Quais exercícios permitidos/indicados e quais os "proibidos" no caso de estar diagnosticada com impactofemoroacetabular

3 respostas
Quais exercícios permitidos/indicados e quais os "proibidos" no caso de estar diagnosticada com impactofemoroacetabular tipo "Came"?
O impacto femoro-acetabular decorre do conflito entre deformidades ósseas do fêmur proximal e o acetábulo, e esse conflito ósseo pode provocar lesões da cartilagem articular, dando início ao processo de artrose.
A depender do local e do tamanho das alterações, o movimento que mais produz esse conflito ósseo é o agachamento à 90 graus de flexão do quadril, devendo o paciente evitar exercícios que envolvam essa posição. Além disso, atividades que envolvam chute, corrida e salto também são capazes de produzir lesões articulares, especialmente em pacientes que já possuem essa deformidade.
Exercícios na água, nestes casos, são uma excelente opção.

O impacto fêmuro acetabular é o “impingement”, que ocorre entre a transição entre o colo e a cabeça do fêmur e a borda do acetábulo.
Ela ocorre quando existe proeminências ósseas na transição entre o colo e a cabeça do fêmur, que seria o tipo “Came”, ou por excesso de cobertura pelo acetábulo, que seria o tipo “Pincer”. Pode haver ambas as alterações, no caso do tipo Misto.
Ambas as alterações geram lesões que se iniciam na periferia da articulação, e evoluem para lesões de cartilagem articulares.
Dependendo da gravidade desta deformidade e das lesões já geradas, qualquer exercício que exerça carga sobre a articulação do quadril pode ser prejudicial, como os movimentos de flexão do quadril, seja num agachamento, numa “posição de guarda” de Jiu jitsu geram este “impingement”, e também todos os exercícios com impacto, como a corrida.
Dessa forma, tudo depende da gravidade da lesão, mas atividades com menos impacto e que não haja flexão do quadril são preferenciais.
Olá.
Você tem um conflito entre o fêmur e a bacia (acetábulo), o qual pode provocar lesões nas estruturas (labrum e cartilagem) do seu quadril. Para minimizar esse conflito, você não pode fazer movimentos do quadril que tenham grandes amplitudes.
Sendo assim, faça exercícios "curtinhos", mas não faça nada de exija grande amplitude de movimentos, como Yoga, esportes de quadra, futebol, golfe, etc.
Atenciosamente,

Marcelo G. Cavalheiro
Especialista em Artroscopia de Quadril