Quais intervenções psicológicas existem na abordagem existencial?
3
respostas
Quais intervenções psicológicas existem na abordagem existencial?
Olá, excelente questão. As intervenções na abordagem existencial buscam ampliar a consciência sobre a própria vida e a responsabilidade nas escolhas. O foco está em compreender a experiência vivida e encontrar sentido mesmo em meio ao sofrimento, fortalecendo autonomia, autenticidade e qualidade de vida por meio da psicoterapia
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Na abordagem existencial, as intervenções psicológicas têm como foco ajudar a pessoa a lidar com questões profundas da vida, como o sentido da existência, a liberdade de escolha, a responsabilidade por suas decisões, a finitude e a busca por uma vida autêntica. O terapeuta não trabalha com técnicas prontas, mas com o que o paciente traz, buscando entender como ele se relaciona com sua própria existência. Por exemplo, se uma pessoa chega dizendo que está infeliz no trabalho, o psicólogo existencial não vai apenas focar em aliviar os sintomas, mas pode perguntar: “O que esse trabalho representa para você?” ou “Você sente que está vivendo de acordo com seus valores?”. Isso ajuda a pessoa a pensar sobre suas escolhas e a se reconectar com o que realmente tem significado para ela.
A terapia existencial também acolhe o sofrimento sem pressa de "resolver”, reconhecendo que sentir angústia faz parte da condição humana. O objetivo é ajudar o paciente a viver de forma mais consciente, assumindo o protagonismo da própria vida, mesmo diante das incertezas.
A terapia existencial também acolhe o sofrimento sem pressa de "resolver”, reconhecendo que sentir angústia faz parte da condição humana. O objetivo é ajudar o paciente a viver de forma mais consciente, assumindo o protagonismo da própria vida, mesmo diante das incertezas.
Na abordagem existencial, as intervenções psicológicas buscam mediar a relação da pessoa com ela mesma, com o outro e com o mundo. O foco não está em técnicas específicas, mas em favorecer a ampliação da consciência, o contato com a própria experiência e a reflexão sobre o modo de existir. O psicólogo atua por meio do diálogo autêntico, da escuta atenta e de perguntas que ajudam o paciente a se perceber, compreender seus sentidos e assumir uma postura mais responsável e livre diante da própria vida.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Qual a vantagem de uma abordagem transdiagnóstica na psicoterapia?
- Quais são os protocolos do Modelo Transdiagnóstico?
- De4sejaria de saber como o modelo transdiagnóstico pode ajudar a entender a comorbidade em psicologia ?
- Quais são os desafios associados à identificação introjetiva?
- Quais são as aplicações da neurociência na gestão de pessoas?
- Quais são as relações entre o autoconhecimento e as funções do cérebro?
- Gostaria de saber qual a importância da abordagem transdiagnóstica em "psicoterapia"?
- O que é a abordagem transdiagnóstica e como ela pode ajudar pessoas com doenças mentais crónicas?
- Qual a diferença entre um modelo transdiagnóstico e um diagnóstico tradicional?
- Como a Terapia Sistêmica se aplica à Saúde Mental?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.