quais os sintomas TDHA em uma pessoa adulta?
A estimatimativa de prevalências de TDAH é 5,29% entre crianças e adolescentes e de 2,5% entre adultos. Nos quadros de desatenção em adultos está a desorganização, falta de planejamento para atividades e dificuldades com noção do tempo. Na hiperatividade temos como manifestação entre adultos o desconforto pela inquietude. Na impulsividade as principais manifestações entre adultos são: impaciência e decisões tomadas prematuramente.

Em geral, nos adultos, o TDAH manifesta-se mais comumente com sintomas de desatenção, como, não prestar atenção a detalhes e cometer erros por omissão, dificuldade para sustentar a atenção em tarefas, dificuldade para organizar tarefas e atividades (muitas vezes não as conclui), evitar se envolver em tarefas que exijam esforço mental constante, frequentemente perde objetos, distrair-se facilmente. Também podem estar presentes sintomas de hiperatividade (agita mãos e pés e se remexe na cadeira; não consegue ficar sentado por muito tempo; sente-se inquieto; fala em excesso) e de impulsividade (dá respostas precipitadas; tem dificuldade de aguardar sua vez; frequentemente interrompe ou se intromete em assuntos alheios). É importante que seja feita uma avaliação psiquiátrica para o diagnóstico correto.

Após ter ido ao psiquiatra, provavelmente solicitará uma Avaliação Neuropsicologica para investigar aspectos cognitivos para contribuir com o diagnóstico.
At.,
Monica Araújo
Neuropsicologa

O mais comum é desatenção as vezes seguido de impulsividade . O ideal seria consultar um neurologista inicialmente ou neuropsicóloga e passar por avaliações para identificar a melhor forma de lidar com este transtorno.

É importante uma avaliação multidisciplinar, existem também formas de aliviar os sintomas. Cogmed é uma delas com maior eficácia.

 Rita Cytryn
Rita Cytryn
Psiquiatra
Salvador
O espectro deste transtorno é amplo. Uma combinação de nuances podem apresentar-se como por exemplo o indivíduo é portador de mais desatenção menos impulsividade, mais hiperatividade e mais hiperatividade, etc. Assim sendo sendo é necessário uma avaliação pelo psiquiatra que poderá ou não pedir avaliação neuropsicológica ( testes) que indicarão a melhor abordagem.

Especialistas em Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Hélius Sironi de Moraes

Hélius Sironi de Moraes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Erick Gustavo Almeida Alves

Erick Gustavo Almeida Alves

Psicólogo

Volta Redonda

Marcela Dumbra

Marcela Dumbra

Psicólogo

Bauru

Rosi Vidal Cariri

Rosi Vidal Cariri

Psicopedagogo

Crato

Danielle De Freitas Pontes

Danielle De Freitas Pontes

Psicólogo

Uruguaiana

Renata Maria Sapucahy Cavalcante

Renata Maria Sapucahy Cavalcante

Psicanalista, Psicólogo

São José dos Campos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 230 perguntas sobre Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.