Quais são os cuidados que um nutricionista da pra pessoa com beri beri

5 respostas
Quais são os cuidados que um nutricionista da pra pessoa com beri beri
O tratamento do beribéri é feito através da distribuição dos macronutrientes e micronutrientes no plano alimentar realizado por um nutricionista, sendo normalmente indicado o uso de suplementos de vitamina B1 e entre outras vitaminas, que devem ser tomados por pelo menos 6 meses, a dosagem calculamos de acordo com peso, idade, exames e ajuste na dieta, além de também ser recomendada a eliminação do consumo de álcool. Espero ter te ajudado. Recomendo consultar um nutricionista clínico, estou à disposição.

O nutricionista irá elaborar um plano alimentar rico em alimentos fonte de vitaminas do complexo B e orientar a suplementação adequada para o caso.

Além disso, avaliar como está a microbiota intestinal e absorção dos nutrientes, visto que a microbiota intestinal pode contribuir com o status de vitaminas do complexo B no organismo.
Beri beri , ocorre quando há carência nutricionais principalmente as do complexo B, para melhorar esses sintomas é necessário uma dieta rica em ferro como as leguminosas feijão, lentilha, grão de bico, carnes vermelhas, fígado de boi, e legumes como cenoura, beterraba, frutas como açaí, precisa de uma dieta equilibrada.
Em uma consulta os cuidados necessários são de distribuir os macronutrientes da alimentação com uma dieta rica em alimentos de complexo B como feijões, e fazer suplementação com complexo B, acompanhamento com exames de sangue e observação de melhora dos sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de nutrição - R$ 100

O beribéri é uma condição causada pela deficiência de vitamina B1 (tiamina) no organismo. A tiamina é essencial para o funcionamento adequado do sistema nervoso e a metabolização dos carboidratos. Quando há uma falta dessa vitamina, podem ocorrer sintomas como fraqueza, dormência, problemas cardíacos e dificuldades motoras.

Se alguém é diagnosticado com beribéri, um nutricionista pode fornecer orientações específicas para tratar e prevenir a condição. Aqui estão alguns cuidados que um nutricionista pode recomendar:

Suplementação de Tiamina: Em casos de beribéri, a suplementação de tiamina pode ser prescrita para corrigir a deficiência rapidamente. Isso geralmente é feito sob a supervisão de um profissional de saúde.

Dieta Rica em Tiamina: O nutricionista pode orientar sobre alimentos ricos em tiamina para garantir uma ingestão adequada da vitamina. Alimentos como carne magra, peixe, legumes, grãos integrais e nozes são boas fontes de tiamina.

Avaliação da Dieta Atual: O nutricionista pode revisar a dieta atual do indivíduo para identificar padrões alimentares que possam contribuir para a deficiência de tiamina e fornecer recomendações específicas para corrigir esses padrões.

Educação Alimentar: O profissional pode educar a pessoa sobre a importância de uma dieta equilibrada e variada para garantir a ingestão adequada de todos os nutrientes essenciais, incluindo vitaminas do complexo B.

Monitoramento da Recuperação: Durante o tratamento, o nutricionista pode monitorar a recuperação do paciente, ajustando as recomendações conforme necessário. Isso pode envolver exames de sangue para avaliar os níveis de tiamina e outros nutrientes.

É crucial seguir as orientações do nutricionista e de outros profissionais de saúde envolvidos no tratamento do beribéri. Além disso, é importante abordar quaisquer fatores subjacentes que possam contribuir para a deficiência de tiamina, como alcoolismo, desnutrição ou condições médicas específicas.