quais os sintomas TDHA em uma pessoa adulta?

9 respostas
quais os sintomas TDHA em uma pessoa adulta?
O espectro deste transtorno é amplo. Uma combinação de nuances podem apresentar-se como por exemplo o indivíduo é portador de mais desatenção menos impulsividade, mais hiperatividade e mais hiperatividade, etc. Assim sendo sendo é necessário uma avaliação pelo psiquiatra que poderá ou não pedir avaliação neuropsicológica ( testes) que indicarão a melhor abordagem.

É importante uma avaliação multidisciplinar, existem também formas de aliviar os sintomas. Cogmed é uma delas com maior eficácia.
Em geral, nos adultos, o TDAH manifesta-se mais comumente com sintomas de desatenção, como, não prestar atenção a detalhes e cometer erros por omissão, dificuldade para sustentar a atenção em tarefas, dificuldade para organizar tarefas e atividades (muitas vezes não as conclui), evitar se envolver em tarefas que exijam esforço mental constante, frequentemente perde objetos, distrair-se facilmente. Também podem estar presentes sintomas de hiperatividade (agita mãos e pés e se remexe na cadeira; não consegue ficar sentado por muito tempo; sente-se inquieto; fala em excesso) e de impulsividade (dá respostas precipitadas; tem dificuldade de aguardar sua vez; frequentemente interrompe ou se intromete em assuntos alheios). É importante que seja feita uma avaliação psiquiátrica para o diagnóstico correto.
A estimatimativa de prevalências de TDAH é 5,29% entre crianças e adolescentes e de 2,5% entre adultos. Nos quadros de desatenção em adultos está a desorganização, falta de planejamento para atividades e dificuldades com noção do tempo. Na hiperatividade temos como manifestação entre adultos o desconforto pela inquietude. Na impulsividade as principais manifestações entre adultos são: impaciência e decisões tomadas prematuramente.
O mais comum é desatenção as vezes seguido de impulsividade . O ideal seria consultar um neurologista inicialmente ou neuropsicóloga e passar por avaliações para identificar a melhor forma de lidar com este transtorno.
Após ter ido ao psiquiatra, provavelmente solicitará uma Avaliação Neuropsicologica para investigar aspectos cognitivos para contribuir com o diagnóstico.
At.,
Monica Araújo
Neuropsicologa
Olá, o TDAH tem muitas nuances. Nem todos que apresentam TDAH cumprem os mesmos critérios para tal diagnóstico, é algo muito amplo e variado que precisa de avaliação caso a caso
Olá! Talvez seja interessante buscar atendimento psicológico para que possa entender e ouvir e que você esta sentindo e como têm se percebido sem que necessariamente precise ser enquadrado no que se entende por TDAH.
O TDAH está relacionado à desatenção, inquietação, desordem, entre outros, porém estes sintomas podem, também, estar relacionados à situações pontuais que a terapia te ajudaria a resolver.
Olá. Alguns sintomas que encontramos em adultos com TDAH são, a falta de foco e atenção, dificuldade de seguir rotinas, frequentes esquecimentos, perdas e descuidos para datas e reuniões, dificuldades para expressar suas ideias, colocar em prática o que está pensando, ansiedade e procrastinação. Por mais difícil que possa parecer que seja lidar com o TDAH na vida adulta, algumas estratégias podem ser úteis, e se bem utilizadas essas dificuldades podem ser manobradas. É possível criar recursos através do processo terapêutico. Um abraço!