Quais são as causas da insegurança emocional ? .

4 respostas
Quais são as causas da insegurança emocional ? .
 Julia Melo
Psicólogo, Psicanalista
Valença
A insegurança emocional pode ter muitas causas e, em geral, não existe apenas um motivo isolado. Isso irá depender, da experiência subjetiva de cada um. Ela pode estar relacionada a experiências infantis, vínculos afetivos, perdas, etc. O mais importante é compreender a própria história, reconhecer como esses sentimentos se manifestam e elaborar como isso impacta a própria vida e o seu olhar para o outro. Penso que a psicoterapia é um espaço capaz de construir mais confiança em si mesmo e nas suas relações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A insegurança emocional é um sentimento de instabilidade interna que faz a pessoa duvidar do seu valor, das próprias capacidades ou do amor e reconhecimento que os outros tem por ele. A insegurança emocional geralmente não surge de um único fator, mas sim da combinação de experiências de vida pode se desenvolver na infância, o ambiente muito exigente, abandono, falta de acolhimento…Criação em ambiente crítico ou muito exigente, ter sofrido abuso sexual .
A pessoa geralmente se compara muito com o outro, é muito exigente consigo mesma, não se sente segura. Isso pode acarretar depressao ansiedade.
Solução para amenizar, sempre falo para os meus pacientes.Terapia, e exposição de forma gradativa as situações que causam desconforto, pois não tem como dessensibilizar os desconfortos sem ir a campo.Os sentimentos surgirão, e com o trabalho cognitivo é possível ir alterando os pensamentos.
 Cristiane  Tempski Leite
Psicólogo
Blumenau
A insegurança emocional surge de uma baixa autoestima e da autocrítica excessiva, que se manifestam como medo do fracasso ou do julgamento, e podem ser agravadas por traumas, perdas, experiências negativas na infância ou um ambiente familiar negligente. Outros fatores incluem a comparação com outras pessoas, a busca constante por validação externa e a ligação com condições como ansiedade, depressão e perfeccionismo. Vamos agendar um horário?
 Emillyn Andrade
Psicólogo
Tijuca
A insegurança emocional pode ter diferentes origens, mas geralmente está relacionada as experiências afetivas iniciais e a forma como o sujeito foi reconhecido, validado (ou não) em sua história. Críticas excessivas, instabilidade nos vínculos, comparações constantes ou falta de acolhimento emocional podem contribuir para a formação de uma autopercepção frágil e marcada pela dúvida.

Com o tempo, essa insegurança pode se manifestar nas relações, no trabalho e nas escolhas do sujeito. A psicoterapia ajuda a compreender essas raízes e a fortalecer uma relação mais segura consigo mesmo.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Michelle Sousa

Michelle Sousa

Psicólogo

Recife

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.