Quais problemas psicológicos um homem pode ter ao consumir pornografía na internet ?

18 respostas
Quais problemas psicológicos um homem pode ter ao consumir pornografía na internet ?
Olá!! Talvez seja importante pensar se a sua preferência está sendo buscar satisfação apenas no meio virtual, distanciando-o de relações concretas e reais. Entendemos que algo está sendo patológico quando o indivíduo perde ou diminui sua capacidade de gerir demandas do cotidiano como: se relacionar, trabalhar e cuidados consigo próprio. Se esse hábito de ver pornografias está prejudicando você de assumir tais demandas ou prejudicando a busca por relações reais, talvez seja necessário pensar melhor sobre esse comportamento.

Oi! Como disse a colega acima, se você estiver tendo algum tipo de prejuízo, de sofrimento nessa busca de pornografia, dai é o momento de buscar ajuda da psicoterapia. O quanto você consome de conteúdo virtual e deixa de se envolver presencialmente com outras pessoas.
Somos seres sociais, nascemos pra viver em sociedade, se relacionando e não se "escondendo" no virtual.
Tenho horários disponíveis se quiser marcar um horário.
Abraço!
Olá! Espero que esteja bem!
Bom, o consumo de pornografia não é a causa de nenhum mal. No entanto, é possível surgir alguns problemas quando o uso é feito de maneira compulsiva ou realizadas comparações entre o desempenho apresentado por atores e o da vida real. Para avaliar o seu caso, seria necessário mais informações mas, mas se você apresenta sofrimento relacionado a esse consumo, seria importante buscar ajuda profissional.
Alguns indicativos de prejuízos relacionados a pornografia: ansiedade durante as relações sexuais; falta de interesse sexual após longos períodos consumindo pornografia; afastamento de pessoas e tarefas com o intuito de assistir material de cunho sexual; ansiedade relacionada ao desempenho; etc.
Caso precise de ajuda, fico à disposição! Sou psicóloga clínica e atendo demandas relacionadas a sexualidade!
Abraço!
Olá, como vai você? A princípio o consumo de pornografia não é a causa direta de nenhum transtorno psicológico. A questão é que a frequência, intensidade impacto e função desse consumo que podem ser sinais de problemas psicológicos. Se você consome muita pornografia (várias vezes ao dia, por exemplo) e sente muito desconforto quando tenta ficar sem consumir, isso pode afetar outras atividades e seu bem-estar. Pode ser um problema também se esse consumo impactar muito na sua forma de ver as relações sexuais, seu corpo e outras pessoas (por exemplo, ter expectativas irrealistas sobre desempenho sexual, comparar corpos com os de atores pornográficos), causando restrições e decepções. Além disso, o consumo da pornografia também pode funcionar como uma forma de aliviar outros sofrimentos que precisariam ser tratados (por exemplo, usar pornografia para diminuir ansiedade ou solidão). É importante avaliar essas e outras questões para determinar se a pornografia está sendo uma diversão ou causadora de sofrimento. Espero ter ajudado e fico à disposição!
Olá! O consumo de pornografia não causa diretamente um transtorno, o que vai determinar é como está sendo feito como a frequência, o que afeta e a forma como é consumido pela pessoa. Existem vários fatores a serem observados. Sugiro que converse com um profissional para esclarecer suas dúvidas.
Olá! O consumo de pornografia não causa diretamente problemas psicológicos, porém ao se apresentar como uma compulsão, o consumo de pornografia trata-se de um sintoma com possibilidade de gerar prejuízos.
Por se tratar de um tabu social, pode haver dificuldade na busca de ajuda, em função da vergonha e sentimento de culpa, é importante compreender que a compulsão pode ter origem orgânica (como pré disposição genética), psíquica (repressão sexual, tendencias primitivas, forte agressividade contida), ou até uma combinação entre ambas, porém o conflito que gera tal sintoma pode ser resolvido com tratamento psicológico adequado.
Existem várias possíveis consequências psicológicas do consumo excessivo ou compulsivo de pornografia na internet. Alguns exemplos incluem:

Dependência: O consumo frequente de pornografia pode levar à dependência, que é caracterizada por uma necessidade crescente de consumir cada vez mais conteúdo pornográfico para atingir a mesma gratificação. Isso pode afetar negativamente a vida pessoal, social e profissional de um homem.

Ansiedade e depressão: A exposição frequente a imagens pornográficas pode levar a sentimentos de ansiedade, depressão e estresse. Além disso, alguns homens podem experimentar sentimentos de culpa, vergonha ou autoestima baixa, o que pode levar a problemas psicológicos mais graves.

Problemas de relacionamento: O consumo excessivo de pornografia pode afetar negativamente a vida sexual e os relacionamentos de um homem. Alguns homens podem se tornar menos interessados em fazer sexo com seus parceiros ou ter dificuldades em manter ereções, o que pode levar a problemas de relacionamento.

Desensibilização: O consumo frequente de pornografia pode levar a uma redução na sensibilidade às imagens e situações sexuais, o que pode afetar negativamente a vida sexual de um homem.

Alterações na percepção da sexualidade: O consumo frequente de pornografia pode afetar a forma como um homem percebe a sexualidade, levando a expectativas irrealistas ou objetificação do sexo e das pessoas envolvidas.

