Pânico, também possuem uma influência hereditária notável.
De qualquer forma, é preciso passar por consulta médica para avaliar melhor essa questão. Fico à disposição, caso precise!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Leone Almeida da Matta Goncalves
Médico de família, Psiquiatra
Rio de Janeiro
Boa noite, espero que você esteja bem. Com base em artigos científicos publicados nos últimos anos há algumas doenças que apresentam um influência genética significativa como é o caso da Esquizofrenia e o Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade com múltiplos estudos realizados em gêmeos para avaliar a hereditariedade.
Olá, tudo bem? Os transtornos mentais que tem maiores taxas de herdabilidade são: Transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia, TEA e TDAH.
As questões em Saúde Mental com importante carga genética são: TDAH, Transtorno Afetivo Bipolar, Esquizofrenia, Depressão Maior e Autismo. Importante dizer que apesar de haver influência pela genética ela não é determinante.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Carolina Bohn

Carolina Bohn

Psicólogo

São Leopoldo

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.