Quais os sintomas de Autismo num adulto?

8 respostas
Quais os sintomas de Autismo num adulto?
Sintomas mais comuns em adultos com autismo:
Interação social- dificuldade de compreender regras sociais, manter diálogo com o outro; entender piadas e metáforas.Socialização: dificuldade de receber e dar afeto com naturalidade, não compartilha seus sentimentos; não se envolve com interesses alheios; encara a vida de forma objetiva; prefere falar de poucos assuntos específicos e não percebem quando os outros não estão mais interessados. Sobre trabalho prefere trabalho sozinho do que em equipe; não se sai bem em entrevista de emprego; seu desempenho escolar na universidade tem foco restrito. Sensibilidade sofre com barulhos; roupas de tecidos não confortáveis. As alterações sensoriais são frequentes como: hipersensibilidade a luz e ao toque.

A ausência dos pais ou a presença de pais "frágeis" podem levar ao desenvolvimento de uma criança frágil e ansiosa. Pais que estimulam o descobrir e a aceitação dos desafios da vida podem ajudar a criança no seu desenvolvimento e evitar que esta fique ansiosa, mas esses fatores não são excludentes dos diversos meios de manifestação da ansiedade.
Identificar Autismo em adultos pode ser um desafio, provavelmente existe milhares de adultos que vive com autismo não diagnosticado, temos que ter em mente que um ou dois dos sintomas não indica autismo.

@poucas amizades ou relacionamentos.
@dificuldades em interpretar expressões faciais e gestos.
@distúrbio do processamento sensorial( conhecer novas pessoas , traz nova informação , incluindo novos cheiros, sons, visões).
@evitação de novas interações sociais.
@falta de empatia e perspectiva compartilhada.
@problemas de comunicação verbal
@preocupação com determinados artigos ou tópicos.
@necessidade de rotina.
@memórias excepcionais.
@problema do sono e ansiedade.

Tomados isoladamente esses sintomas do autismo adulto não indicam um problema, porém na identificação ou suspeita de várias características deve-se consultar um especialista.
Depende muito. Por vezes se caracteriza por interesse restrito, comportamento repetitivo e necessidade de rotina e/ou rituais (o que confunde muito com TOC como a colega Maria colocou) e dificuldade nos relacionamentos. Outro ponto importante é a dificuldade de empatia (que comumente é interpretado como "frieza") e o hiperfoco que tem relação com o comportamento repetitivo e interesse restrito. Existem vários tipos. Enfim... é um diagnóstico complexo.
De acordo com as descrições anteriores e alguns adultos podem apresentar rituais e que às vezes se confunde com TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) além de características já citadas.
Nos adultos os sintomas mais significativos são nas seguintes áreas:
Interação, apresenta dificuldade para compreender regras sociais subliminares, manter contato visual, entender expressões faciais que não são óbvias, dar continuidade a um diálogo e entender metáforas, ironias e piadas.
Socialização, não demonstra ou recebe afeto com naturalidade, não costuma falar sobre seus sentimentos, não se envolve com interesses alheios, não consegue se colocar no lugar dos outros, encara a vida de forma muito objetiva, prefere falar de poucos assuntos específicos e não percebe quando os outros não estão mais interessados.
Funcionamento, trabalha melhor sozinho do que em equipe, não tem bom desempenho em entrevistas de emprego, não costuma ter bom desempenho escolar ou na universidade especialmente por ter foco bastante restrito.
Sensibilidade, sofre mais com barulhos incômodos, ambientes agitados, roupa de tecido não tão confortável ou comida com espessura, cheiro ou gosto diferente do que está acostumado. São frequentes outras alterações sensoriais, como hipersensibilidade a luzes e ao toque.
O autista adulto no decorrer da vida com certeza necessitou criar recursos internos e externos para estar na sociedade .
Por esse esforço todo muitas vezes é mais difícil o diagnóstico.
Normalmente surgem comorbidades no decorrer da vida . Depressão, pânico, fobia social, TOC etc...
Além das características pertinentes ao quadro, os colegas acima citaram várias que fazem parte do espectro do autismo .
Esses indivíduos possuem algumas delas, em maior ou menor grau.
Normalmente o diagnóstico para o adulto apesar de difícil é muito bem recebido.
Sentem-se aliviados e como qualquer outra dificuldade que as pessoas apresentam, é possível através do autoconhecimento aliviar esse sofrimento.

Existem muitos adultos autistas que não possuem diagnósticos. Geralmente são classificadas como pessoas sistemáticas, egoístas, com expressão inadequada de sentimentos, com dificuldades em relacionar-se com os outros (colegas de trabalho, companheiro, vizinhos), isolam-se, não frequentam ambientes ruidosos ou cheios ou com fortes cheiros... Alguns desenvolvem transtornos comorbidos como depressão, ansiedade, TOC ou esquizofrenia.Enfim, há necessidade de avaliação para minimizar os impactos e prejuízos na vida deles.