No entanto, é importante lembrar que o consumo ocasional e moderado de pornografia pode não ter efeitos negativos significativos na saúde psicológica de um homem.
Não há de fato um problema psicológico que surja essencialmente pelo consumo de pornografia,mm mas talvez seja importante pensar se a sua preferência está sendo buscar satisfação apenas no meio virtual, se afastando das suas relações reais.
Pode virar um problema se você perde ou diminui sua capacidade de manejar situações do cotidiano como trabalho, casamento e autocuidado, aumentando também a busca por uma performance encontrada nesse conteúdo e que dificilmente será alcançada, trazendo a você um sentimento de frustração e insuficiência na sua relação real

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 190
Olá! A Compulsão sexual é grave. Podendo tesenvolver outros problemas. Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta.
Olá, tudo bem? Bem presumo que o nível de consumo desses conteúdos sejam elevados, já em um nível patologico, nesse sentido podemos perceber mudanças no comportamento que vão evoluindo em intensidade e frequência, por exemplo um consumo que cause problemas no seu dia-a-dia como impedimento no feitio de tarefas em casa e no trabalho por conta de sempre necessitar de se sentir excitado, dificuldade de desenvolver relacionamentos com outros indivíduos, não necessariamente só na construção de um relacionamento amoroso mas também de relacionamentos comuns dependendo do caso, além de claro problemas e julgamentos em relação sexual pois sua base do que é uma "relação sexual", estará fortemente relacionado com os conteúdos que se esta assistindo e não tendo o discernimento de que o que se assiste é "ficção", é programado para ser daquela forma cinematográfico. O vicio em pornografia visto de uma forma biológica de como afeta o corpo é um vicio como qualquer outra droga que gere prazer.
Causalidade é diferente de correlação.
Consumo de pornografia não causa nenhum transtorno, porém pode ter correlação com algumas dificuldades, que quando somadas a outras questões (multifatoriais) podem desencadear traços ou até mesmo transtornos.
Se você acredita que o consumo de pornografia está diretamente relacionado com alguma dificuldade que está prejudicando alguma área da sua vida é interessante que busque profissionais para te ajudar, um psiquiatra (de preferência com especialidade na área) e psicólogo cognitivo comportamental (que é a área com mais evidências científicas para o tratamento de grande parte dos transtornos mentais).
Lembre-se que nada em excesso é saudável, portanto, tente começar por diminuir esse comportamento e se encontrar dificuldade não deixe de procurar um bom profissional para te auxiliar.
Espero ter ajudado e me coloco à disposição.
A dependência ou vício. É um dos mais difíceis de se resolver totalmente, devido ao fácil acesso, por ser gratuito e pela recompensa de prazer imediato enorme... o que você pode observar é se o seu desempenho sexual com pessoas reais está afetado, se a sua vida cotidiana está sendo atrapalhada ou destruída pela desorganização que a pornografia esteja causando e se há uma fixação profunda ao ponto de lhe afetar psicologicamente (ansiedade, nervosismo, desânimo, desregulação do sono e outros) ou organicamente (respiração desregular, taquicardias, sudorese, tremores e outros). Qualquer coisa estou à disposição para marcarmos. Abraços
Olá, seja bem vindo a plataforma. A pornografia em excesso pode causar vicio causando a diminuição da massa cinzenta do cérebro, fazendo com que cause desânimo, desatenção, distorção cognitivas sobre pessoas e situações, além de ansiedade e desordem emocional.
Porque está fazendo essa pergunta?
Que idade você tem? Caso seja dobre você.
Com que frequência consome pornografia?
Estas e outras perguntas são de extrema importância. Justamente porque como vários colegas responderam, não é simples a resposta para esta questão.
Se quiser responder por WhatsApp podemos conversar melhor.
A pornografia por si só não é causa do surgimento de um problema psicológico. Como tudo na vida, é o excesso que vai tornar a coisa problemática ou não. Você pode se perguntar se esse consumo está sendo excessivo a nível de chegar a ser um vício, prejudicando suas relações com pessoas reais ou afetando seu desempenho sexual. Pensar nessas coisas vai te ajudar a definir se esse consumo é um problema ou não para você. Se precisar busque ajuda de um Psicólogo.
Olá. Essa é uma questão complexa pois depende da frequência que isso ocorre, a duração, como essa pessoa consome (se é algo genérico ou existe uma busca especifica) etc. Mas com essas informações podemos afirmar que o consumo de pornografia altera os padrões sexuais do individuo, pois o expõe a formas de fazer sexo e corpos distante da realidade, pode levar a ejaculação precoce ou retardada (mais demorada), dificuldade em sentir prazer com corpos reais, entre outros. Caso perceba que isso se tornou um problema ou está se tornando, sugiro que busque um bom psicoterapeuta.
Se você já se preocupa que exista algo de patológico com relação ao seu consumo de pornografia, já existe um sofrimento psíquico a ser tratado, esse consumo de pornografia exacerbado pode ser uma busca para preencher determinadas lacunas em sua história de vida, a Terapia vai te ajudar a fazer uma releitura dos eventos desencadeadores desse desejo e consequentemente dos efeitos negativos que surgem após o uso dos recursos pornográficos. Estou a disposição caso queira aprofundar mais sobre esse tema.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
A questão, seja com a pornografia ou qualquer outro meio para satisfação própria como abuso de substâncias, está no excesso, na compulsão, no empuxo a "só mais uma vez". Eis a morada do gozo. E é partir dess ponto que os problemas podem surgir. Problemas esses que normalmente não são genéricos e tendem a responder a história do próprio sujeito. Se a pornografia lhe atrapalha, procure por um/a profissional para que possa elaborar melhor essa sua questão.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!