Quais os sintomas de uma pessoa com transtorno de atenção com hiperatividade?

9 respostas
Quais os sintomas de uma pessoa com transtorno de atenção com hiperatividade?
Mediante os sintomas apresentado procure um Neurpsicologo para avaliar as funções cognitivas e realizar a Avaliação neuropsicologica.
Att

Falta de atenção para tarefas contínuas, dificuldade em focar que trazem algum prejuízo em sua vida acadêmica e/ou laboral, fadiga em situações que exija mais atenção ou raciocínio, com hiperatividade é acompanhado de agitação motora. Mas para fazer o diagnóstico é coerente que faça uma avaliação neurológica, se for criança é importante passar antes por um neuropsicólogo ou psicopedagogo.
Olá. De acordo com o DSM V, foram propostos 18 sintomas para verificação do transtorno. Irei citar alguns abaixo: hiperartividade; dificuldade em executar compromissos; fácil perda de concentração; não se sentir confortável em ficar parado por algum período de tempo; ter dificuldade de esperar sua vez; falar demais.
Para efetuar o diagnóstico é necessário que haja 6 ou mais sintomas em crianças e 5 para adolescentes e adultos.
Entretanto é importante lembrar que esse é um transtorno onde há grande controvérsia pois não foi encontrada uma causa. Há inclusive profissionais e acadêmicos que defendem que tal transtorno não existe, considerando ser somente uma forma de medicalizar um determinado comportamento desviante.
De qualquer maneira, pode ser interessante buscar um profissional para sanar suas dúvidas pessoalmente, sendo essa a forma ideal para buscar uma destino para tal problema.
Como dito anteriormente, pessoas que possuem TDAH, podem ter dificuldade de concentração, esquecimento ou falta de atenção, hiperatividade, impulsividade, inquietação, dificuldade de aprendizagem, dentre outros. No entanto, é necessário uma avaliação minuciosa para o diagnóstico, que pode ser confundido facilmente com outros transtornos. Recomendo que procure um especialista para o diagnóstico, caso os sintomas estejam lhe causando prejuízos no dia a dia.
Alguns dos sintomas listados do TDAH soam como se eles pudessem ser aplicados a qualquer pessoa em determinadas ocasiões. por exemplo, a maioria das pessoas provavelmente diria que se distrai com facilidade ou tem dificuldades para se organizar. Assim como, todo mundo fica triste de vez em quanto, mas nem todo mundo sofre de depressão clinicamente diagnósticada. Para que o TDAH seja considerado um diagnóstico clínico para uma pessoa, ela deve ter dificulades significativas com alguns aspectos da sua vida, como o trabalho, problemas graves de relacionamento e/ou na escola. Essas dificuldades causam desconforto emocional ou sofrimento, e atrapalham a vida da pessoa, o desconforto e o prejuízo não apenas devem estar presentes como devem ser causados pelo TDAH e não por alguma outra coisa. O TDAH na idade adulta são de 1 a 5%. Por estes motivos é importante consultar um psicólogo cognitivo comportamental e/ou um psiquiatra para que o profissional faça uma avaliação clínica personalizada.
Olá! TDAH, é um transtorno neurobiológico com causas genéticas.Desatenção, impulsividade e inquietude. Para o tratamento o ideal é uma equipe, com Neurologista e um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental. Paz e bem!
A sintomatologia de TDAH principal é a desatenção, a hiperatividade e impulsividade e que, ao longo do tempo causam prejuízos nos relacionamentos interpessoais. A desatenção deve ser observada em mais de um ambiente, quer seja na escola ou Faculade, profissional, social e familiar. Em adultos, a hiperatividade e a impulsividade se tornam mais brandas, no entanto as dificuldades de desatenção persistem. O comportamento desatento, desconcentrado e facilmente distraído revela-se através de um estilo de vida bastante desorganizado, esquecendo-se de pagar contas, tornam-se confusos e caóticos no trabalho, esquecendo de prioridades. Para diagnóstico satisfatório procure um profissional da área de Psicologia.
O TDAH é um dos diagnósticos comuns na infância. Para caracterizá-lo, o DSM recomenda a incidência mínima de 6 aspectos relacionados à desatenção e 6 relacionados a hiperatividade/impulsividade, totalizando no mínimo 12 sintomas, ocorrendo por no mínimo 6 meses. Deve haver um claro comprometimento em um ou mais contextos da vida. Dentre os sintomas, pode-se citar: atenção prejudicada/erros por omissão a detalhes; dificuldade de atenção em atividades escolares ou lúdicas; dificuldade de terminar tarefas; evitação atividades que exigem esforço cognitivo; Em relação a hiperatividade: é frequente a agitação motora (pés, mãos), o abandono de atividades, correr em situações inapropriadas, não conseguir dedicar-se a brincar ou participar silenciosamente atividades de lazer, precipitar-se em respostas, interromper, não aguardar sua vez. Por ser um diagnóstico combinado é imprescindível buscar um profissional especialista para melhor avaliação e tratamento.
Os sintomas principais tem a ver com problemas de Atenção/concentração. A principio a consulta com um Neuropsicologo pode identificar por meio de instrumentos e testes se existe ou não o TDAH, caso seja positivo, a terapia com um psicologo/psicanalista irá identificar os conflitos emocionais que estão causando o problema. No caso de gravidade é possivel unir também um medicamento específico ao tratamento.