Quais são os gatilhos do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?

2 respostas
Quais são os gatilhos do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
Olá Pessoa Querida,
QUando falamos em gatilhos, devemos levar em conta cada pessoa específica. Quando falamos nessa palavra "gatilho", queremos expressar situações, estados corporais, imagens, sons, cheiros, texturas qeu disparem um processo emocional de desconforto na pessoa em questão. Portanto, não há um gatilho específico para um transtorno, são gatilhos que foram desenvolvidos naquela pessoa e portanto devem ser avaliados caso a caso.
existem protocolos para atendimento de questões clínicas específicas, mas não existem soluções prontas. cada pessoa precisa de um momento de escuta e acolhimento, onde o vínculo com o terapeuta é fundamental. não acredite em "ceitas de bolo" vendidas na internet, o processo psicoterapêutico eficaz depende da dupla terapêutica e não de um protocolo.
abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Tamiris Goldner
Psicólogo
Barbacena
Os gatilhos do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente estão relacionados a situações, pensamentos ou emoções que aumentam a sensação de ameaça, responsabilidade ou necessidade de controle.

Entre os gatilhos mais comuns estão situações de estresse, mudanças importantes na vida, dúvidas excessivas, medo de contaminação, necessidade de perfeição ou pensamentos indesejados que geram ansiedade.

Por exemplo, uma pessoa com medo de contaminação pode ter seus sintomas ativados ao tocar em objetos públicos, enquanto alguém com TOC de verificação pode sentir forte necessidade de checar portas ou fogão após sair de casa.

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Psicólogo

Fortaleza

Vanessa Gonçalves Santos

Vanessa Gonçalves Santos

Psicólogo

São Paulo

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Karine Fabiane R. N. Nobre

Karine Fabiane R. N. Nobre

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1297 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.