Quais são as principais causas da síndrome do pânico?

10 respostas
Quais são as principais causas da síndrome do pânico?
A Síndrome do Pânico é um tipo de Transtorno de Ansiedade, no qual ocorrem crises inesperadas de desespero e medo, como se algo ruim fosse acontecer, mesmo sem motivo. As causas ainda são desconhecidas, porém alguns fatores poderão desencadear, como a genética, estresse, temperamento forte suscetível ao estresse, mudanças na forma como o cérebro funciona e reage a determinadas situações.
Pôde-se salientar fatores considerados de risco, como: situações de estresses extremo, morte ou adoecimento de uma pessoa próxima, mudanças radicais ocorridas na vida, abuso sexual durante a infância, ou traumas.
Espero que tenha lhe ajudado.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Olá. Pode-se dizer que a Síndrome do Pânico é um tipo de Transtorno de Ansiedade, cujos fatores desencadeantes geralmente são multifatoriais. Genética, estresse, rupturas abruptas na vida, experiência/vivência traumática; são uma das causas mais frequentes dessa síndrome. Faz-se necessário uma avaliação psicológica para verificar o que existe por detrás dos sintomas e, a depender da frequência e gravidade das crises, o profissional te indicará uma avaliação psiquiátrica. Boa sorte!
A colega acima já falou sobre a síndrome, mas, por experiência na clínica, um fator desencadeante da crise é a sensação de abandono, de se sentir só diante das situações. É importante vc aprender a lidar com essas sensações de estar se sentindo só para lidar com a crise de pânico. Uma ajuda profissional pode ser efetiva.
Bom levando em consideração a experiência na parte Clínica posso afirmar que os principais sintomas de síndrome do pânico são: taquicardia, sudorese, medo de morrer, medo de perder o controle... porém sugiro uma avaliação psicológica para melhor entendimento.
O que pode causar o transtorno do panico no paciente pode variar muito de pessoa para pessoa. É importante procurar um psicólogo cognitivo comportamental que vai ajudar você em algumas sessões descobrir como tudo começou e mais importante ainda, como reverter esse quadro tão desagradável de sintomas de ansiedade. Sugiro você assistir ao documentário de Borba & Range (UFRJ) no YouTube: Vencendo o pânico onde mostra como vc com psicoterapia Cognitivo comportamental consegue ficar livre do pânico em apenas 8 sessões.
Há explicações para as causas do Transtorno de Pânico como sendo um problema bioquímico só tratável com remédios. Porém, há evidências de cura através de tratamentos não medicamentosos como psicoterapia. Há casos em que envolvem causas psicológicas e bioquímicas . Os pesquisadores que afirmam causas psicológicas, (não excluindo a hipótese bioquímica) afirmam que: O modo como pensamos afeta o que sentimos. Quando ficamos preocupados tendemos a sentir ansiedade ou medo, o que nos leva ter sensações físicas, como coração batendo mais forte e rápido. Ao perceber essas sensações e pensarmos que teremos um ataque cardíaco, intensificaremos a sensação de ansiedade e as sensações físicas. O aumento das sensações físicas, confirma a ideia de perigo, ou seja de ter um ataque cardíaco iminente, o que faz aumentar ainda mais a intensidade das sensações físicas, e assim por diante. Ou seja, a causa do transtorno foi uma interpretação catastrófica dos sintomas comuns da ansiedade.
Se entendermos o transtorno do pânico como um código sistêmico, muitos desencadeadores ficam não nominados para o paciente que sofre pois são passados de sensações reais vividas muitas vezes por outros membros familiares e partilhados na genografia do clã do paciente. Conhecer e esclarecer fatos traumáticos dentro do sistema familiar ampliado e a elaboração destes fatos e históricos ajuda a aliviar os sintomas do paciente e a construção de um novo manual familiar para este paciente que vêm a terapia, onde este sintoma não é mais necessário.
Estudos sugerem que o Transtorno do Pânico tem como causas principais a predisposição genética e alta vulnerabilidade ao stress que agindo em conjunto, provocam repentinamente uma falha na interpretação das situações vividas, de forma a compreendê-las equivocadamente como sem saída, sem controle e catastróficas, desencadeando um medo extremo, uma sensação de total despreparo, insuportável desproteção para enfrentar estes momentos inesperados que culminam com sensação de morte iminente.
Olá!
As situações que podem desencadear a síndrome do pânico são variadas. De uma forma geral são pessoas muito produtivas profissionalmente, aceitam muitas responsabilidades e afazeres no seu trabalho, muito exigentes consigo próprias e não permitem errar, são muito preocupadas , perfecionistas, gostam de estar no contrôle e serem aprovadas pelos outros.
Dificuldade em lidar com as adaptações de sua vida, não gosta de mudanças.
Sabemos que os fatores genéticos e ambientais são dois componentes importantes no desenvolvimento da doença.Podemos citar
- História Familiar
- Adversidade na infãncia
- Ter uma personalidade ansiosa;
- Ter outros distúrbios psiquiátricos;
- Estresse familiar, social,ou profissional e histórias de traumas pessoais, como assaltos.
Obrigada
Maria Consolata Pappacena
Olá! O transtorno de Pânico tem suas origens no entrelaçamento de uma propensão orgânica ao transtorno, somada à uma historia de vida que possibilite seu surgimento.

São variadas as razoes as quais uma pessoa desenvolve o Transtorno de Pânico. O trauma (tal como o abuso ou o assédio), ou mesmo, características temperamentais como o neuroticismo - certa tendência de experimentar negativamente as emoções -, assim como grande sensibilidade à ansiedade em relação às coisas do dia à dia favorecem o aparecimento do Transtorno. Outras doenças, como a Asma podem também levar ao transtorno.

Compensa procurar um profissional que seja especialista para que você compreenda melhor como esse transtorno surgiu na sua vida.

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.