De que forma a neurociência pode ajudar a superar dificuldades na tomada de decisões profissionais?

3 respostas
De que forma a neurociência pode ajudar a superar dificuldades na tomada de decisões profissionais?
Olá! Tudo bem com você? A neurociência estuda a relação cérebro-comportamento e entendo os mecanismos cerebrais ela pode contribuir com diversas técnicas aplicadas no processo de desempenho cognitivo para resolução de problemas, inclusive no meio profissional, como: regulação emocional, treinamento de foco, alterações de rotina e apoio psicoterápico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Carla Lourenci
Psicólogo, Psicanalista
Blumenau
A neurociência nos mostra que a tomada de decisão envolve a integração entre razão e emoção — especialmente a comunicação entre o córtex pré-frontal (responsável pelo raciocínio e planejamento) e o sistema límbico (centro das emoções e memórias).

Quando há estresse, medo ou insegurança, o sistema límbico tende a se sobrepor, dificultando decisões racionais e aumentando a autossabotagem. A psicoterapia, aliada ao conhecimento neurocientífico, ajuda a regular essas respostas emocionais, fortalecendo os circuitos neurais ligados à autoconfiança, clareza mental e autorregulação emocional.

Com o tempo, o cérebro aprende novos caminhos — por meio da neuroplasticidade — que favorecem escolhas mais conscientes, alinhadas aos valores e objetivos da pessoa.
 Aline Saramago Sahione
Psicólogo, Psicanalista, Nutricionista
Rio de Janeiro
A neurociência pode contribuir para a superação de dificuldades na tomada de decisões profissionais ao ajudar a compreender os processos neurobiológicos envolvidos na regulação emocional, na função executiva e na avaliação de riscos e recompensas. Ao entender como circuitos neurais funcionam (especialmente aqueles relacionados ao córtex pré-frontal e ao sistema límbico) e influenciam nossas escolhas escolhas, é possível identificar fatores que prejudicam a clareza decisória, como estresse, ansiedade ou experiências traumáticas. E então, intervenções mais direcionadas podem ser adotadas, incluindo psicoterapia, acompanhamento psiquiátrico quando necessário, ajustes no estilo de vida (como sono, exercícios físicos e alimentação) e, em casos específicos, recursos neurobiológicos complementares. Ou seja, dessa forma, uma abordagem multidisciplinar permite não apenas aliviar bloqueios emocionais, mas também fortalecer a capacidade de análise, autorregulação e tomada de decisões mais conscientes e alinhadas aos objetivos profissionais.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Michelle Sousa

Michelle Sousa

Psicólogo

Recife

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.