Quais são os riscos ao sistema nervoso causado pela deficiência de vitamina B 12?

6 respostas
Quais são os riscos ao sistema nervoso causado pela deficiência de vitamina B 12?
Pode haver alterações na sensibilidade das mãos e dos pés inicialmente, subindo para antebraços e pernas. Mais tardiamente pode haver anemia e casos de demência.

Boa noite! Já está está bem documentado na literatura médica os comprometimentos causados pela deficiência de vitamina B12 no cérebro. Entre eles podemos citar: Degeneração Combinada Subaguda de Medula que nada mais é que uma desmielinização que ocorre na medula semelhante ao que ocorre na Esclerose Múltipla podendo causar sintomas como parestesias que podem ser decorrentes de polineuropatia( acometimento simultâneo de vários nervos ) causando diminuição/perda da sensibilidade profunda, alterações da força nos 4 membros ou nos membros inferiores, alterações esfincterianas dependendo do nível do acometimento da medula espinhal, diminuição da acuidade visual por atrofia do nervo óptico. Outros sintomas causados pela Deficiência de Vitamina B12 são: ataxias (alteração da coordenação motora), encefalopatia de wernick muito comum em paciente etilistas, comprometimentos da memória. Quando também associada a deficiência de Ácido Fólico pode causar defeitos do tubo neural causando malformações nos fetos, neuropatias periféricas, depressão pois a vitaminas são precursores de vários neurotransmissores envolvidos na fisiopatologia da depressão entre vários outras alterações.
A deficiência de vitamina B12 leva a transtornos hematológicos, neurológicos e cardiovasculares, muitas vezes a deficiência pode permanecer assintomática por longos períodos, desencadeando uma deficiência crônica que, se mantida, pode levar a manifestações neurológicas irreversíveis.
Os sintomas mais aparentes são : Exaustão crônica, fraqueza física , esquecimento,falta de concentração, depressão, tonturas, nervosismo, formigamentos fácil em membros inferiores, irritabilidade. Alimentos fontes: ovos, moluscos, leite e carnes.
São diversos os riscos causados pela deficiência de B12 ao sistema nervoso como principalmente falta de concentração, esquecimento, sintomas depressivos, entre muitos outros mais complexos citados pelos outros profissionais. É muito importante que você sempre tenha um acompanhamento profissional para verificar seus exames e realizar suplementação se necessário (só verificar os números de referência não é suficiente).

Espero ter ajudado!
A deficiência de vitamina B12 pode causar uma série de problemas de saúde, incluindo impactos no sistema nervoso, como:

Neuropatia: A deficiência de vitamina B12 pode causar danos nos nervos, levando a sintomas como formigamento, dormência, fraqueza muscular e dor. Essa condição é conhecida como neuropatia periférica.

Problemas cognitivos: A vitamina B12 desempenha um papel importante na saúde cerebral e na função cognitiva. Sua deficiência tem sido associada a problemas de memória, dificuldades de concentração e confusão mental.

Problemas de equilíbrio e coordenação: A falta de vitamina B12 pode afetar o sistema nervoso central e causar problemas de equilíbrio, coordenação motora e marcha. Isso pode resultar em dificuldades para caminhar e em um aumento do risco de quedas.

Degeneração da medula espinhal: A deficiência grave e prolongada de vitamina B12 pode levar à degeneração da medula espinhal, uma condição conhecida como degeneração combinada subaguda. Isso pode causar sintomas como fraqueza, perda de sensibilidade e dificuldades motoras.

Depressão e distúrbios psiquiátricos: A vitamina B12 também está envolvida na regulação dos neurotransmissores no cérebro, como a serotonina. Sua deficiência tem sido associada a distúrbios de humor, como depressão e ansiedade.

Demência: Embora a relação não seja completamente compreendida, alguns estudos sugerem que a deficiência de vitamina B12 pode estar relacionada ao aumento do risco de demência e doença de Alzheimer.
A deficiência de vitamina B12 pode ter sérias consequências para o sistema nervoso. A vitamina B12 é essencial para a síntese de mielina, uma substância que protege e isola os nervos, permitindo a transmissão eficiente de impulsos nervosos. Sem vitamina B12 adequada, a mielina pode se deteriorar, levando a uma série de problemas neurológicos. Alguns dos riscos para o sistema nervoso causados pela deficiência de vitamina B12 incluem:

Neuropatia periférica: É uma condição em que os nervos periféricos (nervos fora do cérebro e da medula espinhal) são danificados, resultando em sintomas como dormência, formigamento, fraqueza muscular e dor.

Deterioração cognitiva: A deficiência de vitamina B12 tem sido associada a problemas de memória, dificuldade de concentração, confusão mental e outras questões cognitivas.

Alterações de humor: A falta de vitamina B12 pode levar a alterações de humor, como depressão, ansiedade e irritabilidade.

Demência: Em casos graves e prolongados de deficiência de vitamina B12, pode ocorrer danos neurológicos irreversíveis que podem levar à demência.

Complicações na medula espinhal: A deficiência grave de vitamina B12 pode resultar em danos na medula espinhal, causando problemas de mobilidade, equilíbrio e coordenação.

É importante diagnosticar e tratar a deficiência de vitamina B12 o mais cedo possível para prevenir danos permanentes ao sistema nervoso. O tratamento geralmente envolve a suplementação oral ou injetável de vitamina B12 e, em alguns casos, pode ser necessário tratamento adicional para abordar complicações neurológicas específicas.